Casamento Japonês – conheça as tradições e rituais
Cada cultura e crença religiosa possui um ritual matrimonial diferente. Por mais que exista semelhanças, toda cerimônia tem suas particularidades. O Casamento Japonês é um dos rituais mais antigos realizadas por esta cultura milenar. Mesmo com o passar dos anos, a tradição japonesa para casamentos se manteve. Em alguns casos, de pessoas extremamente tradicionais, o casamente ainda é acertado entre famílias. A celebração é muito profissional e organizada. Para os japoneses, casar filhos de acordo com a tradição significa cumprir o dever de pai e pode custar caro. É comum que famílias economizem toda a vida para casar seus filhos. A cerimônia pode ser realizada em diversas religiões como budismo, xitoísmo, catolicismo e ritos filosóficos. Conheça um pouco sobre as tradições e rituais que envolvem o Casamento Japonês.
As tradições do Casamento Japonês
O sistema comum de casamento no Japão, utilizado até hoje, surgiu na era da aristocracia, imposto pelo soberano Muko-iri. Neste tempo, o marido visitava a esposa todas as noites em sua casa e eles não dividiam um lar. Apenas quando ocorresse o nascimento de um filho ou a morte dos pais é que esposo e esposa podiam morar juntos. A ideia era manter o marido na casa da mulher como renda extra, ele moraria na casa da sogra e sustentaria a esposa ali mesmo. Esta prática ainda é comum em famílias de aldeias tradicionais.
Após a ascensão de guerreiros Bushi, que assumiram o poder no Japão no século XIV, iniciou o modelo tradicional, em que os homens construíam uma casa e traziam a esposa para viverem juntos. Este novo modelo de casamento é conhecido como Yome-iri e aos poucos, foi adotado e aceito no território japonês. Mas, ainda levou um tempo para o costume se tornar natural.
No Japão, também era comum o casamento por interesses ou casamento no sistema feudal. Os casais se reuniam como estratégias políticas e diplomáticas, mantendo a paz e unidade entre os senhores feudais. Durante séculos, as vontades dos noivos foram ignoradas com objetivo de alcançar os interesses da família e pelo bom convívio social.
Clique aqui: Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!
Rituais anteriores ao casamento
Um dos rituais do noivado japonês é o “Yui-no”, em que o noivo é aceito oficialmente pela família da noiva. Carregado de forte simbolismo, durante o ritual as famílias dos noivos realizam uma troca de alimentos e bebidas, selando o acordo. Entre outras coisas, se oferece dinheiro para comprar sake, representando carinho e obediência durante a vida do casal. Os presentes são trocados entre ambas famílias, em um dia considerado de sorte. A data é determinada de acordo com uma consulta ao almanaque japonês. Os noivos também realizam uma troca de presentes entre eles, uma saia é oferecida ao noivo simbolizando fidelidade.
Outro ritual comum antes do casamento é o “Mi-Ai” – uma espécie de entrevista realizada pelos pais aos futuros noivos. Pode ser feita em hotéis ou em outros locais públicos. Após o “Mi-Ai”, o noivo é chamado para visitar a casa da noiva, onde deixa um presente comprovando que ficou impressionado com a futura esposa.
Clique aqui: Casamento Indígena – como é celebrado? Descubra!
A cerimônia tradicional do Casamento Japonês
A cerimônia xintoísta do Casamento Japonês ocorre em um santuário, também pode ser um espaço caraterizado como santuário. Muitos restaurante e hotéis são equipados com salas especiais com santuários xintoístas, onde o casal realiza seus votos de casamento para “Kamisama” (Deus). Funciona como a reprodução de uma capela em hospitais do Brasil, por exemplo.
Um sacerdote xintoísta realiza a cerimônia e inicia com a purificação do casal. Em seguida, os votos são feitos e os noivos trocam copos de saquê três vezes, como parte do ritual. Beber saquê durante o casamento simboliza o pedido de união entre as famílias e o casal para toda a vida.
No fim da cerimônia, os noivos recebem presentes simbólicos e os trocam. O evento é breve e até pode ser mais curto que um casamento católico.
Como pode ter um custo muito alto realizar uma cerimônia tradicional em um santuário Shinto, celebrações com estilo ocidental podem ser feitas em uma igreja ou em um dos salões de festas com reprodução de um templo para o Deus japonês. Também não há problema se outros sacerdotes celebrarem a cerimônia.
Clique aqui: Casamento Amish – você imagina como é feito? Descubra!
A comemoração do Casamento Japonês
Além de aproveitar a festa, os convidados têm a missão de dar dinheiro aos noivos como presente pela formação de uma nova família. O dinheiro é dado embalado em pacotes de papel decorados e, muitas vezes, ajudam nos custos das despesas da própria festa. O valor vai variar de acordo com o grau de relacionamento com os noivos. Depois da cerimônia e entrega do dinheiro, começa a festa com uma grande recepção. O novo casal recebe os convidados em um salão decorado.
Um dos rituais comuns em um Casamentos Japonês é que a festa começa com a introdução do casal, apresentados socialmente como marido e mulher. Amigos e colegas fazem discursos homenageando a noiva e o noivo. Depois dos discursos, ocorre um jantar típico japonês ou com outros tipos de culinária. Durante o jantar, os convidados costumam tocar um instrumento ou cantar para os recém-casados, músicas modernas ou cantos tradicionais. Não é comum contratarem bandas.
No fim da festa, os noivos cortam o bolo e acendem uma vela nas mesas dos convidados, dando a todos um saquinho com lembranças simbólicas. Seria como nossa lembrancinha de casamento ou bem-casado.
Durante a festa, a noiva troca de roupa diversas vezes, uma tradição que ocorre desde o século XIV, que significa que a mulher está preparada para voltar à vida cotidiana.
Saiba mais :