Brahmi: o poderoso tônico cerebral e seus inúmeros benefícios
Dos antigos livros ayurvédicos para o ocidente, o Brahmi se popularizou e pode ser encontrado em forma de extrato em pó, cápsulas, óleos, dentre tantas outras variações, prontas para o consumo. Diante de tão poderosa erva, entenda mais sobre suas características e quais são os benefícios que seu uso pode trazer para a saúde humana.
O que é Brahmi e para que serve?
A Bacopa Monnieri, popularmente conhecida como Brahmi, é uma planta medicinal rasteira pertencente à família das Scrophulariaceae, encontrada por todo o subcontinente indiano em terrenos de até 1320 metros de altura.
Em meio a Ayurveda, ela é tradicionalmente difundida como um poderoso tônico cerebral, muito utilizada por estudantes e profissionais que precisam da memória e do foco em perfeito estado.
Caracterizado por meio de pequenas flores de cor branca ou violeta, o Brahmi possui sabor adstringente, algo entre o amargo e o adocicado, proporcionando uma ação refrescante. Novamente, a Ayurveda aplica seu uso ao equilíbrio dos doshas Vata e Kapha, bem como a uma ação de rejuvenescimento da mente — o chamado rasayana.
Basicamente, as pequenas folhas de Brahmi são capazes de provocar grandes benefícios ao corpo e mente, se utilizadas de acordo com a prescrição médica. Aliada a um estilo de vida saudável, a erva pode promover e potencializar efeitos positivos no organismo, trilhando seu caminho rumo a longevidade.
Clique Aqui: 12 benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda
Benefícios do Brahmi para a saúde
Com grande impacto sobre a saúde, o Brahmi possui valiosos e únicos compostos orgânicos que tornam a erva uma preciosidade. Podendo ser usada como salada ou por meio de extrato, confira os principais benefícios que a Bacopa monnieri pode proporcionar às pessoas em diversas condições de saúde.
-
Melhora os processos cognitivos
O Brahmi tem sido usado há muito tempo pela Ayurveda para aumentar o foco e a capacidade de memorizar as informações. Pois bem, essa utilização se dá devido a presença de compostos orgânicos na planta, que estimulam as vias cognitivas do cérebro, aumentando sua capacidade em absorver e reter dados.
Essa propriedade da Bacopa Monnieri é também aplicada em pessoas que sofrem com doenças de ordem cognitiva, como é o caso da demência e o mal de Alzheimer. Pesquisas apontam que a erva é uma maneira eficaz de estimular a criação de novas vias neurais, reduzindo também o estresse oxidativo do cérebro, mantendo a mente sã conforme envelhecemos.
-
Reduz quadros de ansiedade e estresse
Para aliviar a ansiedade e reduzir o estresse, recomenda-se mastigar uma folha de Brahmi de 2 a 3 vezes ao dia. Os ingredientes ativos na planta são capazes de afetar o equilíbrio hormonal no corpo, atuando positivamente sobre os hormônios do estresse, induzindo a um estado de calma e relaxamento.
O interessante do tratamento com o Brahmi é que sua administração não provoca reações adversas, como seriam esperadas de ansiolíticos e antidepressivos alopáticos.
-
Trata processos inflamatórios
Quando as folhas de Brahmi são esfregadas, de modo tópico, sobre as partes afetadas pela inflamação, seus componentes são capazes de reduzir o inchaço e eliminar a irritação, bem como a inflamação que acontece dentro do corpo.
Essa propriedade pode ser muito benéfica para pessoas que sofrem com artrite, gota e outras condições inflamatórias.
-
Atua como antioxidante
Os antioxidantes contidos no Brahmi são essenciais para uma boa saúde. Responsável por eliminar os radicais livre, o consumo diário ou semanal da erva mantém a boa qualidade de vida e um metabolismo saudável.
Existe ainda uma toxina muito perigosa em particular, que o Brahmi apresentou resultados positivos muito específicos no combate a ela. Estamos falando da acrilamida, relacionada ao desenvolvimento de doenças degenerativas e presente, por exemplo, em alimentos como frituras à base de batata, bolachas crocantes, pães macios e o café.
-
Aumenta a imunidade
Seja em forma de chá, folhas ou qualquer outra, o consumo do Brahmi proporciona ao sistema imunológico a melhora que ele necessita. Os nutrientes são suplementados pelo componente antioxidantes, aumentando o tempo de resposta da nossa imunidade diante da infecção por patógenos, vírus e bactérias.
