Hora de montar a árvore de Natal: já sabe como preparar a sua casa?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Natal representa algo mágico e preparar a casa é uma forma de absorver essa energia e deixar fluir as coisas boas que o espírito natalino simboliza
Os panetones estão nos mercados há alguns meses, guirlandas começam a aparecer novamente nas portas, as casas começam a ganhar luzes e a família já está planejando o cardápio da ceia e a lista de presentes. É Natal! Ou quase. A tradição de enfeitar a casa faz parte da data, apesar de que sempre que a época se aproxima surge a dúvida: quando devo começar?
Segundo a tradição cristã, a árvore e demais enfeites devem ser montados no primeiro domingo do Advento, que é o período de quatro semanas que antecedem o Natal. Em 2021, esse dia será dia 28 de novembro. É uma forma de preparação para o nascimento de Jesus que se aproxima.
A arquiteta Mariana Coppo explica que o primeiro passo na preparação da casa é escolher qual sentimento você quer transmitir. Em segundo, decida qual estilo de decoração você quer, se uma clássica, lúdica, elegante, minimalista ou outra. E, por fim, quais cores mais agradam. “O ideal é buscar manter a decoração no mesmo estilo e paleta de cores. O único lembrete necessário é evitar o uso excessivo de luz e de objetos decorativos, pois podem prejudicar o conforto dentro do ambiente. Porém, não se esqueça que acima de tudo, a melhor decoração de Natal é aquela que te deixa feliz”, comenta Coppo.
Como os enfeites são bem característicos da data, é comum que fiquem guardados por um longo período. Por isso, é importante separar os objetos que serão utilizados para que se faça uma limpeza adequada, assim como separar os locais da casa que receberão uma decoração especial.
Além de decorar o ambiente, a árvore é o ponto alto da data e a mais amada pelas crianças. Por isso, o melhor ponto da casa para montar é o espaço com maior visibilidade, de preferência onde as visitas são recebidas. Por falar em criança, elas também precisam ser consideradas na hora da escolha da decoração.
“Se tiver criança em casa, o melhor e mais seguro a se fazer é deixar a árvore em um canto, perto da parede e longe de cortinas para evitar que alguém a derrube e provoque algum acidente. Se isso não for possível, lembre-se de colocar algum tipo de proteção em volta da base da árvore”, aconselha a profissional. Ela também recomenda atenção especial às decorações que exigem energia elétrica, comuns na época, para que não ocorra um curto-circuito, choques e até mesmo incêndio.
Em relação a parte estética, a arquiteta ressalta que é importante saber o limite entre decoração e saturação. “Evite usar todos os adornos que você possui com o tema natalino, foque em um estilo de objetos decorativos e em uma paleta de cores de sua preferência”. As cores clássicas do Natal são o dourado, a prata, o vermelho, o branco e o verde. Com relação à segurança, o recomendável é evitar usar velas reais, principalmente próximo a tecidos ou a árvore.
No que apostar esse final de ano?
Coppo dá algumas dicas do que está em alta para as decorações deste ano. Em relação às cores, “as Candy Colors e também o azul para a decoração de Natal. A cor rosa já está sendo usada desde os últimos anos e, pelo que tudo indica, veio para ficar”. Outra aposta é o “Pinheiro Slim”, caso você não tenha muito espaço para a árvore. As bandejas em camadas, Tyered Tray, é outra tendência que está chegando, sendo que não precisam ser usadas exclusivamente no período natalino, pois combinam com outras temáticas.
Apesar das tendências chamarem a atenção, a arquiteta lembra que “as tendências geralmente são usadas somente por um período de tempo. Se você quer manter a mesma decoração por vários anos, talvez a melhor opção seja usar a clássica”.
Dicas DIY
Mariana Coppo enumera algumas dicas que podem ajudar na hora de preparar e decorar o ambiente, de forma simples e econômica:
- Aposte nas cores clássicas: vermelho, verde, dourado, prata e branco
- Colocar pisca-pisca dentro de garrafas de vidro
- Pintar pinhas de prata ou dourado e colocar dentro de vaso de vidro
- Velas eletrônicas para decorar a mesa
- Apostar em vasos com flores vermelhas
- Decore suas janelas, jardins ou varandas para esbanjar alegria neste fim de ano
“É importante ressaltar que quando o assunto é decoração temática, menos é mais! Decore sua casa pensando no sentimento que quer transmitir, sem deixar de lado a funcionalidade. Casas excessivamente decoradas para o Natal, muitas vezes, possuem muita informação, emitem muita luz decorativa e isso atrapalha o bem-estar dentro do ambiente. Natal é época de carinho, felicidade e, sobretudo, harmonia, procure transmitir esses sentimentos pela sua decoração”, complementa a arquiteta.
Mas o que os símbolos natalinos representam?
Eles já estão por todos os lados, mas nem sempre sabemos o motivo de adotarmos tal item na decoração ou porque eles fazem tanto sucesso. Nada melhor do que descobrir o que os principais símbolos natalinos representam.
Guirlandas: as guirlandas simbolizam boas-vindas, tanto que em alguns países ficam expostas durante o ano todo na entrada das casas. Os materiais mais utilizados na confecção variam entre folhas secas, pinhas, bolas coloridas e outros artefatos.
Árvore de Natal: a árvore é o item que mais recebe atenção. Além de proporcionar a sensação de que realmente o Natal começou, ela também possibilita um momento em família, quando decorado junto, especialmente com as crianças. Na tradição, as pessoas enfeitavam as árvores para celebrar a chegada do inverno e o pinheiro é uma das poucas árvores que mantém as folhas verdes em baixas temperaturas, tornando-se a árvore símbolo do Natal. Pela sua resistência, o pinheiro simboliza vida e perseverança.
Estrela: geralmente colocada no topo da árvore, representa a Estrela de Belém. Na tradição cristã, a estrela foi quem conduziu os três reis magos ao local onde Jesus havia nascido.
Sinos: os sinos simbolizam o anúncio do nascimento de Jesus, convidando as pessoas para se reunirem e adorá-lo.
Presépio: é a representação do local onde Jesus nasceu, com a sagrada família, os três reis magos e os animais, simbolizando a união do divino com o terreno.
Vela: simboliza a fé, pois ela dissipa a escuridão e ilumina o ambiente.
Papai Noel: o bom velhinho tão esperado pelas crianças tem sua origem inspirada em um bispo turco chamado Nicolau, que tinha o hábito de presentear as pessoas mais necessitadas, deixando moedas próximas às suas chaminés. Com o passar do tempo, sua imagem ficou rechonchuda e roupas vermelhas adentraram o guarda-roupa, associada ao lado mais comercial e tornando-se um símbolo do Natal e do ato de trocar presentes.
Saiba mais :