Ritual de Lammas – festival de Luz para agradecer a prosperidade
Há muitos anos, o povo celta acreditava que de 1 a 6 de Agosto deveriam agradecer a época da primeira colheita do ano. O ritual, mais conhecido como ritual de Lammas, está entre os quatro rituais mais importantes da roda celta da vida, sendo que no total são oito. Os celtas partilhavam ainda os grãos que eram colhidos e faziam pães com os mesmos para celebrar a data. Um ritual basicamente para agradecer e celebrar a prosperidade. Uma época importante também para oferecer oferendas aos Deus e pedir que a terra continuasse a ser fértil. Outros nomes também podem definir este ritual, como:
- Lughnasadh,
- Luganash,
- Festival da Primeira Colheita,
- Véspera de agosto,
- Festival da Fartura,
- Sabat da Colheita,
- Festival dos Grãos.
O primeiro teve origem no nome do Deus celta do sol, Lugh, em uma festa que era realizada em sua homenagem.
Lugh – um dos maiores guerreiros celtas
Por derrotar gigantes que exigiam sacrifício humano, Lugh era considerado um dos maiores guerreiros entre os celtas. Enquanto isso, Lammas representa uma das tradições do festival, de colher o pão com os primeiros grãos colhidos para celebração. O nome Lammas em si significa massa de pão. O alimento sagrado de todo o ritual é o pão, que vem dos grãos.
O que representa o pão e outros alimentos?
Além de representar a colheita, é o alimento que deve ser partilhado em família e colocado em altares cheios de luz para pedir por mais prosperidade. Outros alimentos que também participam deste ritual são bolos, tortas de grãos, milho, nozes, e frutas típicas. Quanto as bebidas, é possível usar cerveja, chá de camomila e chá de cidra.
Leia também: Ritual para afastar energias negativas
As tradições do ritual de Lammas
O pão e toda a reverência em relação aos grãos são óbvios. A Massa de Lugh é algo que não pode faltar. Outra parte da tradição engloba bonecos de palha, feitos com milho ou trigo, que representam os deuses o ritual. Os bonecos são queimados na época seguinte do ritual de Lammas, quando são feitos novos, e representam a expansão da prosperidade durante todo o ano.
É durante o ritual de Lammas que quem o pratica deve ter mais consciência sobre a fertilidade e tudo que está ligado a prosperidade e crescimento financeiro, pessoal, e corporal. Fartura e abundância estão entre as características do trabalho de consciência que este festival de luz traz. Dependendo da energia do ano que está sendo festejado, uma energia ou outra é mais enfatizada no período.
Saiba mais :