Ultimate Gray e Illuminating: as cores Pantone de 2021
Diante da falta de esperança que assolou o ano histórico que foi 2020, a gigante Pantone elegeu a cor que vai reinar em seus produtos — e ditar tendência — ao longo de 2021. A surpresa aqui é que não apenas uma cor foi eleita, mas duas tonalidades independentes, mas complementares, que têm muito a dizer sobre o momento que estamos vivendo (e que desejamos para o futuro).
Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, a marca buscou refletir a realidade, reunindo nossas angústias, mas transformando cada uma delas em esperança e previsões para tempos melhores.
Pela segunda vez em 22 anos, a Pantone Color Institute selecionou duas cores para representar um ano. Em 2021, a tonalidade PANTONE® 17-5104 Ultimate Gray, surgirá como uma proposta para inspirar bases sólidas, concretas; enquanto a PANTONE® 13-0647 Illuminating contrasta num amarelo brilhante que evoca o calor do Sol e o espírito da alegria.
Descrito pelo instituto como “um casamento de cores que transmite uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante”, o Ultimate Grey e o amarelo ensolarado Illuminating servem a um propósito específico. “Cada um deles tem seu próprio aspecto emocional, o cinza sendo o que mais apoia e solidifica, a base prática de que precisamos, e o amarelo é sobre esperança, sol e ânimo”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto à revista Time.
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O que influenciou na escolha das cores?
O fato de duas cores terem sido escolhidas como representantes de 2021 não foi ao acaso, por indecisão ou aleatoriedade. Na verdade, uma metáfora muito relevante pode ser extraída dessa seleção: uma luz no fim do túnel.
Depois da Living Coral em 2021 e do Classic Blue em 2020, essas novas tonalidades possivelmente não eram bem o que as pessoas imaginavam — já que talvez sugerissem algo que representasse a escuridão dos tempos em que estamos vivendo —, mas elas trazem à tona exatamente o que precisamos.
“Nenhuma cor conseguiu entender o significado deste momento”, disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. “Todos nós percebemos que não podemos passar por isso sozinhos. Há uma compreensão mais profunda dentro de nós, de como precisamos uns dos outros, de apoio emocional e esperança.”
Essa foi a primeira vez que o cinza ganhou destaque entre as cores do ano, e a segunda vez que o amarelo fez as honras.
Para esse prognóstico, diversas tonalidades de cinza foram analisadas; considerando que todos nós estávamos imersos em pelo menos uma delas. Foi aí que o veredicto chegou no Ultimate Gray, um tom neutro. Ele não é um cinza escuro que sugere sombra e tempestade; também não é o cinza suave e luxuoso de marcas como Dior.
Este é o cinza da sabedoria (das barbas grisalhas), da inteligência (massa cinzenta) e que representa construção, estabilidade e solidez.
Por outro lado, aquilo que traz confiança a uma pessoa, pode deprimir a outra — e até esse fator foi levado em consideração; por isso a escolha da segunda cor, Illuminating. Ela não é um amarelo ovo como foi Mimosa (a cor do ano de 2009), nem um amarelo “marca texto”, muito menos um “venha para a luz”, que denota vida após a morte.
A segunda escolha da Pantone para o ano de 2021 é símbolo de felicidade, energia, vivacidade, esperança, sorriso no rosto e o aconchego da luz solar — tudo o que a gente precisa para enfrentar o futuro que nos aguarda.
Pandemia, crises políticas, econômicas, ambientais, sociais e até mesmo as notícias sobre as vacinas contra o Coronavírus reforçaram a escolha da Pantone por essas cores. E ainda que nossos dias atuais continuem cinzentos, o futuro tem tudo para ser solar!
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