Como distanciar emoções nocivas de momentos decisivos?
Em muitas ocasiões é preciso saber distanciar emoções nocivas e criar um equilíbrio entre as reações para seja possível pensar com clareza sobre os fatos. Isso faz com que haja tempo e condições para que sentimentos como a raiva percam força e não interfiram no julgamento. Não há um regra exata para criar esse afastamento, e os métodos e resultados variam muito de acordo com as personalidades individuais. Mesmo assim, é possível seguir algumas orientações e indicações que podem ajudar a separar as emoções intensas de certos momentos decisivos.
Mesmo que responsáveis pelo sentimento de empatia e pelos prazeres de se viver a vida, por vezes as emoções se tornam incontroláveis, nos levando a atos e decisões impensáveis. Esse comportamento certamente pode ser o start de problemas ainda maiores, principalmente quando se está diante de uma situação onde é preciso usar a razão e não é permitido ser levado por um turbilhão de emoções.
Dicas para criar uma distância emocional de situações nocivas
Em alguns momentos das vida, as emoções humanas podem se mostrar um grande problema de administração interna. Tal atribuição acontece pelo fato destas derem as maiores motivadoras dos homens, responsáveis por grandes conquistas, feitos antes inimagináveis e basicamente, tudo o que faz o mundo avançar.
Como distanciar emoções nocivas – Paciência
A primeira regra é saber desenvolver sua paciência e não ser afoito em resolver todos os problemas de uma só vez. O tempo é um grande aliado para amansar emoções que queimam como pólvora, rápida e intensamente; perdendo força, surge a clareza de pensamento e o julgamento coerente.
Limites
Conhecer seus próprios limites é fundamental para não deixar que eles sejam ultrapassados e transbordem descontroladamente. É preciso reconhecer quando a luz amarela de alerta se acende e parar antes que a vermelha tome o seu lugar, emanando uma cegueira temporária sobre tudo o que há em seu entorno.
Diante de um momento “fora do sério”, é recomendado que se afaste e tire um momento para refletir, adiando qualquer decisão importante quando possível. É fundamental não deixar que ações definitivas sejam tomadas sobre emoções temporárias.
Como distanciar emoções nocivas – Controle
Outra questão importante a ser sempre lembrada é que seu domínio se estende até si mesmo, ou seja, você tem controle sobre si próprio e suas atitudes, mas não pode controlar os que estão ao redor, mesmo que seja capaz de guiar e orienta-los da melhor forma possível; ao final, cada um será responsável por suas próprias decisões.
Compreender isso é relevante para que não seja atormentado por situações fora das expectativas esperadas. Ao entender a causa do que deu errado, a culpa não deve recair toda sobre os seus ombros.
Leia Também:
- As 10 doenças mais nocivas e espiritualmente transmissíveis
- Cuidado com a pressa. Ela pode adoecer o seu corpo e a sua mente
- Lowconsumerism: a análise espiritual do consumismo