Chi Kung: a prática chinesa que você precisa conhecer!
O Chi Kung é uma prática chinesa de origem taoista que está cada vez mais sendo difundida no ocidente. Ela se resume em movimentos parecidos inicialmente com os do yoga, entretanto ela é mais ampla e rebuscada com influências diretamente da natureza, dos animais, das formas de montanhas, dos movimentos astrais, entre outros.
Chi Kung: o que significa?
Em sua essência o termo Chi Kung veio dos ideogramas chineses: 气功 (em pinyin: “qigong”). O qi (气) sendo a energia vital Qi do ser humano e o gong (功) o nosso trabalho físico e pessoal. Ou seja, o Chi Kung foca sobre a nossa capacidade própria de desenvolver corpo e mente de acordo com a nossa energia vital.
Clique Aqui: Medicina chinesa: por que conhecer?
Chi Kung: inspirações
Esta arte milenar chinesa se espelhou muito – e sobretudo – nos movimentos dos animais. Um dos principais é o Grou, uma árvore que se parece com uma garça e é considerada sagrada tanto na China quanto no Japão. Alguns movimentos do Chi Kung usam os movimentos desta ave, como o do levantar a cabeça e abrir as pernas, para que possamos harmonizar todo o nosso corpo em direção vertical.
E um outro animal, é a tartaruga. Um dos exercícios mais conhecidos e com mais resultados do Chi Kung é o da respiração da tartaruga. Quando foi percebido que estes animais vivem quase 200 anos, os taoistas começaram a estudá-los e chegaram à conclusão que sua respiração era diferente, com longa inspiração e expiração pausada, às vezes até mesmo com curtos intervalos.
Benefícios de se praticar essa prática chinesa
O Chi Kung é perfeito para nós que vivemos no ocidente, sobretudo pela alta carga de trabalho. Ele ajuda com o:
- Estresse – reduzindo muito as energias negativas que se acumulam durante o dia.
- Sono – dá uma noite de sono muito mais tranquila e favorece a nossa mente a trabalhar melhor durante a manhã.
- Campo enérgico – o nosso campo enérgico fica muito mais leve e começamos a sentir o nosso corpo mais solto e suave.
- Campo emocional – nossas emoções se tornam mais límpidas e claras para nós mesmos, ou seja, acabamos nos conhecendo mais em exercícios de autorreflexão.
- Dores – qualquer tipo de dor começa a ser reduzida após o início da prática de Chi Kung. Enxaquecas, dores na costa e coluna são as primeiras a desaparecer.
Saiba mais :