Como são os casamentos não-católicos
É quase que consenso que o casamento é a instituição de uma união de almas, uma celebração do amor. O fato é que a cerimônia em si pode se dar de diferentes formas e há algumas variações entre os casamentos nas diferentes religiões existentes.
Celebração de casamentos não-católicos
Como o casamento católico é muito conhecido e sua cerimônia é muito conhecida, hoje iremos focar em falar como são as cerimônias de casamentos de outras religiões.
Clique aqui: Casamento Judaico- descubra todas as tradições e simbologias
Casamento no Judaísmo
As cerimônias de casamentos judaicos acontecem em uma tenda na qual ocorre a presença de 10 testemunhas masculinas. Além disso, uma cerimônia de casamento judaica nunca poderá se dar em um sábado ou outras datas religiosas.
Para a celebração da festa é montada uma mesa com bebidas e comidas que recebem a benção de um rabino. Além disso, durante essas cerimônias de casamentos judaicos, o vinho e as alianças são abençoadas. O casal então bebe uma taça do vinho e a mesma é então esmagada pelo noivo com o pé, e neste momento os convidados desejam felicidades.
A queda do copo nos casamentos judaicos traz um simbolismo. Ela representa a anulação da vida passada dos noivos, para que comecem a união livres de sentimentos de culpa.
Clique aqui: Casamento Cigano – conheça as tradições e curiosidades
Casamento Cigano
As cerimônias de casamentos ciganos trazem alguns elementos cheios de significado também usados no noivado: dois punhais, vinho, pão, um lenço vermelho, sal e uma taça de cristal.
O vinho, por exemplo, é usado para garantir que o casal seja sempre feliz. Já o sal e o pão representam a união, enquanto a taça é usada para que haja eterna harmonia entre o casal. Já o punhal traz o significado da comunhão do sangue dos noivos.
Clique aqui: Casamento Budista – como ele é celebrado? Descubra!
Casamento Budista
Na religião budista, o casamento não é um dever religioso, sendo uma opção para o casal.
As cerimônias não carregam excentricidade e são feitas após o casamento civil. Em geral, os noivos recebem a benção do monge budista no templo, sendo estes lugares abertos, com muitas árvores e contato com a natureza.
O monge não tem como papel oficializar a cerimônia de casamento, mas sim abençoar os noivos.
Clique aqui: Casamento Evangélico – confira como é realizado
Casamento Evangélico
Os casamentos evangélicos são realizados na igreja ou mesmo em um espaço para festas. Os noivos usam trajes tradicionais e a noiva é levada até o altar por seu pai por meio de um corredor direto. No final da cerimônia, ela é conduzida então pelo seu esposo pelo corredor esquerdo.
O pastor ou ministro é quem recebe o casal no altar e ele então fala a eles sobre a rotina do casamento e convida outros casais a participar daquele momento, voltando os pensamentos sejam voltados a felicidade dos dois. Após este momento, o pastor faz então as orações, são feitos os votos dos noivos e eles trocam as alianças.
Saiba mais :