Conforto, conexão e cura através dos Salmos
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A vida é feita de muitas lutas e, por vezes, a luta é contra uma doença. Todos estamos sujeitos a perecer, pois, nosso corpo não é feito para durar para sempre. A fragilidade da vida faz parte dos planos da encarnação na matéria, com os quais concordamos antes de encarnar, ou seja, estamos cientes de uma série de implicações que vem junto com a vida na matéria e a doença é uma delas. Confira os Salmos de conforto, conexão e cura.
“Eu admiro aqueles que conseguem sorrir com os problemas, reunir forças na angústia, e ganhar coragem na reflexão. É coisa de pequenas mentes encolher-se, mas aquele cujo coração é firme, e cuja consciência aprova sua conduta, perseguirá seus princípios até a morte”
Mas, podemos sair vitoriosos dessa batalha e nem toda a luta precisa estar envolta em medo, desespero ou solidão. Pelo contrário, este pode ser um momento de transformação profunda e proximidade com Deus. Mais do que isso, vemos o quanto a própria ciência se espanta com o poder da fé, nos enveredando pelos caminhos da consciência da autocura.
E, para nos ajudar a fortalecer a fé durante os momentos difíceis, temos inúmeras formas de aprender com a adversidade e buscar conforto emocional. E a bíblia, para os católicos, pode ser uma grande amiga e também um instrumento de conversa com o divino. Conforto, conexão e cura através dos Salmos são caminhos de fé que devem receber atenção.
Os Salmos, O Karma e a Fé
Infelizmente, não conseguimos saber ao certo até onde podemos chegar com a fé e muitas vezes tendemos a pensar que não fomos ouvidos quando a cura não chega. Ledo engano. Nem sempre viver é sinal de benção, pois, sabemos que tudo que vive uma hora volta à origem. O que nos impede de perceber que a morte pode ser uma libertação é a nossa cultura e também alguns dogmas religiosos. Nosso instinto de sobrevivência também grita alto em nossos ouvidos, mas podemos dominá-lo através do conhecimento.
“A origem de toda a angústia é a de ter perdido o contato com a verdade”
A morte não deveria ser um tabu, pelo contrário. Ela é a passagem, o regresso, a libertação. Já o nascimento é lindo para quem está encarnado e recebe aquele bebê tão esperado e amado, mas para quem encarna, essa jornada não é nada fácil. O lindo filme Nosso Lar, baseado na obra psicografada de Chico Xavier pelo espírito de André Luiz, mostra bem esse lado mais sombrio da encarnação. Vivendo em uma plenitude consciencial e perto na nossa família espiritual, estamos verdadeiramente plenos. O mundo real é lá, e aqui é apenas uma passagem, uma ilusão. Não há dor, fome, ansiedade, nem nenhuma das mazelas materiais que fazem jorrar sofrimento da alma. Cercados de respostas e muito aprendizado, nossa existência espiritual carece, por mistérios divinos ainda não desvendados, da encarnação. E quando chega esse momento, o espírito pode sofrer muito ao ter que romper os laços amorosos, deixar para trás entes muito queridos e perder certas capacidades quando obrigado a passar pelo esquecimento profundo.
“É parte da cura o desejo de ser curado”
Imagine poder voar, conhecer as estrelas, aprender o que desejar de uma maneira impensável e viver preenchido pelo amor tanto de Deus, quanto dos amigos espirituais. Não é necessária a alimentação, ficamos livres das dores das doenças e somos capazes de nos comunicar por telepatia, pois, a existência espiritual é inteiramente ligada, grupal, e não individual. Essa á a chave para entender o vazio existencial humano, tão discutido por inúmeras disciplinas, da filosofia à religião. E sabemos disso desde os tempos mais antigos… Não saber de onde viemos e porque existimos no mundo, somada à fragilidade da vida e a falta de sentido com a qual somos ensinados a encarar a morte são os elementos que compõem esse vazio.
E, é claro, a individualização do espírito, que precisa esquecer tudo, se desconectar da fonte da vida e abandonar um mundo de conexões emocionais e espirituais para viver sozinho em um corpo de carne. Nascer não é fácil e pode gerar sofrimento e uma sensação enorme de abandono e solidão.
Dito isso, é importante ressaltar que temos um poder de cura inimaginável e que nossa vibração espiritual, composta pela emanação da nossa consciência, emoções e pensamentos, têm um imenso poder de curar o corpo. Mas também tem a mesma força de o adoecer. Porém, como vivemos desconectados do mundo espiritual, separados pelo chamado Véu de Ísis, não conseguimos saber se uma doença é, por exemplo, um karma, ou uma manifestação pontual na encarnação devido a excessos tanto físicos quanto emocionais e que, portanto, pode ser revertida. A cura é um mistério, mas certamente entre os relatos milagrosos de cura que encontramos na literatura médica, há um elemento em comum entre todos eles: a fé.
“Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês”
Seja para a cura ou para encontrar paz e conforto, a fé deve ser nosso único norte e a nossa estrela-guia, o pilar que sustenta a nossa existência.
