3 Técnicas de Visualização guiada para uma boa noite de sono
Às vezes, quando temos noites em que não conseguimos dormir, podemos pensar que somos os únicos seres humanos condenados a virar-se de um lado para o outro, incapaz de adormecer. Mas a verdade é que, não, não estamos sozinhos. Uma parcela significativa da população mundial sofre com o mesmo problema. Para tratar disso, a visualização guiada para um sono melhor é uma solução interessante a ser considerada.
As causas da insônia são variadas e complexas. Pode ser causada por estresse, depressão, medicação ou ansiedade. No entanto, algumas das estratégias para combater a insônia vêm desde a antiguidade e são usadas até os dias atuais.
Origens da visualização guiada para ter um sono melhor
Usar o poder das imagens para ajudar você a adormecer pode ser encontrado na antiga filosofia hermética. Diz-se que Hermes era o mensageiro dos deuses, mas também o portador de imagens e sonhos.
O conceito de visualização guiada para se ter uma melhor qualidade de sono compartilha raízes com a hipnose. Na Grécia Antiga, a hipnose foi precedente ao conceito de Hermes como o deus do sono. Os templos do sono existiam na Grécia, no Oriente Médio e na Índia, desempenhando um papel de cura muito importante nas sociedades antigas.
Clique aqui: Você tem insônia? Então conheça as técnicas de Reiki para dormir
Como a visualização guiada pode te ajudar a dormir melhor?
Uma vez que o ambiente externo é adequado para promover o sono, é hora de acomodar o ambiente interno. Através da visualização guiada você pode mudar a atividade que ocorre nas suas ondas cerebrais e aprender imagens concretas que melhoram o movimento do cérebro em direção ao sono profundo. Ao conseguir isto, o resto alcançado certificará o sucesso da visualização.
Exemplos de imagens que facilitam a chegada do sono
- Novelo de lã: Imaginemos um pequeno novelo de lã suspenso no ar. Nele se acumulam as tensões que nos impedem de dormir. Procuramos a ponta do fio e a puxamos suavemente com nosso pensamento. Pouco a pouco veremos como o fio desce ao chão e a bola se desfaz. Há cada vez mais fios calmamente depositados no chão e menos bola carregada com tensão, que irá desaparecer no final. A calma vem até nós e conseguimos dormir tranquilamente.
- Cúpula do Sonho: Imaginemos uma barreira energética semelhante a uma cúpula acima de nós que proporciona segurança e conforto. Graças a ela, temos o sono profundo que sempre quisemos. Devemos ajustar a cor e o tamanho da cúpula protetora até que ela seja do jeito que gostamos. Qualquer coisa fora dela não nos afetará durante a noite, e nós ouviremos quando o dia chegar.
- Interruptor imaginário de luz e som: O interruptor imaginário é uma imagem da visualização guiada do sono que nos permite reduzir a luz e o som dentro de nós para adormecer com sucesso. Para isso, imaginamos que, como se fôssemos um interruptor ajustável, podemos reduzir gradualmente a luz e o ruído que nos distrai do descanso. Todas aquelas vozes que nos lembram de tarefas diárias ou luzes que impedem uma escuridão pacífica, desaparecerão gradualmente.
Saiba mais :