Cinco de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No quinto arcano menor da série de Ar, Vênus rege Aquário. Isso enfraquece o foco e clareza, e o resultado é desastroso. Vale a máxima: “o primeiro lugar onde você é derrotado é em sua cabeça”. Confira tudo sobre o Cinco de Espadas!
O Cinco de Espadas no Tarot
Na carta vemos três escudeiros. Dois desistem de suas incumbências, derrubando no chão e abandonando as espadas de que eram encarregados.
Aquelas tarefas se tornaram pesadas demais. A força foi suplantada pelo peso das atribuições. Eles se voltam para o mar (onde seus sentimentos não contribuem para organizar seus pensamentos). Em primeiro plano, um escudeiro mantém-se firme e com boa disposição. O vento bate forte em seu rosto e cabelos, indicando que ele está se movendo em pleno elemento Ar, usando seu raciocínio para resolver problemas – e está conseguindo. Está enfrentando o Ar com uma atitude interna forjada a partir da Razão. Nem parece cansado.
Ele sabe que tem um certo tempo em que sua missão pode ser cumprida. Não precisa tentar carregar de uma vez todas as espadas que encontrar. Ele colhe o quanto pode carregar. Depois, pode voltar para recolher as demais. Seu tempo rende, sua energia se preserva e ele mantém seu cargo.
Numa tirada, esta carta alerta que você corre o sério e perigoso risco de perder comunicação com sua alma. Quando a “severidade invisível” das emoções negativas nos faz sucumbir, a derrota é duplamente vivida. Porque, além de não completarmos a tarefa, sofremos humilhados com a sensação de fracasso. O medo primordial de falhar (e ser metaforicamente “eliminado”) passa a se traduzir em todos nossos gestos, e começa a reproduzir todos nossos medos, enquanto nos afundamos mais.
Você acaba personificando a energia de quem estiver torcendo contra, porque absorve e manifesta sua negatividade. Pior: como num jogo de espelhos, sua mente inferior começa a repetir e reproduzir todas essas negativas, criando um condicionamento inoperante em você em relação a si mesmo. Sua autoestima cai por terra, junto com sua reputação.
As circunstâncias vividas estão testando você, colocando você contra si mesmo. Você se sente diante de si uma “missão impossível”? Está tão angustiado com a sobrecarga que dorme sob o peso das espadas e acorda tropeçando nas que deixou cair pelo chão? Está sentido um medo paralisante de falhar?
O controle do tempo é chave para encontrar seu ritmo. Estabeleça uma agenda, crie uma programação, divida a tarefa maior tarefas menores. Faça uso sistemático de ferramentas de suporte à organização mental: calendário, planilha, lista. Siga conforme o plano. Mantenha o seu compromisso consigo mesmo em nome de sua sanidade mental, sua integridade física e emocional. Realize um pouco por dia – mas não pule um dia, seja fiel e consistente. Não pare no caminho choramingando porque pode não conseguir.
No reino de Ar, manejar uma espada é uma alta arte. Requer muito treinamento, destreza, força e constância. Ao final de cada dia cumprido, cada tarefa finalizada, seu poder pessoal estará reabastecido, e sua fé em si mesmo será restaurada.
Saiba mais :