A cegueira espiritual nos dias de hoje
Muito se fala sobre a cegueira espiritual nos dias atuais, e na falta de espiritualidade das pessoas. Comparando com a miopia, um dos principais e mais comuns problemas de visão, trata-se de quando uma pessoa vê de perto, mas ao longe está tudo embaçado.
Ao impormos um sentimento ou uma ideologia por cima de uma necessidade maior, não enxergamos o que é o ideal para nós. Como no caso da igreja de Laodicéia, que achava que por ter riqueza tudo lhe bastava. Com uma cegueira espiritual e sem compreender a necessidade de Deus, o Espírito Santo foi encarregado de indicar que ela estava errada.
A Bíblia diz que “o deus desta era (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). Com isso, sabemos que o inimigo é especialista em cegar as pessoas.
A cegueira espiritual da Igreja Laodicéia
“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar” (Apocalipse 3:14-18).
A intenção do inimigo é você perceba que tudo o que pode ver, você pode adquirir. Essa ilusão da cegueira espiritual não é verdadeira e, contra isso, a Palavra de Deus afirma que tudo o que vemos é passageiro. Importante é o que não vemos, que é eterno.
Leia também: Passe espiritual em animais – como funciona?
Outros tipos de cegueira espiritual
A cegueira espiritual também está presente quando trocamos os tesouros espirituais pelos tesouros dessa terra. O ideal é que consultemos Deus sempre antes de uma decisão, quando precisamos de visão espiritual. O caso de Ló é um dos exemplos, tão impressionado com o campos verdes do Jordão que não viu maldade em Sodoma e Gomorra.
O mesmo aconteceu no caso de um profeta chamado Balaão. Ele tinha tudo para ser uma bênção, mas por causa de sua ganância, ficou cego espiritualmente e acabou sendo rejeitado por Deus. Balaão ficou tão obcecado pelos bens deste mundo, que já não compreendia nada.
Saiba mais :