Cinco de Paus e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Dando sequência à série, no Cinco de Paus o elemento Fogo manifesta conflito e instabilidade. Saturno está em Leão, então há “mais cacique do que índio”.
O Cinco de Paus e seu significado no Tarot
A imagem da carta passa impressão de confusão. Cinco homens munidos de bastões – tão descoordenados, que não sabemos se estamos diante de uma disputa, um jogo ou uma simulação de luta. Falta destreza. Parecem mais meninos do que homens, desajeitadamente atropelando uns aos outros.
Numa tirada, o sentido do Cinco de Paus fica um tanto aberto ao contexto. O Fogo se relaciona à esfera do lar, comunidade, projetos, empreendimentos, local de trabalho. Em todos esses enquadramentos é preciso agir em sinergia para se chegar a algum lugar, ter progresso. Porém, em vez de promover união, aqui o Fogo queima em vão, virando cinza e fumaça – e deixando todo mundo irritado.
Pode ser uma “baguncinha organizada”, em que as pessoas competem sem saber exatamente por quê, ou sem ter muito jeito para a tarefa que pretendem executar. Pode se aplicar a uma competição: um jogo, um treinamento atlético, uma triagem preliminar entre novatos.
Mas também cai perfeitamente para situações em que as pessoas se acotovelam pela liderança, tentando se impor, mas nenhuma real competência, então não é dado um direcionamento a toda energia em ação. O embate dá um nó em si mesmo, e ninguém sai do lugar – porque ninguém sabe, mas ninguém cede.
Num cenário de família, sugere muitas posturas conflitantes, pessoas entrando em desacordo. Ou simplesmente falta sincronia e organicidade, cada um age como dá na telha, sem levar em consideração os outros, e a união se quebra – mesmo que não haja confronto violento.
Analise como você poderia desenvolver um aperfeiçoamento de suas habilidades a ponto de suas competências falarem por si. Um bom resultado economiza muitas palavras.
Você sente pressão para ser o melhor, ter a voz da razão, dar a última palavra? Associa “ceder” com perda de território ou enfraquecimento de autoridade? De onde vem essa cobrança? Não está cansado?
Se as pessoas em seu ambiente estabelecem rivalidade, antes de engajar no “jogo” delas, veja se vale a pena. Quem sai ganhando, leva o quê, exatamente? O que isso tem a ver com seu conceito de progresso?
Quando muitos lados entram em dissonância não ocorre cisão trágica, mas a dinâmica é desgastante. “Nunca lute com um porco. Você sai enlameado, e o porco adora.”
Saiba mais :
- Numerologia + Tarot: descubra seu arcano pessoal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo