Casamento Judaico- descubra todas as tradições e simbologias
Cerimônias de casamentos são celebradas de diferentes formas ao redor do mundo, dependendo da cultura e crença de cada povo. Esta variedade de uniões ultrapassa costumes e gerações. O Casamento Judaico é repleto de tradições e simbologias. Tudo o que aconteceu na vida dos noivos antes do casamento, espiritualmente falando, é perdoado por Deus. Isso faz da celebração um momento especial e único, em que ambos estão prontos para começar uma vida de casados, com uma união sagrada e pura. Conheça as principais tradições de antes, durante e depois de um Casamento Judaico.
Casamento Judaico – Antes
- Distância antes do reencontro: Na semana anterior à cerimônia de casamento, os noivos não se veem. No dia da celebração, são considerados como rei e rainha.
- Purificação e jejum: No dia do casamento, os noivos fazem jejum do nascer do sol ao fim da cerimônia. Trata-se de um momento sagrado, para purificar a alma com profunda reflexão. Os noivos pedem perdão a Deus e leem os salmos do Livro Sagrado, o período anterior ao casamento é conhecido como Yom Kippur pessoal. De acordo com a tradição, todos os pecados são perdoados e os noivos podem dar início à sua vida de casados.
- A troca de presentes: Antes da cerimônia de casamento, a noiva presenteia o noivo com um talit (xale de orações) e o noivo a presenteia com um par de castiçais. Este é um costume judaico antigo, que perdura ainda nos dias de hoje.
- As vestimentas: Assim como em outras cerimônias de casamento, o vestido da noiva é branco – representando a pureza-, já que os pecados serão perdoados no grande dia. Enquanto o noivo usa o kitel branco por cima do terno, que lembra uma mortalha.
Clique aqui: Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!
Casamento Judaico – Durante
-
- Chuppah: A cerimônia é realizada, preferencialmente a céu aberto, na chuppah. Trata-se de um tipo de tenda que simboliza o novo lar que os noivos irão construir juntos. É uma proteção que representa a harmonia conjugal e a bênção de Deus. O rabino é quem celebra a cerimônia – líder representante da religião.
- Quipá: Todos os homens devem usar o quipá (chapéu em forma de circunferência) durante o casamento. Ele simboliza que Deus está acima de nós, acompanhando os nossos atos.
- A entrada do noivo: O noivo é o primeiro a entrar na cerimônia, acompanhado de seus pais. Esta regra é justificada pelo Antigo Testamento, em que Deus apareceu na montanha e esperou pelo povo de Israel. Outro motivo é que o casamento só ocorre com o consentimento da mulher. Isso justifica a entrada da noiva depois do noivo, demonstrando que ela de fato deseja essa união.
- A entrada da noiva: A entrada da noiva também é acompanhada por seus pais, e acontece de forma triunfal. Ela chega com o rosto descoberto e no altar, o noivo cobre-o com o véu antes de entrarem na chuppah.
- As sete voltas: No começo da cerimônia, a noiva e seus pais dão sete voltas ao redor do noivo. Trata-se de uma referência aos sete dias da criação do mundo. No fim do ritual, a noiva se posiciona ao lado direito do futuro esposo, simbolizando que sempre estará ao seu lado, independente do que aconteça.
- A troca de alianças: Esse é o ponto alto do Casamento Judaico. A troca de alianças representa um ato de santificação. A partir do instante em que o noivo coloca o anel no dedo da noiva, eles já são considerados marido e mulher. A aliança será colocada na mão mais forte da mulher, seja ela destra ou canhota.
Para os judeus, o anel representa poder, proteção e autoridade. A aliança simboliza um círculo incondicional, inquebrável e perfeito. Na cerimônia, o noivo diz: “Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moisés e Israel”. A partir de então, tudo será compartilhado: a casa, a vida, os bens, os sonhos, os pensamentos etc.
- A quebra do copo: A quebra do copo é uma prática famosa do Casamento Judaico. No fim da cerimônia, é feito silêncio total. O noivo quebra um copo com pé direito relembrando a destruição do Templo em Jerusalém. O ritual simboliza que o homem é mortal e o vidro representa a reconstrução.
Clique aqui: Casamento Católico – conheça todos os detalhes!
Casamento Judaico – Depois
- Grito de guerra: No momento da saída dos noivos, os convidados gritam “Mazel Tov” – que significa “boa sorte” em hebraico.
- Os valores do Casamento Judaico: De acordo com a organização judaica Chabad: “o casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico”.
- Diferentes costumes: Os ritos judaicos podem ter significados diferentes. Também devemos ressaltar que existem casamentos judeus com práticas distintas. Os judeus sefaradis (da Espanha e de países árabes) possuem costumes e tradições diferentes dos judeus ashkenazim (da França e da Alemanha).
Saiba mais :