Casamento Evangélico – confira como é realizado
Cada cultura e crença religiosa possui um ritual matrimonial diferente. Por mais que exista semelhanças, toda cerimônia tem suas particularidades. O Casamento Evangélico é celebrado por um pastor, que direciona todo o ritual. Pode ser realizado em uma igreja ou em um salão particular e todos os familiares e comunidade são convidados para assistir as bênçãos dadas por Deus ao casal. A cerimônia é repleta de cânticos, que são uma maneira de louvar a palavra sagrada. É uma celebração comovente, com a devoção de todos que participam. Conheça detalhes sobre acontece o culto de adoração no Casamento Evangélico.
Clique aqui: Convites de casamento: faça os seus convites agora como um profissional!
A preparação para o Casamento Evangélico
Os noivos têm liberdade para incluir na cerimônia uma leitura simbólica ou uma música que seja especial para o casal. Os pastores costumam acompanhar e orientar os noivos durante toda a trajetória do relacionamento. A Igreja Evangélica não proíbe o casamento de casais com religiões diferentes, apesar de não recomendar, por acreditar que podem surgir problemas no futuro. O que a Igreja pede é que a pessoa que não seja crente realize um curso preparatório para a celebração a para a nova vida de casados que será iniciada. Muitos elementos da cerimônia são de livre escolha, mas normalmente os noivos não abrem mão do vestido branco, das alianças e de uma celebração que expresse as crenças de ambos.
As músicas gospel do casamento são um detalhe muito importante na Igreja Evangélica, que são repletas de simbologias. Muitos casais contratam uma banda para tocar ao vivo, corais e até mesmo orquestras para expressar os cantos no ritual e torna-lo incrível. A celebração do Casamento Evangélico é composta por muitos louvores em forma musical e até podem incluir coreografias preparadas para a ocasião.
Clique aqui: Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!
O Casamento Evangélico tem padrinhos?
Durante muito tempo, o matrimônio evangélico foi realizado apenas com a escolha de um casal de padrinhos, que entregava alianças para os noivos na igreja. Os padrinhos eram escolhidos conforme a importância destas pessoas na vida do casal, dada a eles responsabilidades espirituais pelos recém-casados.
Hoje em dia, o critério de escolha dos padrinhos foi mantido. Mas, é comum que os noivos escolham vários casais de familiares e amigos para abençoarem a união. Geralmente, entram primeiro na igreja os escolhidos da noiva e depois, do noivo.
Clique aqui: Casamento Ortodoxo – você sabe como funciona? Descubra
A entrada
Os padrinhos são os primeiros a entrar na cerimônia, eles podem ficar no altar ou sentados no primeiro banco da igreja. O noivo entra com a mãe e a noiva entra acompanhada pelo pai, também pelas daminhas e pajens. É comum algumas noivas evangélicas entrarem cantando uma música de Casamento Evangélico ou um hino específico, surpreendendo os convidados. Os pais dos noivos podem ficar no altar junto com os padrinhos ou sentados no primeiro banco da igreja. Como acontece nas cerimônias de casamento católico, a noiva pode determinar uma cor para os vestidos das madrinhas, se desejar.
Clique aqui: Casamento Hindu – conheça seus ornamentos e homenagens
O ritual do Casamento Evangélico
O celebrante ou pastor vai fazer uma explanação sobre os valores do casamento, que inclui referências de algumas passagens bíblicas. Um padrinho ou a daminha entrega as alianças ao celebrante. O pastor vai abençoar as alianças e recitar mensagens sobre a importância da união que está sendo formada pelos noivos. Normalmente, a troca de alianças é acompanhada por cantos de louvor ou hinos.
Por fim, o pastor vai declarar os noivos como marido e mulher, conforme as leis divinas. Então, vai dizer para o noivo beijar a noiva, em seu primeiro beijo como casados. Os convidados são incentivados a aplaudir o amor verdadeiro na cerimônia de casamento evangélico.
Encerrando o ritual do casamento, o pastor realiza uma oração, e pede para os recém-casados darem as mãos rezando juntos. Os noivos e o pastor vão pedir a benção para a união feita, orando para que Deus sempre esteja presente em suas vidas e para que o amor seja sólido, verdadeiro e forte, fundamentado nas graças de Deus.
Para finalizar, o pastor pede uma salva de palmas para o novo casal, os convida para assinar as atas do casamento civil, caso seja realizado na mesma ocasião, junto com as testemunhas selecionadas.
Clique aqui: Casamento Cigano – conheça as tradições e curiosidades
Os votos do Casamento Evangélico
Alguns casais contam suas histórias, ou prestam homenagens um ao outro, a partir da leitura de votos e comprometimentos para a vida nova. Caso os noivos não possuam habilidade para falar em público, podem pedir ao pastor para fazer a leitura e criar um momento emblemático e autêntico na cerimônia.
Clique aqui: Casamento Árabe -conheça um dos rituais mais originais do mundo
O Encerramento
Depois de assinarem o Termo Religioso de Efeito Civil, caso seja o caso, os noivos se posicionam parar sair e atrás deles, forma-se o cortejo com os padrinhos. A noiva pode jogar o buquê amarelo para as solteiras na saída da igreja ou na recepção.
Para o casal receber as bênçãos, a igreja é preparada com detalhes especiais, isso não significa que deve ser feito um grande investimento em flores e ornamentos. Uma decoração equilibrada, com elementos simples e charmosos, mantendo sempre a personalidade do casal. Desta forma, até nos registros fotográficos será possível captar a essência dos noivos.
Saiba mais :