Descubra o que é a benção do sol
Bircat Hachamá é uma bênção do sol especial recitada uma vez a cada 28 anos, comemorando o trabalho da criação do Universo e reconhecendo Deus como o Criador de todas as coisas, até mesmo do sol, que muitas culturas antigas adoravam.
A Torá nos ensina que o sol foi criado no quarto dia (terça-feira à noite/quarta-feira) e a tradição ensina que ele foi criado no começo da primavera. Por esta razão, o trabalho da criação é relembrado recitando a bênção do sol ao ver o sol totalmente ressuscitado na manhã seguinte do quarto dia da semana (isto é, às 6 horas da tarde de uma terça-feira), que ocorre apenas uma vez a cada 28 anos.
A bênção do sol é recitada somente se o sol (ou pelo menos sua luz) for visível. Se estiver completamente nublado, a bênção do sol não é recitada.
Como funciona o ano solar?
Como essa bênção é fundamentalmente relacionada ao sol, sua data é calculada usando um calendário solar, em vez do habitual calendário lunisolar judaico. O calendário solar judaico, como o antigo calendário juliano, supõe que o ano solar é exatamente de 365 dias.
Este calendário foi estabelecido pelo sábio talmúdico Samuel e registrado no Talmude Babilônico, Erubin 56a. Os rabinos da antiguidade estavam bem conscientes de que esse cálculo não era inteiramente exato – na verdade, nos tempos do Talmude desenvolveu-se um calendário um pouco mais preciso – mas os rabinos optaram pela simplicidade com precisão astronômica para que a mitzvah pudesse ser entendida e observada mesmo pelo matematicamente desafiado.
Além disso, se fosse usado um calendário verdadeiramente preciso, a Bircat Hachamá – benção do sol – nunca ocorreria precisamente no início do quarto dia da semana. No entanto, as discrepâncias já se tornaram bastante significativas ao longo do tempo.
Clique Aqui: Antiga benção celta para paz, prosperidade e felicidade: o que é e como funciona?
Por que Bircat Hachamá ocorre apenas uma vez a cada 28 anos?
Bircat Hachamá foi recitado em 25 de março do calendário juliano (que era o equinócio há cerca de 2400 anos), mas atualmente é recitado em 8 de abril do calendário gregoriano moderno mais preciso, cerca de 18 dias após o equinócio.
Um ano solar é de 365 dias e 6 horas, ou seja, 52 semanas, 1 dia e 6 horas, portanto, qualquer data no calendário avança um dia da semana e seis horas a cada ano. A bênção do sol ocorre na 0 hora do dia 4 a cada 28 anos.
Saiba mais :