Boiadeiros na umbanda: quem são e o que fazem?
Os boiadeiros na umbanda, também conhecidos como caboclos na umbanda, são espíritos de pessoas que quando vivas trabalharam com gado e com a terra nas fazendas brasileiras. São os boiadeiros, peões, vaqueiros, pessoas com essas profissões em vida. E na umbanda eles trazem normalmente ensinamentos do quanto tudo dá certo e de como viver uma vida mais rica e plena através da força de vontade.
Sempre com muita garra e perseverança, estão sempre em busca do bem e da positividade, além de serem bons para lidarem com momentos de adversidade e mudanças uma vez que possuem grande habilidade para lidar com os instintos dos animais que trabalhavam enquanto eram vivos. Veja mais de perto quem são os boiadeiros na umbanda, suas características e detalhes sobre objetos usados em trabalhos para estes espíritos.
Humilde, corajosos e com boas energias
Os boiadeiros da umbanda tem uma energia sem igual. Estão vestidos, normalmente, com suas roupas de peão, roupas de trabalho, bastante inspirado no estilo caipira e sertanejo, como um avental de couro, por exemplo e botas de vaqueiro. O seu berrante e o chicote para controlarem as suas manadas também estão dentro do visual dos boiadeiros da umbanda.
E, mais importante, eles trazem uma mensagem de positividade e de respeito. Carregam sempre consigo boas energias, força de vontade, muito respeito pelas criaturas e pelas pessoas, com humildade acima de tudo. E na umbanda os boiadeiros estão alí para controlar e afastar as energias negativas, tal como controlam as suas boiadas, permitindo limpar o ambiente e manter longe os espíritos ruins.
Clique Aqui: As sete linhas da Umbanda – os exércitos dos Orixás
Trabalhos e culto aos boiadeiros da umbanda
Com suas saudações “Jetuá, boiadeiro!” e “Ôh Boi” dentre outras conhecidas, os boiadeiros são alegres e, normalmente, é comemorada a sua memória e os seus trabalhos duas vezes ao ano, no começo e no meio do ano sendo o seu dia oficial a quinta-feira. Existem vários símbolos de culto aos boiadeiros da umbanda, como os cigarros de palha que essas figuras mesmo usam como parte do seu dia-a-dia.
Além disso, outros elementos são utilizados em trabalhos para esses espíritos, como o berrante que faz parte da sua vestimenta, semente olho de boi, chifres e algumas velas sempre acompanhadas de rezas bastante fortes com qualquer tipo de finalidade. As cores utilizadas em trabalhos para os boiadeiros da umbanda são o azul escuro, amarelo e também, em algumas ocasiões, marrom e roxo.
Seja da forma que achar melhor honrar ou como desejar fazer trabalhos para estes espíritos, os boiadeiros da umbanda são extremamente alegres e estão prontos para ajudar você a limpar as energias negativas da sua vida.
Saiba mais :