Cardápio da sorte: alimentos que contribuem com os rituais de Ano Novo
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A véspera de Ano Novo é recheada de esperança e do desejo de que o ano que está para começar seja melhor do que o anterior.
Para isso, não faz mal contar com uma “ajudinha” na hora da virada. As superstições e os rituais de Ano Novo são tradição em muitas casas e uma parte deles envolve alimentos característicos da época.
Carne de porco, peixe, lentilha, muitas frutas e verduras têm lugar garantido na mesa e não é por acaso. Esses alimentos são conhecidos por atrair diferentes desejos positivos, vale a pena relembrar qual o papel de cada um no dia da contagem regressiva.
A lentilha é incorporada em diferentes receitas. Reza a lenda que ela atrai dinheiro por lembrar o formato de uma moeda, por isso está relacionada à sorte financeira. Além disso, está relacionada à prosperidade e renovação. O grão é rico em ferro, cálcio e fibras solúveis, sendo ideal para contribuir com a saúde. Ela pode ser usada em cremes, saladas, caldos, refogados ou outros pratos.
Assim como a lentilha, a uva é certa em todas as mesas, contribuindo até mesmo para a decoração. De acordo com a tradição, deve-se comer 12 uvas, cada uma representando um mês do ano. Ao comer a fruta, é possível descobrir como será o mês, seguindo a doçura da uva. Ainda em relação às uvas, há quem defenda que se deve comê-las com caroço e guardar os caroços na carteira até o próximo ano para atrair mais dinheiro.
Além das sementes da uva na carteira, sementes de romã também fazem parte da tradição. A fruta está relacionada à pureza e fertilidade. Então se o objetivo é ter um bebê no próximo ano, recomenda-se incluir a romã no cardápio. A fruta ainda apresenta propriedades antioxidantes e é rica em vitaminas A, B, C e ácido fólico.
As frutas são os alimentos que colorem a ceia, trazendo a beleza da vida e da natureza. Assim, muitos acreditam que elas estão relacionadas a intensidade que carregamos para o novo ano. As oleaginosas como amêndoas, nozes e castanhas também podem aparecer na mesa. São mais utilizadas em sobremesas e acompanhamentos do prato principal e saladas. Elas trazem fartura e sucesso.
Seguir em frente é o que simboliza o peixe. Na superstição, se você quer seguir em frente, o peixe pode ajudar, uma vez que ele não “anda para trás”, além de ser um prato que combina com os dias quentes. Assim como o peixe, a carne de porco também representa o avanço, pois são animais que “fuçam” para a frente. Outra simbologia utilizada é que é o animal da fartura, já que crescem bastante em pouco tempo, por isso os cofres trazem o formato do porco.
Claro que não pode faltar o famoso espumante. Ele é o símbolo da felicidade e, de acordo com a superstição, quanto mais longe a rolha for, mais sorte você terá no ano que está começando. Alguns acreditam que nos três primeiros goles, deve-se fazer um desejo no intervalo de cada um.
Para começar o ano com o pé direito, confira quatro receitas preparadas pela personal chef Thais Alves para a ceia de Ano Novo.
Arroz sírio com cebola caramelizadas
Rende 4 porções
Ingredientes:
- 1 de xícara (chá) de arroz
- 1 e ½ xícara (chá) de lentilha
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- ¼ de colher (chá) de pimenta síria
- 1 pitada de açúcar
- sal a gosto
Modo de preparo:
- Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.
- Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. Descasque e pique fino o alho.
- Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, junte 1 colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar.
- Transfira a cebola caramelizada para uma tigela e aumente o fogo para médio. Coloque mais um fio de azeite e doure as tirinhas de frango. Mexa aos poucos para dourar por igual.
- Junte metade da cebola dourada e o alho e misture por apenas 1 minuto. Acrescente o arroz, ½ colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.
- Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com 1 xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 12 minutos.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Na hora de servir, transfira para um prato e junte o restante da cebola caramelizada. E está pronto para servir.
