Como identificar sintomas de depressão?
No mundo de hoje vivemos com a nítida sensação de que os dias passam mais rápido do que antigamente. Temos uma agenda repleta de tarefas e responsabilidades que precisamos cumprir. O resultado disso é uma vida estressante que pode contribuir para o aparecimento de doenças.
Algumas dessas doenças afetam o nosso estado psicológico. Passamos por dias tristes, mas isso é totalmente normal. O problema acontece quando essa tristeza não vai embora, é persistente e a depressão aparece.
Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão é um problema para muita gente. Em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Só no Brasil 11 milhões foram diagnosticados com a doença.
O problema é que, para muitos, depressão é vista como “frescura” e não como uma doença que precisa de toda a atenção e de tratamento também. Ainda hoje, em pleno século XXI, ainda existe o preconceito de que pessoas que frequentam o psiquiatra são “loucas” e que tudo pode ser resolvido com força de vontade.
Se você desconfia que alguém próximo está sofrendo com a doença ou até mesmo pensa que isso pode estar acontecendo com você, preste atenção nestes sinais e fique mais preparado para ajudar ou buscar ajuda.
6 sinais de depressão
-
Memória distorcida
Quando relembramos fatos do passado os sentimentos daqueles tempos ficam mais presentes em nossa memória. Mas quando uma pessoa está depressiva, essas lembranças podem ser dolorosas e muito confusas. Isso acontece porque a doença mexe com a memória, deixando-a realmente confusa.
Isso faz com que a pessoa depressiva se lembre dos acontecimentos de maneira vaga e ainda inclua nessas memórias fatos negativos que podem não ter acontecido. Ou seja, o depressivo cria um passado diferente.
-
Tristeza e irritação
A pessoa deprimida tem como característica clássica a tristeza. Se alguém que conhece estiver há algum tempo aparentando uma tristeza muito grande e até uma irritação constante, é importante perceber até onde todos esses sentimentos são considerados normais.
Se nada mais agrada, seja sair para jantar no restaurante predileto, ou estar com os amigos em alguma atividade que antes dava muito prazer, a pessoa pode estar deprimida. É que a depressão causa uma sensação de cansaço contínuo e falta de vontade de realizar qualquer coisa.
-
Sentimento de culpa
Um outro sinal que as pessoas que sofrem de depressão costumam apresentar é o de sentimento de culpa. Todos nós já nos sentimos culpados por coisas que fizemos, não é mesmo? Mas quando essa sensação de que tudo o que se faz parece trazer consequências desastrosas, é melhor prestar atenção. Quem enfrenta uma depressão costuma se culpar muito e acredita que tudo de ruim que está acontecendo na sua vida vai durar por muito tempo.
-
Reclamar em excesso
Reclamar não é um problema. Todos nós reclamamos de uma coisa ou outra de vez em quando. Mas quando esse comportamento se torna muito constante, ele pode ser um sintoma da depressão.
A pessoa deprimida não consegue enxergar uma luz no fim do túnel: vive cansada, irritada, com pensamentos confusos e tomada de sensações negativas o tempo inteiro. Então, passa a reclamar de absolutamente todas as coisas, porque tudo ganha um aspecto ruim. Ela se sente sozinha e muito triste.
Claro que tem gente que gosta de reclamar. Mas se esse comportamento não era algo comum e se tornou um excesso, é bom ficar atento e procurar ajuda. O importante é conhecer a pessoa e assim identificar quando essas mudanças no jeito de ser podem esconder uma depressão.
-
Dores físicas
O corpo pode dar algumas pistas de que a mente não está bem. Aquela dor de cabeça que virou rotina, noites de insônia… A pessoa deprimida pode perder muito peso porque passa a sentir sintomas de indigestão. O coração também avisa quando alguma coisa está errada: depressivos costumam sentir o coração acelerar.
-
Pensar em morte
Um dos sintomas mais preocupantes da depressão é a ideia de morte. A pessoa depressiva deixa de enxergar o lado bom da vida e é como se simplesmente nada mais fizesse sentido.
Ela não se reconhece mais. O que antes dava prazer, agora não parece mais agradável. São dias e mais dias de frustração e de cansaço físico e mental.
Um turbilhão de sentimentos negativos que tomam conta da mente, agridem o corpo e fazem com que ela se sinta incompreendida pela outras pessoas pois, na verdade, só ela sabe pelo que está passando. E então surge o sentimento de solidão profunda.
Com um cenário nada animador, essa pessoa passa a acreditar que viver não vale mais à pena e começa a pensar na morte como uma solução para todos esses problemas.
Se identificou com a maioria dos sintomas ou conhece alguém que pode estar passando por isso? Então marque uma consulta com um profissional. Só ele poderá dizer se você ou seu amigo, familiar, está passando realmente por uma depressão e precisa de cuidados médicos.
Saiba mais :