Centaury — um floral para quem tem dificuldade em dizer “não”
Manifestado em pessoas gentis e de bom coração, o floral Centaury é conhecido como aquele que liberta e encoraja quem sofre com a dificuldade em dizer não. Não somente em questões amorosas, esse é um perfil que se manifesta e se alastra por todas as áreas da vida de um indivíduo, que pode abrir mão de seus próprios sonhos em função dos sonhos de um outro alguém.
Conheça aqui os 38 florais e as suas aplicações!
Se esse é o seu caso ou está evidente na vida de alguém que conhece, veja como identificar um perfil Centaury e então administrar corretamente o floral como forma de tratamento e libertação.
Centaury, o floral para a dificuldade em dizer não
Criado pelo Dr. Edward Bach, o floral Centaury tem como principal função trazer a coragem e a autodeterminação àqueles que se sentem escravos dos caprichos alheios. Em muitos casos, são recomendados a pessoas que simplesmente gostam de ajudar, mas que inevitavelmente encontram alguém que passa a tirar proveito de toda essa bondade.
É possível que uma pessoa tenha a personalidade Centaury ou apenas esteja passando por um estado onde essas características estejam mais evidentes. Independentemente do caso, o floral é indicado para que o indivíduo pare de negligenciar suas reais vontades apenas para satisfazer pedidos, favores ou necessidades de outras pessoas.
Como resultado do tratamento com Centaury, há um melhor desenvolvimento da coragem, sem que isso torne o paciente alguém fechado ou calejado. Dentre os benefícios, o floral também auxilia na demarcação de limites, bem como na criação de espaço para si próprio. Diante do tratamento com Centaury e acompanhamento com um psicoterapeuta, é possível se libertar das amarras impostas por desejos e ordens de outras pessoas.
Clique Aqui: Agrimony — o floral que revela e apazigua o sofrimento interior
A personalidade Centaury
Se não você, provavelmente alguém muito próximo de sua convivência costuma comprar tudo o que um vendedor oferece, por receio de dizer não. Evidentemente, essa é a uma pessoa com personalidade Centaury.
Eles dificilmente se negam a fazer algo por alguém, muito menos impor limites. Por vezes, ao se depararem com pessoas inescrupulosas, podem ser feitos de capacho e entrar numa relação de abusos e explorações.
Em algumas situações, onde a personalidade Centaury se torna ainda mais difícil para a vida do indivíduo, este simplesmente evita entrar em qualquer tipo de disputa. Como forma de se proteger e agradar o outro lado, passa a copiar gestos, falas, comportamentos e até mesmo pontos de vista — mesmo que no fundo não compactue com essas ideias.
Como consequência, temos pessoas que abandonam seus próprios propósitos em função de um outro alguém. Isso pode acontecer em meio a relações amorosas, familiares ou ainda no ambiente profissional. Quando essa prisão se instala, perde-se a alegria e inúmeras oportunidades que poderiam estar vivendo.
Sempre em busca de aprovação e de preencher um ego fragilizado, eles agradam incansavelmente o próximo com a intenção de receberem reconhecimento e aprovação. É possível identificar um Centaury esgotado quando este reclama constantemente de cansaço e pode até adoecer, devido a uma evidente baixa vitalidade.
De um modo geral, os Centaurys são caracterizados como dotados de fraqueza e insegurança, o que os coloca nas mãos de outras pessoas. Tendem a ser pessoas muito prestativas, obedientes e de inegável boa índole. Cheios de boa vontade, eles se dedicam totalmente a tentar agradar e se esquecem de seus próprios desejos e necessidades.
Clique Aqui: Beech — o floral dos intolerantes perante as diferenças
Para quem é indicado?
Marcados pela carência e a necessidade de aprovação, essas bondosas pessoas necessitam do tratamento com o floral Centaury como forma de retomarem suas vidas. Sua utilização é indicada aos que apresentam os seguintes comportamentos (podendo ser 3 deles ou mais):
- São incapazes de negar um favor ou pedido;
- Procuram incansavelmente agradar o próximo e receber aprovação em troca;
- Possuem ego fragilizado;
- São dependentes do afeto alheio;
- Costumam abandonar seus próprios objetivos de vida;
- Ficam frequentemente “presas” em relações abusivas;
- Podem começar a imitar outras pessoas como forma de aproximação ou evitar conflitos.
De acordo com as palavras do próprio criador do floral, Dr. Edward Bach, Centaury é indicado às pessoas que se encaixam em algumas características básicas, como:
“Para pessoas dóceis, silenciosas e meigas, que são demasiadamente ansiosas para servir os outros. Eles se excedem em seu empenho para agradar os outros. Seu desejo torna-se tão grande que se transformam mais em escravos do que em ajudantes prestimosos.
Sua natureza boa as conduz a fazer mais do que a sua parte do trabalho e, ao fazerem isso, negligenciam sua própria missão nesta vida.”.
Saiba mais :