Salada de lentilha com couve-flor
Rende até 6 porções
Ingredientes:
- 1 couve-flor pequena (3 xícaras (chá) cortada em floretes pequenos)
- 1 ½ xícara (chá) de lentilha
- ⅓ de xícara (chá) de amêndoas com casca picadas grosseiramente
- 1 dente de alho pequeno
- ½ xícara (chá) de caldo de limão
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 ½ colher (chá) de cominho em pó
- ¼ de colher (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de páprica doce
- azeite a gosto
- sal a gosto
- folhas de salsinha a gosto para servir
- sementes de romã a gosto (opcional)
Modo de preparo:
- Numa panela média, cubra as lentilhas com 1,5 litro de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas, mas al dente. Enquanto isso, prepare o molho.
- Descasque e passe o dente de alho pelo ralador sobre uma tigela pequena. Adicione ⅓ de xícara (chá) de azeite, o caldo de limão, o extrato de tomate, o mel, o cominho, a canela e 1 colher (chá) de sal. Misture bem para emulsionar (se preferir, prepare o molho num pote com tampa e chacoalhe bem).
- Assim que estiverem cozidas, escorra as lentilhas por uma peneira e passe sob água corrente para cessar o cozimento e amornar. Escorra bem a água e transfira os grãos para uma tigela. Adicione o molho e misture delicadamente — a lentilha morna absorve melhor os sabores do molho.
- Corte a couve-flor em floretes pequenos, lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas – quanto mais secos, mais dourados ficam os floretes. Transfira para uma tigela, tempere com a páprica, uma pitada de sal e 1 colher (sopa) de azeite. Misture bem.
- Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com um fio de azeite, coloque os floretes de couve-flor e doure por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Junte a couve-flor à lentilha, adicione as amêndoas picadas, folhas de salsinha e sementes de romã a gosto. Misture delicadamente e sirva a seguir. Se preferir, leve à geladeira para apurar os sabores por 1 hora antes de servir.
Farofa de nozes com uva-passa e limão
Ingredientes:
- ⅓ de xícara (chá) de nozes
- 2 colheres (sopa) de uva-passa branca
- raspas de 1 limão
Modo de preparo:
- Numa frigideira coloque as nozes e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 5 minutos até tostar levemente.
- Transfira as nozes para a tábua, junte as uvas-passas, as raspas de limão e pique com a faca, misturando ao mesmo tempo, para formar uma farofinha. Sirva a seguir sobre risotos ou massas.
Bolo festivo
Ingredientes:
- 1 ⅔ xícara (chá) de farinha de trigo
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de nozes (cerca de 120 g)
- ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas (cerca de 80 g)
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas (cerca de 70 g)
- 1 xícara (chá) de ameixa seca sem caroço (cerca de 150 g)
- ¼ de xícara (chá) de conhaque (ou rum)
- ½ colher (sopa) de fermento em pó
- ½ colher (sopa) de canela em pó
- 1 pitada de cravo-da-índia em pó
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- 1 lata de figo em calda para servir
- açúcar de confeiteiro a gosto para decorar
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha e reserve.
- Numa tábua, pique fino as nozes. Pique a ameixa seca em cubinhos e transfira para uma tigela. Junte as uvas-passas e regue com o conhaque. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.
- Sobre uma tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira. Junte o fermento, a canela, a noz-moscada, o cravo e as nozes picadas. Misture bem.
- Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar.
- Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira.
- Sobre uma tigela, passe as ameixas e uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as frutas secas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula.
- Transfira a massa para a fôrma untada e bata delicadamente sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos.
- Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Enquanto isso, passe os figos por uma peneira e deixe escorrer bem a calda. Corte cada um ao meio, no sentido do comprimento.
- Desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado – o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado. Assim que estiver frio, preencha a cavidade central do bolo com as metades de figo, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.
Saiba mais :