Como fazer uma prece a um Orixá, não sendo da Umbanda ou Candomblé?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Primeiramente, temos que conhecer um pouco sobre sua origem: os Orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé; alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô, Iansã, entre outros.
Os Orixás detêm axés vinculados à natureza. A palavra axé é de abrangência extraordinária e, entre os muitos significados, está a vida, o poder e a energia. O axé é a metafísica. Nas religiões africanas, o axé do Orixá define o seu poder.
Vamos conhecer alguns dos Orixás mais populares?
- Exú: mensageiro entre os homens e os Orixás, guardião da porta da rua e das encruzilhadas. Só por meio dele é possível invocar os demais Orixás. Dia da semana: segunda-feira;
- Oxalá: Orixá da criação. É o Orixá que criou os homens. Obstinado e independente, é representado de duas maneiras: Oxaguiã, em seu aspecto jovem, e Oxulafã, o ancião. Dia da semana: sexta-feira;
- Ogum: Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. No Brasil é conhecido como guerreiro. Sabe trabalhar com metal e, sem sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso. Dia da semana: terça-feira;
- Oxóssi: Orixá do conhecimento e da floresta. É representado com arco e flecha. Dia da semana: quinta-feira;
- Iemanjá: considerada a orixá dos mares e oceanos. É a mãe de todos os orixás e representada com seios volumosos, simbolizando a maternidade e a fecundidade. Dia da semana: sábado;
- Xangô: Orixá do fogo, do trovão e da justiça. Diz a tradição que foi rei de Oyó, cidade da Nigéria. É viril, violento e justiceiro. Castiga mentirosos e protege advogados e juízes. Dia da semana: quarta-feira;
- Iansã: Orixá dos ventos e das tempestades. É a senhora dos raios e dona da alma dos mortos. Dia da semana: quarta-feira.
Obs.: Existem muito mais Orixás, dei exemplos de alguns, como Nanã, Obaluiaiê, Oxum, dentre tantos outros. Indico um estudo mais aprofundado antes de realizar qualquer ritual, oferenda ou associação; esta é a apenas uma abordagem superficial sobre os Orixás — eles representam muito mais do que isso tudo.
Oração para o seu Orixá
Daí você me pergunta: mas não sei qual é meu Orixá, como vou fazer uma prece ou oração?
Primeiro, conheça um pouco mais de cada um dos Orixás, depois vou pedir para se sentar em um lugar tranquilo, meditar um pouco e sentir à sua volta. Faça um estudo dentro de você. Seus pontos fortes, o que precisa ser melhorado, e sinta o que mais você tem afinidade.
Isso não significa que você encontrará o seu “Orixá de cabeça”. Mas pode ser o que você esteja precisando de determinada entidade no momento atual de sua vida. Para saber qual Orixá rege na sua vida, é necessário jogar búzios com alguém que entenda do assunto e seja de confiança.
Após a primeira conexão com Orixá, você poderá acender uma vela — consoante à sua energia — e começar uma conversa agradecendo pelo dia, pela saúde e pela vida. Fale para ele que você gostaria de ter uma aproximação maior na sua vida com a espiritualidade e que ele pudesse acompanhar você nesse processo de evolução espiritual. Você pode fazer uma oração à sua maneira, mas deixarei um exemplo:
Orixá, neste dia te peço força e sabedoria.
Faça-me olhar o mundo com olhos de amor, ser paciente, compreensivo e prudente.
Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Obrigado por estar comigo, Sempre!
Veja também:
- Mercúrio, o planeta regente de 2022: confira as previsões e trânsitos para este ano
- Arcano regente de 2022: Os Enamorados age, vibra, integra e conecta
- Fases da Lua 2022 — Calendário, tendências e previsões para o seu ano