Cinco de Ouros e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Progredindo na trajetória do elemento Terra, identificamos mais um arcano em que o elemento se mostra debilitado. Mercúrio é genial, mas disperso demais, não consegue lidar com o peso e as exigências de estabilidade de Touro. O resultado é o Cinco de Ouros.
O Cinco de Ouros no Tarot
A carta mostra duas figuras vagueando pela neve em situação precária: vestem farrapos, estão sem sapatos. Uma porta ferimentos, outra se escora em muletas. O desalento toma conta de tudo.
Atrás delas, o vitral suntuoso da catedral iluminada por dentro contrasta com sua miséria. No entanto, ali não encontram abrigo. Nenhuma instituição as acolhe neste momento – família, Estado, Igreja, autoridades competentes. Elas só têm uma à outra. Uma das personagens eleva o olhar para o alto, invocando misericórdia divina, que claramente não se encontra dentro da Igreja. A outra olha desanimadamente para o chão.
O prognóstico deste arcano é nitidamente dramático e ruim. Numa tirada, esta carta alerta para um revés da sorte, com implicações na saúde e na vida social. Sensação de se tornar um excluído, à mercê do destino.
“Desgraça atrai desgraça”. Nada é tão ruim que não possa piorar – e para não piorar é possível ajustar a conduta.
Primeiramente, não caia na armadilha da vitimização, mesmo com motivos para desânimo. Você está descrente, e há grande chance de entrar em depressão. Lute. Monitore sua saúde. Não perca de vista que precisa se alimentar, se abrigar, se preservar. Não permita que tudo se deteriore. Arraste-se, se necessário for, mas permaneça em pé.
Muitas vezes é preciso recomeçar do zero. Talvez seja hora de mudar de segmento, de lugar, de vida, e até de amigos. Quanto mais você se mantiver apegado à ordem anteriormente vivida (como o 4 de Ouros já sugeria), mais vai se sentir acometido pela desgraça.
Reconheça quem ainda estende a mão para ajudar, mesmo que a contribuição não pareça expressiva. Às vezes, quem oferece, está dando tudo o que tem – na carta, é o caso da pessoa com as muletas. É na adversidade que se reconhecem os verdadeiros amigos. Esses poucos devem ser apreciados porque seu o suporte é legítimo.
Há possibilidade de um cálculo malfeito. Então, “não conte com o ovo dentro da galinha.” No trabalho ou na carreira, pode haver perda de emprego. Expectativas de sucesso podem ser frustradas – a promoção que esperava não sai, o projeto não é aprovado, a contratação não acontece, o prêmio vai para outra pessoa.
Nas finanças, muita chance de apostar num mau investimento. Ou um empréstimo realizado que nunca retorna, ou uma herança que não recebe. No extremo das consequências, a falência vem acompanhada de desmoralização social, como acontece no caso da ruína financeira. Não faça dívidas. Quando terminar de atravessar este momento vai compreender que muitas vezes a história da decadência começa com um passo largo demais.
Num relacionamento, uma das pessoas não está contente, e provavelmente considera que poderia estar melhor em outra situação. A outra parte experimenta desvalorização, rejeição e carência. Sua presença parece não comover seu parceiro, e essa dinâmica também faz com que o relacionamento adoeça, em vez de se fortalecer. Hora de refletir sobre a solidão e sobre qual destes papéis você está desempenhando em sua vida pessoal.
Saiba mais :