Cavalo de Dalecarlia: amuleto para vitalidade, sabedoria e sucesso
O cavalo de Dalecarlia, ou Dalahäst (em sueco), é um curioso amuleto de origem nórdica, esculpido à mão, que representa a figura de um cavalo imponente, geralmente pintado de vermelho. A arte de fabricar o cavalo Dalecarlia tem mais de 400 anos e começou na província de Dalecarlia (Suécia), onde (inicialmente) era considerado um brinquedo para crianças.
Ao longo dos anos, a imagem se tornou um símbolo associado à vitalidade, sabedoria, sucesso e fidelidade. Além disso, é uma das curiosidades mais procuradas pelos turistas na Suécia. Tradicionalmente, o cavalo de Dalecarlia era vermelho; no entanto, esse tipo de artesanato se espalhou por todo o território sueco, e é possível encontrar figuras em outros tons, principalmente azul e cinza.
Características do cavalo de Dalecarlia
A diversidade de cores serve para identificar a região onde a peça foi esculpida, apesar de ainda manter o nome de Cavalo de Dalecarlia. Você também pode encontrar amostras em vidro e outros materiais. Geralmente, a madeira usada para fazer a figura é o pinheiro, uma árvore qualificada por diferentes correntes espirituais como um símbolo de imortalidade, regeneração, constância e boa sorte.
A madeira é esculpida e polida (à mão), depois a cor base (geralmente vermelha) é adicionada e, uma vez que a camada principal de tinta seca, o estilo Kurbits (desenhos tradicionais suecos) é desenhado. O resultado é um cavalo de madeira envernizado, dotado de um arnês colorido, remanescente de motivos florais e plantas nativas da Suécia.
Clique Aqui: Amuleto de cada signo: desvende seu objeto ideal
Onde colocar o Cavalo de Dalecarlia?
O melhor local para colocar o cavalo de Dalecarlia é na sala de estar da casa (ou na área onde a família se reúne a maior parte do tempo) e na biblioteca ou na área de estudo. Se você tem um modelo pequeno ou médio, pode colocá-lo próximo à mesa no seu local de trabalho ou no espaço em que trabalha em casa, se você é um empreendedor, começando no mundo dos negócios.
Lembre-se que para as culturas antigas, o cavalo é um símbolo de lealdade, devoção, aventura, coragem, independência, cooperação e poder. Era um dos totens mais apreciados pelos guerreiros, acreditando que tem o dom da clarividência.
No caso específico do cavalo de Dalecarlia, ele é inspirado por Sleipnir (ou Sleipner): “o melhor dos cavalos”, o equino de oito pernas que acompanhou Odin (deus supremo nórdico) em todas as suas batalhas.
As representações do cavalo de Dalecarlia podem ser adquiridas em lojas físicas e virtuais, especializadas em artesanato internacional ou nórdico.
Saiba mais :