Colar de âmbar: conheça os benefícios (e riscos) para bebês e adultos
Remontando aos primórdios da humanidade, o âmbar era considerado amuleto e pedra de cura por diversos povos. Nos dias atuais, seu uso é cada vez mais frequente em crianças e adultos por suas propriedades revitalizantes e curativas. Entenda os benefícios do colar de âmbar e como você pode extrair o melhor dessa pedra milenar.
Os benefícios do colar de âmbar
Ainda que não exista nenhuma comprovação científica a respeito dos benefícios do colar de âmbar, aqueles que fazem uso do acessório afirmam que os efeitos são reais!
De origem vegetal, o âmbar é uma resina que se tornou fóssil há aproximados 50 milhões de anos e é encontrada na região dos Bálticos — lembrando que as propriedades do acessório só valem se as pedras forem dessa localidade.
Disponível também em pulseiras e tornozeleiras, o âmbar em contato com a pele aquele e libera ácido succínico. Essa substância, quando absorvida pelo organismo, acelera o processo de cura natural, fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso, melhora o metabolismo e equilibra as energias do corpo.
Clique Aqui para saber mais sobre Pedras e Cristais!
Benefícios do colar de âmbar para bebês e crianças
Muito utilizado para amenizar as dores e desconfortos durante a fase de dentição, o colar tranquiliza e muitas vezes dispensa o uso de medicamentos. Dentre os benefícios estão:
- Reduz os processos inflamatórios da gengiva, garganta e ouvidos;
- Possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias;
- Atua como calmante natural, descartando o uso de remédios;
- Estimula o sistema imunológico, acelerando a recuperação de gripes e febres.
Benefícios do colar de âmbar para adultos
Nos adultos seu uso também é muito popular, e pode auxiliar não somente em questões físicas, mas emocionais e espirituais.
- É um antibiótico e anti-inflamatório natural;
- Estimula e melhora o sistema imunológico:
- Possui propriedades antioxidantes, auxiliando na alcalinização do sangue;
- No campo espiritual, neutraliza energias negativas e ataques psíquicos, permitindo que o corpo se cure;
- Promove vitalidade;
- Equilibra as energias do corpo por agir diretamente no 3º Chakra;
- Alivia o estresse e a ansiedade.
Como usar o colar de âmbar
Com recomendações válidas tanto para os bebês quanto para os adultos, é preciso seguir algumas formas de uso se quiser obter o máximo do seu colar.
- Mantenha seu colar sempre em contato com a pele, e pelo máximo de tempo possível. Ou seja, ele deve ser usado por baixo de uma camiseta ou por debaixo de calças no caso de tornozeleiras de âmbar;
- Utilize a pedra sempre próxima ao local de maior desconforto. Se você sofre de dores de cabeça, estresse ou dores no pescoço, prefira o colar. No caso de desconforto nas pernas ou pés, use uma tornozeleira. Para problemas no pulso, mãos e braços, opte por uma pulseira de âmbar;
- Certifique-se que a sua joia de âmbar é confeccionada por âmbar do mar báltico, pois este contém uma maior concentração de ácido succínico.
Clique Aqui: Conheça o significado e as propriedades do âmbar
Como testar a autenticidade do seu colar de âmbar
Existem diversas técnicas para testar se o âmbar é legítimo ou não. Veja alguns dos métodos mais eficazes:
- Adicione uma ou duas gotas de álcool ou acetona em uma conta do colar. Se ela se tornar viscosa, pegajosa ou mudar de cor, é porque o âmbar não é verdadeiro;
- Misture duas partes de água para uma de sal e mexa. Coloque uma pedra de âmbar na solução e, se ela boiar, é autêntica;
- Preste atenção à sensação do âmbar ao toque. As imitações confeccionadas em vidro têm aspecto frio, enquanto o âmbar verdadeiro é morno.
Medidas de segurança para usar o colar de âmbar em bebês
Nos bebês, o colar de âmbar vem ganhando fama entre as celebridades. Mas além da popularidade e dos benefícios já listados, é importante ressaltar que existem riscos para os pequeninos, como estrangulamento e asfixia.
Caso opte por comprar um colar para o seu bebê, acompanhe o uso de perto. Procure prestar atenção à relação do bebê quando o objeto for colocado: se ele tentará puxar, se sentirá incomodado ou não terá reação.
Quanto mais cedo a criança começar a usar o acessório, maiores são as chances de que se acostume e não tenha o reflexo de retirá-lo. Mesmo assim, é importante observar o uso e pensar sobre deixar ou não o bebê com o colar durante a noite. Confira outras dicas de segurança:
- Independentemente da idade, recomenda-se que o colar de âmbar tenha entre 33 e 36 cm para que não fique nem frouxo nem muito apertado;
- O fecho deve ser de rosca e coberto por âmbar. Assim o bebê não conseguirá abrir;
- O fio do colar deve ter um nó entre cada conta. Assim, caso se rompa, apenas uma pedra irá cair;
- Durante a noite, retire o colar ou coloque-o no tornozelo do bebê, dando duas voltas.
Saiba mais :