Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!
Cerimônias de casamentos são celebradas de diversas formas ao redor do mundo, dependendo da cultura e crença de cada povo. Esta variedade de uniões ultrapassa costumes e gerações. Existe um respeito às tradições, com valor simbólico que preenche os rituais com uma beleza ímpar. Você imagina como são essas cerimônias? Descubra como acontece o casamento nas diferentes religiões e culturas.
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Católico
Esta é a cerimônia de casamento mais usual no Brasil. Os noivos escolhem a igreja que queiram realizar e devem separar alguns documentos necessários como a cópia da certidão de batismo, a carteira de identidade, a certidão de habilitação retirada pelo cartório e o certificado de frequência do curso de noivos. O catolicismo é contra o divórcio então, ambos devem ser solteiros ou viúvos. A cerimônia é celebrada pelo padre e os noivos fazem uma festa em comemoração da união. Existem padrinhos de ambos os lados, que assinam como testemunhas e geralmente, uma dama de honra e um pajem entram carregando a aliança na igreja. No fim da celebração, há o costume da noiva jogar o buquê para as convidadas solteiras e quem pegar será a próxima a se casar.
Clique aqui: Casamento Católico – conheça todos os detalhes!
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Judaico
O casamento Judaico acontece em uma tenda em que estão presentes dez testemunhas masculinas. A cerimônia não pode ser realizada aos sábados ou em algumas datas religiosas. Para festejar, é montada uma mesa onde são servidas comidas e bebidas após a benção do Rabino. Durante o ritual, o vinho e os anéis são abençoados e os convidados fazem seus votos de felicidades. A quebra do copo simboliza a anulação da vida passada dos noivos, fazendo o casal ingressar no casamento sem sentir qualquer culpa. Durante a cerimônia, a noiva deve usar um véu.
Clique aqui: Casamento Judaico- descubra todas as tradições e simbologias
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Budista
Trata-se de uma cerimônia bem liberal, pois na religião budista o casamento não é um dever religioso, mas sim uma escolha pessoal. Não são feitos grandes preparativos e, depois das formalidades do registro civil, o casal recebe a benção dos monges no templo em que o ritual for realizado. Os templos geralmente são locais abertos, muito arborizados e em total contato com a natureza. Os monges não têm o papel de oficializar a união, mas realizam o serviço religioso de abençoar os noivos.
Clique aqui: Casamento Budista – como ele é celebrado? Descubra!
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Chinês
No casamento Chinês, a noiva costuma usar o tradicional qipao ou cheongsam – o vestido vermelho que representa sorte na cultura chinesa. A tradição é reproduzida no Brasil e faz parte das versões modernas de casamentos chineses. Como a maior parte da população chinesa não é cristã, a cerimônia não acontece na igreja. Quando as famílias dos noivos são simples, o casamento ocorre na casa dos pais do noivo. Hotéis, templos e salões de festa são reservados em festas maiores.
Clique aqui: Casamento Chinês- conheça os diferentes costumes desta celebração
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Japonês
Mesmo com o passar dos anos, a tradição japonesa para casamentos se manteve. Em alguns casos, de famílias extremamente tradicionais, o casamente ainda é acertado entre os familiares. A cerimônia é extremamente profissional e organizada. Para os japoneses, casar filhos de acordo com a tradição significa cumprir o dever de pai e pode custar caro. É comum que famílias economizem toda a vida para casar seus filhos. A cerimônia pode ser realizada em diversas religiões como budismo, xitoísmo catolicismo e ritos filosóficos. O vestido da noiva pode ser trocado até 4 vezes e o álbum de casamento costuma ter o triplo de fotos de outras culturas.
Clique aqui: Casamento Japonês – conheça as tradições e rituais
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Ortodoxo
O casamento ortodoxo é realizado em português ou na língua de descendência dos noivos. Trata-se de um ritual rígido, que não permite alterações em suas etapas. Daí vem a expressão “conforme doutrina definida”. A celebração é dividida em duas etapas, a união do casal e a coroação. O casamento é feito no altar, igual ao da igreja católica.
