Casamento Católico – conheça todos os detalhes!
Cada cultura e crença religiosa possui um ritual matrimonial diferente. Por mais que existam semelhanças, toda cerimônia tem suas particularidades. O Casamento Católico é a celebração mais usual no Brasil. Existem pré-requisitos, documentações e rituais a serem seguidos para se casar na Igreja. Conheça todos os detalhes de como funciona um Casamento Católico.
Pré-requisitos para Casamento Católico
A Igreja Católica é muito exigente para a realização de casamentos. Apesar de haver uma tendência em ser cada vez mais flexível, ainda exige que o casal cumpra uma série de pré-requisitos. Veja a lista abaixo:
- Os dois devem ser batizados na Igreja Católica;
- Nenhum dos dois pode ter passado por um casamento religioso anteriormente, exceto em casos de anulação pela própria Igreja. O catolicismo não permite segundo matrimônio de pessoas que se divorciaram;
- É necessário realizar um curso pré-matrimonial, que é feito através de palestras sobre o matrimônio cristão. Geralmente conhecido como “curso de noivos”;
- Caso os noivos sejam de religiões diferentes e desejem um casamento católico, é necessário solicitar uma ficha para casamentos mistos. Atualmente, é permitido que um dos noivos não seja católico, basta se comprometer a respeitar a fé do outro.
Clique aqui: Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!
É possível realizar um Casamento Católico fora da Igreja?
A principal diferença do casamento católico para as outras religiões é a impossibilidade de ser realizar a cerimônia fora da Igreja. Para se casar na Igreja Católica Apostólica Romana, é indispensável que a celebração aconteça dentro do templo.
Inclusive, existe uma proibição dos padres celebrarem casamentos fora da igreja. O casamento é realizado somente após dois proclames – a comunicação obrigatória feita pelo padre três Domingos consecutivos durante a missa na igreja escolhida pelos noivos. A cerimônia é realizada pelo padre e os noivos decidem se querem ou não que seja celebrada missa e comunhão.
Apenas no caso em que o casal já é casado pela própria igreja, o padre é liberado para realizar uma benção em outro local. Desta forma, o casal escolhe uma data antes do casamento para participar de uma celebração íntima na igreja, onde os protocolos serão realizados. Assim, será feita apenas uma renovação dos votos no dia da festa.
Clique aqui: Casamento Judaico- descubra todas as tradições e simbologias
Documentação necessária para o Casamento Católico
Como ocorre no casamento civil, a Igreja Católica exige uma série de documentos para a realização da cerimônia. Veja a lista abaixo:
- Licença de transferência de paróquia, que é necessária quando o casamento será celebrado em paróquia diferente à que pertence um dos noivos;
- Certidão de batismo de ambos;
- Cópias autenticadas do CPF e RG do casal;
- Cópia de comprovante de residência;
- Certificado do curso de noivos;
- Carta do padre com cópia de identificação presbiteral, caso ele não seja da mesma paróquia;
- Ficha de duas testemunhas, que deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo;
- Comprovante de pagamento da taxa da Igreja;
Os noivos ainda podem optar por realizar o casamento civil durante a celebração religiosa. Este processo é conhecido como “casamento religioso com efeito civil”, em que é feita a assinatura da documentação oficial durante a cerimônia. Desta forma, a união também é válida na esfera geral. É necessário levar a documentação assinada ao cartório em no máximo 90 dias após o casamento.
Clique aqui: Casamento Budista – como ele é celebrado? Descubra!
O ritual do Casamento Católico
A estrutura do Casamento Católico pode variar de acordo com a paróquia, e também a partir das permissões concedidas pelo padre. Vamos listar aqui os passos básicos e essenciais de uma celebração de união católica.
- Cortejo de Entrada: Nesta etapa, os convidados já estão presentes. Existem variações, mas geralmente, começa com a entrada dos casais de padrinhos. Depois, entram a mãe da noiva com o pai do noivo, o noivo acompanhado da mãe, seguido das daminhas e pajens, finalizando com a entrada da noiva com o pai.
- A Liturgia: Neste momento, os noivos ficam em pé em frente ao sacerdote ou ajoelhados em um genuflexório. O padre dá início à parte litúrgica, desejando as boas-vindas e enaltecendo o valor do matrimônio. Os padrinhos podem fazer a 1ª e 2ª leitura, o padre lê o evangelho e faz a prédica. Após terminar o sermão, anuncia o casamento.
- Após os votos de compromisso dos noivos, acontece a troca das alianças. Em seguida, o padre permite o beijo dos noivos, anunciando-os como casal. Para finalizar, é retomada a liturgia da missa, com credo e a oração universal.
- As assinaturas e fotos: Depois da finalização da missa, os padrinhos, sacerdote e noivos assinam a documentação. Em algumas igrejas são permitidas fotos com a família e casais de padrinhos após esta etapa.
- O Cortejo de Saída: Quando a sessão de fotos é finalizada, o noivo dá seu braço direito à noiva e eles se dirigem para a saída. Depois, saem os pais da noiva, do noivo e os padrinhos. A ordem pode ser alterada com flexibilidade, dependendo da igreja.
- Os detalhes da cerimônia de matrimônio podem variar de acordo com a igreja escolhida, a proximidade do casal com o padre e as particularidades da família de cada casal.
Saiba mais :