O poder e a magia dos salmos
Salmos são uma espécie de mantra, onde os sons emitidos através das palavras e o significado que elas possuem dão a eles imenso poder. Registrados no Antigo Testamento, foram escritos em sua maioria por Davi e Salomão e estão cheios de significados em suas “entrelinhas”; há até quem diga que os Salmos contém em si diversos símbolos e códigos divinos que acessam diretamente o inconsciente de quem os lê, recita ou canta. Eles são como uma síntese, que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizado pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e hoje como orações ou louvores, tanto no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo. Eles trazem muitos resultados positivos para diversas situações da existência humana e desde há muito tempo ajudam a humanidade a solucionar problemas em todas as áreas da vida.
Os Salmos possuem uma característica bastante especial: eles são universais e rezar Salmos independe da crença religiosa. Há uma magia contida nos Salmos e estudiosos da Cabala revelam que eles foram elaborados com os valores numéricos de cada uma das 22 letras do Alfabeto Hebraico, dando a cada Salmo um significado oculto por trás de cada palavra e de cada frase. Por este motivo, os Salmos são recursos de cura do corpo e da alma, capazes de reorganizar toda existência segundo os parâmetros da perfeita ordem divina.
Há imenso poder e magia ocultos nos Salmos, e cada um deles traz objetivos e benefícios específicos. Muitos falam de cura e mostram que o poder divino superior está por trás de tudo o que existe e nos acontece, mostrando que é tola a aflição que alimentamos em nosso coração. Sempre que recitamos ou cantamos um Salmo, cada palavra contida nele ativa uma força maior que movimenta e direciona energias para a reorganização de toda a vida naquela direção. Ou seja, eles nos conectam com o mundo espiritual e têm um poder mágico sobre nossa mente e emoções.
Passagens bíblicas de elevado significado espiritual
A bíblia é um livro complexo, cheio de conhecimento, lições e fundida com a história ocidental e a narrativa metafísica que erra região do globo reúne acerca da vida. Nos momentos de aflição e de doença, ela pode ser um grande amparo e literalmente ser para nós a voz divina que acalma, acolhe e mostra que nunca estamos sozinhos.
“As pessoas querem saber o segredo do meu Sorriso, da minha Força, da minha Fé… E querem saber de onde eu tiro as palavras, de onde eu tiro tanto Amor, onde que achei a receita para aceitar os problemas com Felicidade. Então eu respondo: em Deus!”
Separamos algumas passagens que podem ajudar tanto quem está na luta pela saúde, quanto aqueles que enfrentam, junto com o doente, essa grande batalha.
O Livro dos Salmos é cheio de lembretes da força que podemos encontrar em nosso Pai Celestial. Aproveite essas sábias palavras como portais divinos que conectam seu coração com o altíssimo.
Salmo 46:2-4
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza, há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.”
Quando nossa alma se angustia, nada na matéria é suficiente para tirar essa dor de dentro de nós. Não há dinheiro suficiente para curar a dor que corrói o espírito nem palavras que deem conta de compreender a dimensão do nosso sofrimento. Recorrer a Deus nos momentos de dor é o melhor remédio que podemos tomar.
Salmo 73:25-26
“Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre”.
Essas poderosas palavras de Deus sendo a “fortaleza do meu coração” nos fornecem forças para enfrentar qualquer coisa que esteja à nossa frente. Ele é a força maior que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, criador do ar que nos sustenta. Que seja feita sempre a vossa vontade, pois, somos limitados e incapazes de perceber as dimensões da justiça divina.
Isaías 41:10
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.
Este versículo edificante de Isaías nos oferece o supremo conforto e segurança para que possamos sentir o auxílio divino no caminho que Ele estabelece para nós. Nunca estamos sozinhos, Deus não abandona nenhuma de seus filhos.
Salmo 133
“Das profundezas a ti clamo, ó Senhor. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na tua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades”.
O Salmo 133 fala sobre a importância da fé em Deus. Assim, é importante entender que quanto mais angustiado somos, mais excelente é a fé que confia bravamente no socorro divino. E se Deus nos fizer esperar, façamos isso com todo o coração.
Se você está enfrentando uma situação grave de saúde, não abandone a fé. Busque conforto, conexão e cura através dos Salmos. E, mesmo que pareça que seu quadro de saúde não está evoluindo conforme o esperado, Deus sabe de todas as coisas e tem um plano para você. Não esmoreça diante da dificuldade e tenha a mais absoluta certeza de que a morte não é o fim. Pelo contrário, a vida continua e de uma maneira tão linda que não nos é possível imaginar ou sentir tamanha grandeza.
E, se você perdeu alguém que ama para luta contra uma doença, essa certeza também lhe serve de conforto. Aliás, “perder” não é a palavra correta. Não perdemos ninguém, pois, todos continuam vivos em uma outra dimensão e certamente um dia podemos encontrar novamente quem partiu e que tanto machuca nosso coração com a ausência. Não se iluda, a morte não é o fim, é continuação.
Saiba mais: