Casa bagunçada pode atrapalhar sua vida financeira. Entenda!
Você mora em uma casa bagunçada? Isso pode estar atrapalhando as finanças de todos os moradores. Veja como a desorganização pode ser a vilã da sua conta bancária.
Como a bagunça pode atrapalhar minhas finanças?
“Eu vivo bem na minha bagunça” – diz o desorganizado. Nós compreendemos que ser bagunceiro é uma condição, muitas pessoas fazem bagunça para buscar uma calça no armário, mesmo que não tenham a intenção de bagunçar. O problema é que a sua casa bagunçada pode estar fazendo você perder dinheiro, e neste caso, é melhor tentar mudar os seus hábitos. Você perde dinheiro quando:
- Não confere a caixa de correios ou de e-mails e não tem uma data programada para pagar suas contas – assim você perde os prazos e paga juros: perde dinheiro.
- Você mantém a sua despensa bagunçada, assim você não se lembra do que tem lá dentro e acaba comprando itens repetidos: perde dinheiro.
- Sua geladeira fica bagunçada, assim você não sabe o que tem lá dentro e muitos itens acabam estragando ou passando da validade: perde dinheiro.
- Você compra muitas coisas que não necessita, e sua casa e guarda-roupas acabam ficando entulhados com coisas sem necessidade: perde dinheiro.
- Você não encontra nada na sua casa bagunçada, por isso acaba comprando novamente o item que sabe que tem em casa, mas não sabe onde deixou: perde dinheiro.
E muitos outros motivos. Vamos mudar isso?
Dicas para evitar que sua casa bagunçada esvazie sua conta bancária
Vamos te mostrar dicas muito simples mas que podem ajudar a colocar ordem na sua casa bagunçada e na sua vida financeira.-
Cuidados com as contas
- Confira os vencimentos das suas contas. Elas vencem em dias muito diferentes? Isso é um risco grande para todo desorganizado. Ligue para a fornecedora do serviço e tente mudar as datas para que elas coincidam com o período logo após receber o seu salário. Não tenha preguiça, é um mal necessário que trará benefícios para todos os meses seguintes.
- Estabeleça um dia para pagar todas as contas de uma vez. Assim todo mês você fica livre e não se esquece de nada, nem paga juros.
- Faça uma pequena planilha ou anote em um caderninho os gastos das contas de todos os meses, assim você consegue ter controle dos gastos da casa e saber se precisa economizar ou se vai sobrar um dinheiro extra neste mês.
Cuidado com despensa e geladeira
- Vai ao supermercado? Faça uma lista. Esse é um cuidado indispensável para quem vai as compras, pois assim não nos esquecemos de nada e não compramos coisas supérfluas que não precisamos. Quando nos esquecemos de algo e temos de voltar ao supermercado, sempre acabamos levando uma coisinha ou outra a mais. Por isso, estabeleça visitas semanais ao mercado com lista feita, e atenha-se a ela.
- Sua despensa e sua geladeira devem ser organizadas por setores, igual acontece com os setores do supermercado. Os lacticínios juntos, os vegetais também, os enlatados, os biscoitos, os mantimentos, cada um em seu lugar. Assim, você consegue conferir rapidamente o que falta em sua casa na hora de fazer a lista de compra e de quebra ainda economiza tempo ao buscar um alimento na hora de cozinhar.
Guarda-roupas, armários e gavetas
- Pratique o desapego pelo menos uma vez ao ano (ou na passagem do tempo quente para o tempo frio, se for o caso). Assim você retira o que não usa mais, o que está muito gasto, o que já não faz seu estilo ou não serve mais. Você pode doar (e fazer uma boa ação) ou vender (e ganhar um dinheiro extra). Ao fazer isso, você repensa seus atos de consumo e aprende a não comprar coisas que não precisa. Um bom hábito é sempre comprar só algo que precisa, e se uma peça vai entrar no guarda-roupas, outra tem que sair! Nada de acumular e entulhar coisas nos armários.
- Qual foi a última vez que você tirou tudo das gavetas, tirou o que não usa mais e arrumou tudo de novo? Já faz tempo? Então provavelmente ela deve estar cheia de poeira, cheia de coisas que você não precisa e com itens “perdidos” que você não fazia a menor ideia que estavam ali. É hora de organizar, coloque objetos semelhantes no mesmo local (e se policie para colocar no lugar certo quando for utilizar). Tem um objeto que você não utilizou no último ano? Jogue fora ou doe. Acúmulo de objetos é matéria-prima para bagunça.
Gostou das nossas dicas? Sua vida financeira vai ficar em dia se você organizar a sua casa bagunçada. Não deixe que algo bobo como a bagunça te faça passar aperto financeiro todos os meses, mãos à obra!
Saiba mais :