Clique aqui: Casamento Ortodoxo – você sabe como funciona? Descubra
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Evangélico
A cerimônia pode ser realizada na igreja ou em um espaço para festas. A noiva vai entrar com o pai pelo corredor direito e, no fim, sai com o noivo pelo corredor esquerdo. O pastor vai receber o casal no altar e falar sobre a rotina do casamento. Os outros casais participam deste momento se voltando para estes pensamentos, para que todos estejam focados no culto. Depois da reflexão, são feitas orações, os votos dos noivos e a troca das alianças.
Clique aqui: Casamento Evangélico – confira como é realizado
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Hindu
O Casamento Hindu é um ritual longo e muito elaborado. É composto por diversas etapas, cada uma ressalta um aspecto da vida que devem seguir depois de casados. Antes da cerimônia, amigas e parentes da noiva decoram suas mãos e pés com desenhos abstratos e diferentes, feitos com hena e chamados de “manhdi”. Os desenhos são muito detalhados e demoram horas para ficarem prontos. Na manhã do casamento, os noivos banham-se com óleo de sândalo e outras essências, cantando mantras para purificar corpo e alma antes da celebração. O casamento normalmente é feito na casa do noivo. A noiva usa muitas joias e adornos.
Clique aqui: Casamento Hindu – conheça seus ornamentos e homenagens
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Cigano
No casamento cigano, são usados os mesmos elementos do noivado: lenço vermelho, dois punhais, pão, vinho, sal e uma taça de cristal. Cada um deles representa alguma coisa. O vinho garante que o casal seja para sempre feliz, o pão e o sal simbolizam a união, a taça de cristal traz harmonia entre o casal e o punhal representa a comunhão de sangue entre eles.
Clique aqui: Casamento Cigano – conheça as tradições e curiosidades
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Árabe
Uma das características mais marcantes do casamento árabe é o fato de ser realizado em três dias de festa. Diferente do nosso casamento ocidental, que dura apenas algumas horas, o casamento árabe é um verdadeiro acontecimento na vida das famílias e convidados. Cada dia da celebração possui acontecimentos específicos.
Clique aqui: Casamento Árabe -conheça um dos rituais mais originais do mundo
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento no Marrocos
As noivas marroquinas costumam tomar banho de leite antes da cerimônia, com intensão de se purificarem. A cerimônia pode ser celebrada em mais de um dia. No Marrocos, o casamento pode ser chamado de 3ers, trata-se de um ritual de orgulho que envolve a melhor culinária, trajes tradicionais e música.
Clique aqui: Casamento no Marrocos – conheça as ricas tradições e comemorações
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Amish
Os casamentos Amish acontecem depois da colheita do outono. Preferencialmente em novembro, quando o frio do inverno ainda não chegou. Os namoros começam aos dezesseis anos, mas os casais costumam se casar a partir dos vinte anos. Ambas as partes devem ser membros da igreja. A celebração geralmente é realizada na casa da família da noiva, logo em seguida ocorre a recepção. Todos os membros da igreja Amishj a qual os noivos fazem parte são convidados. A ideia é que os preparativos para a refeição, assim como tarefas de limpeza do dia anterior ao casamento, tenham colaboração de todos.
Clique aqui: Casamento Amish – você imagina como é feito? Descubra!
Casamento nas diferentes religiões e culturas – Casamento Indígena
Na cultura indígena, é comum que a noiva viva com o marido desde o princípio da puberdade. O casamento pode ser bem instável até o casal ter seu primeiro filho. Os rituais de casamento têm diferenças de uma tribo para outra. Em alguns casos, podem ser acertados ainda quando crianças.
Clique aqui: Casamento Indígena – como é celebrado? Descubra!
Saiba mais :