-
Melhora a saúde respiratória
Quando misturado num chá ou tendo suas folhas mastigadas, o Brahmi pode melhorar sua saúde respiratória. A erva tem sido utilizada em tratamentos ayurvédicos para bronquite, congestão, peito cheio e sinusite.
O consumo da planta pode limpar o excesso de catarro e muco, aliviando a inflamação na garganta e vias respiratórias, promovendo rápido alívio.
-
Controla a pressão arterial
Além de controlar a pressão arterial, acredita-se que o uso do Brahmi também pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares. Isso porque a erva é capaz de aumentar a utilização do óxido nítrico pelo corpo, estimulando também o funcionamento do músculo vascular.
-
Trata a epilepsia
Há milhares de anos, as folhas da Bacopa monnieri têm sido utilizadas como tratamento para a epilepsia. Essa utilização é devida aos efeitos da erva sobre as vias neurais.
O uso do Brahmi ajuda a prevenir ataques epiléticos, bem como o surgimento de outras formas de doenças mentais, incluindo o transtorno bipolar e neuralgia.
-
Controla os níveis de açúcar no sangue
Pesquisadores afirmam também que o Brahmi está relacionado ao aumento nos níveis de açúcar no sangue. Portanto, pessoas que sofrem de hipoglicemia podem fazer uso da erva para estabilizar a glicemia no organismo.
Nos bebês, o Brahmi previne a chamada hipoglicemia neonatal. A disfunção consiste numa baixa nos níveis de açúcar no sangue dos recém-nascidos, podendo causar danos cerebrais imediatos ou comprometer a capacidade cognitiva no futuro.
-
Cuida da pele
Se você quiser curar feridas rapidamente e desinfetar a pele ao mesmo tempo, o Brahmi novamente traz a solução. Para isso, espalhe um suco ou óleo da erva sobre a área afetada.
O uso pode reduzir a aparência de cicatrizes e proporcionar uma pele mais macia e uniforma, enriquecida com todos seus óleos essenciais.
-
Trata problemas digestivos
O Brahmi tem ainda propriedades calmantes e sedativas, bem como anti-inflamatórias. Essa combinação proporciona alívio a condições gastrointestinais, como gastrites, úlceras e outras.
Durante quanto tempo usar?
Para todo suplemento de origem herbal, o uso de longo prazo não é recomendado, e isso se aplica também ao Brahmi. O uso regular por mais de 12 meses não é aconselhado, devendo a erva ser utilizada somente quando você precisar aliviar certos sintomas ou doenças.
Além disso, devido aos seus efeitos sobre o sistema urinário, respiratório, cardiovascular e influências sobre a dosagem de açúcar no sangue, você deve consultar um médico caso sobre de problemas como asma, infecções urinárias, hiperglicemia ou frequência cardíaca reduzida, por exemplo.
O Brahmi também não é considerado um alimento naturalmente alergênico, podendo causar reações em pessoas mais sensíveis.
Clique Aqui: Cuide-se com a Ayurveda através de chás para o inverno
Existem contraindicações ao Brahmi?
Apesar de inúmeros benefícios para a saúde, o Brahmi deve ser utilizado com cautela, sempre dentro das dosagens recomendadas por um profissional responsável. A erva pode ser encontrada facilmente em laboratórios fitoterápicos, farmácias de manipulação e até mesmo pela internet, mas isso não deve ser motivo para que você compre sem um diagnóstico prévio. Veja quais podem ser os efeitos colaterais do uso indiscriminado:
Efeitos secundários do uso incorreto
Vômitos, náuseas, dores de cabeça e cólicas abdominais podem ocorrer em pessoas utilizam o Brahmi incorretamente.
Propensão a hemorragias
Pacientes que sofrem com problemas hemorrágicos podem ter os distúrbios agravados com o uso da erva. É possível usar, mas também é imprescindível comunicar um médico antes disso. É necessário suspender o uso algumas semanas antes de qualquer cirurgia, desde ortodônticas até as mais complexas.
Aumento da diabetes
Aqueles que fazem uso de medicamentos para o controle da diabetes também precisam comunicar um médico sobre usar ou não o Brahmi. Isso porque a erva tem o poder de alterar os níveis de insulina e glicose no sangue.
Queda de pressão
Se você tem problemas de pressão baixa, a erva pode não ser recomendada. Afinal, como um poderoso diurético, pode provocar alguns sintomas da queda de pressão, como tontura, palpitações e a fadiga muscular.
Saiba mais :