Cavaleiro de Copas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Cavaleiros são a fundação do reino, encarregados de vigiar e ampliar suas fronteiras. Como o Cavaleiro de Copas atua por Água, ele não mobiliza barreiras no plano físico, mas cria permeabilidade, promove aproximação e conexão entre um domínio e outro, entre uma pessoa e outra. Ele desbloqueia sentimentos.
O Cavaleiro de Copas e seu Significado no Tarot
Para dar conta de tal função ele precisa ser encantador, e de fato este é o cavaleiro que melhor se encaixa no ideal romântico. Avança com elegância num cavalo branco. O maneio de cabeça do cavalo passa certa graciosidade, como se estivesse fazendo uma reverência. As patas dianteiras do cavalo estão prestes a cruzar um curso de água, ou seja, aguardando gentilmente um sinal receptivo para adentrar um limite pessoal.
A viseira de seu elmo está levantada para nos olhar dentro dos olhos. No topo do elmo e nas esporas ele tem asas, como referência ao poder de Hermes, que facilita o diálogo, a empatia. Ele é mestre da linguagem dos afetos. Em sua túnica há uma estampa de peixes. Onde ele chega, cria sintonia: as emoções começam a se expressar e fluir – na família, no convívio social, entre amigos, entre casais.
Aqui vale a pena examinar a palavra “coragem”. De origem latina, ela é derivada de coraticum, que significa “a bravura que vem de um coração forte”. Com o tempo e a força do uso, o termo coraticum passou a ser empregado com o mesmo significado que coragem. A língua portuguesa, preservou o radical “cor” (de “coração”) e acrescentou o sufixo “-agem’, que vem de “agir”. Ter coragem é agir como o coração.
Numa tirada, a função do Cavaleiro de Copas é dar o empurrão para agirmos com o nosso coração. Se você puxou esta carta, talvez você conheça alguém assim. Aquela pessoa muito especial com quem a conversa flui de maneira surpreendente, porque algo em seus modos conquista nossa confiança.
Pode ser, ainda, que você esteja prestes a se sentir romântico e, naturalmente, atrair romance. Pode mesmo vir a conhecer alguém significativo e se apaixonar – a chegada de um amor renova a vida!
Qualquer que seja a circunstância pessoal em que você precise comunicar sua verdade, confie na resiliência e na sabedoria do Amor. Mesmo nas questões mais delicadas e difíceis. Entrar em contato com nossos sentimentos e falar de nossos afetos pode curar feridas emocionais. Propicia acolhimento e aceitação. Solidifica um relacionamento, abrindo as pessoas para experimentar a intimidade. Reorganiza impressões confusas do passado e resgata nosso valor, nosso senso de pertinência e autoestima. Pode abrir caminhos e mudar nosso destino.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo