Cavaleiro de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O Cavaleiro de Espadas monta seu cavalo inclinando-se para diante, dando impulso. Sua espada perfura o espaço abrindo passagem. Move-se ágil como o Ar e os ventos que açoitam as árvores por onde passa. As patas de seu cavalo mal tocam o chão e o animal parece assustado.
Cavaleiro de Espadas no Tarot
Ele tem muita pressa. Para sua mente aguda e questionadora, compreender como as coisas funcionam é um grande êxtase, disseminar as ideias também.
Sua ambição é saber tudo e divulgar o quanto antes. As quebras de paradigma e as revoluções científicas são conduzidas por ele. Ele as dissemina por amplo território, pelo prazer de declarar que tudo o que viu minutos atrás está obsoleto. Está numa missão para tirar a humanidade das trevas, varrer a ignorância do planeta – uau, soa muito presunçoso.
Isso se dá porque ele ainda guarda semelhanças com o pajem que foi um dia: não aprendeu a medir as palavras. Tolerância zero às ideias contrárias.
A liberdade que adquiriu não lhe deu moderação. Aliás, pelo contrário, quer mais é botar a boca no trombone. Ele é ousado e provocador. Reuniu informações de diversas fontes que podem dar suporte aos seus questionamentos. Tantas que, muitas vezes, ele se dispersa. Perde seus objetivos de foco, porque está sempre lá na frente, atualizando as rotas e as notícias.
Assim, temos aqui uma pessoa muito informada, de intelecto aguçado, que analisa os pormenores “espinhosos” de qualquer assunto. Tem muita coerência, mas pouco muito tato. Seu apreço pela lógica atropela as sensibilidades alheias. Ele não é muito empático. E “ai!” de quem discordar. Se colocado em cheque, vai apresentar argumentos e evidências.
Ele sabe empregar a tecnologia moderna de alcance midiático. Pode ser um excelente cientista, jornalista, ativista, pesquisador, filósofo, advogado ou mesmo um sujeito com milhões de seguidores agitando as redes sociais com temas polêmicos. Ou, ainda, o chato sabe-tudo que muito fala, mas nunca está ali na hora de fazer. Você certamente conhece pessoas assim.
Numa tirada, este arcano pode significar envolvimento com alguém que manifesta essas características, ou que a energia desse cavaleiro se manifeste através de você, levando a agir e pensar como ele faria.
Então, é bom refletir: por que é tão importante ganhar uma discussão? Por ser fiel à verdade, custe o que custar, ou por uma necessidade do seu ego em dar a última palavra?
A obsessão pelo que “é certo” pode ser um disfarce para amargura e ressentimento. Também pode ser um modo de parecer que está fazendo alguma coisa, sem realmente se comprometer. Você sofre de obesidade intelectual e acadêmica? Se sim, afaste-se da teoria e coloque as mãos na massa. Não seja a pessoa que diz às outras como o mundo pode ser corrigido. Não fique criticando os que estão na frente de batalha, só porque o fazem numa lógica diferente da sua. Coloque-se ao lado deles e se comprometa a realizar, em vez de ficar analisando.
As consequências da Verdade são sempre positivas? Depende de como ela é dita.
Ao final do dia, ter compaixão pode ser mais importante do que ter razão.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo