Conheça 10 símbolos esotéricos e seus significados
Os símbolos esotéricos são figuras que têm representações abstratas e valor evocativo, mágico ou místico. É importante saber os significados dos símbolos esotéricos, caso você faça parte do mundo mágico. E se não faz, continua sendo um assunto muito interessante. Atrás destas figuras, estão ocultos conhecimentos sobre grandes verdades. Cada símbolo tem seu significado e representa alguma coisa. Entenda mais sobre 10 símbolos esotéricos.
Os significados dos símbolos esotéricos
-
Ankh ou Cruz Ansata
Este símbolo representa a ressurreição e é conhecido como a chave da vida. Também simboliza a fertilidade, o lado oval representa o feminino e a cruz o masculino. No antigo Egito, diziam que o lado oval e a cruz simbolizavam o céu e a terra, ou os deuses Osíris e Ísis.
-
Estrela de Davi
A Estrela de Davi é um hexagrama símbolo da religião Judaica. Ela representa proteção e a união do feminino com o masculino, do bem e do mal ou do céu e da terra. Desconhece-se a origem deste símbolo, mas muitos acreditam que ele surgiu a partir do escudo do rei Davi. Segundo a lenda, para poupar metal, o rei usou um escudo feito de dois triângulos forrados com couro em uma batalha. Desde então, seu exército passou a usar o mesmo escudo, acreditando que ele atrai proteção.
-
Heptapentagrama
O pentagrama simboliza o ser humano, que é composto pelos quatro elementos da natureza e o espírito. A estrela de sete pontas simboliza os sete arcanjos, os sete globos, as sete vitalidades da criação, as sete direções cósmicas, etc. O heptapentagrama é formado por um pentagrama rodeado pela estrela de sete pontas. Este é um dos símbolos esotéricos que representa saúde e proteção.
-
Lua tripla
A lua tripla, também conhecida como Triluna, simboliza a Deusa Tríplice (Donzela, Mãe e Anciã). Representa também as fases da lua, crescente cheia e minguante. Junto com a lua tripla, costuma ser encontrado um símbolo com a lua minguante acima da cheia, representando o Deus Cernunnos.
-
Olho de Hórus
O Olho de Hórus é um dos símbolos esotéricos muito utilizados na bruxaria moderna. Trata-se de um antigo símbolo egípcio, que representa o olho divino do rei Hórus, as energias lunar e solar, a proteção espiritual e o poder clarividente do Terceiro Olho. O olho proporciona proteção e poder, permite que você enxergue os inimigos e simboliza a dedicação aos rituais e às leis. O olho direito representa a lua e o esquerdo o sol.
-
OM
O OM representa o som que nos permite elevar a espiritualidade, ele ativa nosso terceiro olho que é responsável pela clarividência, intuição e telepatia. O símbolo contém os cinco elementos do universo: água, ar, fogo, terra e éter. Pode ser usado como proteção e representa o Deus supremo, criador de todas as coisas.
-
Pentagrama
As cinco pontas do pentagrama formam o número 3, princípio masculino e o número 2, princípio feminino. Quando ele é formado por uma única linha, é chamado de laço infinito. Na cultura Celta, o pentagrama é um símbolo divino, que representa o deus Morrigan. Enquanto no Cristianismo, o símbolo era associado às cinco chagas de Jesus. Na Idade Média, era um símbolo de proteção contra os demônios, usado muitas vezes como um amuleto. Na bruxaria, é um dos símbolos esotéricos que representa os cinco elementos. O pentagrama também representa os seres humanos.
-
Triquetra
O Triquetra representa a triplicidade e a divindade. Simboliza também as estações do ano, que antigamente eram só inverno, primavera e verão. O círculo ao meio representa precisão e perfeição. Era um dos símbolos esotéricos de proteção na cultura Celta. No Cristianismo, representava a trindade: pai, filho e espírito santo.
-
Triskle
O Triskle também é chamado de triskelion, tríscele, threefold ou espiral triplo. É usado em muitos rituais para invocação da Deusa tríplice e também é um dos símbolos esotéricos que se associa aos elementos e às fases da lua. Quando está em sentido horário, simboliza crescimento e expansão, em sentido anti-horário, proteção e recolhimento. O Triskle também é ligado à evolução da humanidade e expansão da consciência espiritual e física.
-
Yin Yang
O Yin Yang, também conhecido como Tao, representa o princípio da existência do universo, a junção das energias opostas negativas e positivas. O Tao simboliza a dualidade de tudo no universo. O Yin é o feminino, o escuro, a noite, a terra, o frio, a lua, o princípio passivo. O Yang é o masculino, o céu, a luz, o sol, o quente, o princípio ativo. Trata-se de um símbolo de harmonia universal, que mostra que tudo é cíclico e mutável, e que a saúde e a felicidade estão no equilíbrio.
Cuidado ao usar os símbolos esotéricos
Existem pessoas que gostam tanto de um símbolo que resolvem tatuá-lo na pele. Mas, isso pode ser perigoso, dependendo da função e significado do mesmo. Por exemplo, tatuando um símbolo de proteção, você pode bloquear tudo que for direcionado a você, tanto coisas ruins quanto coisas boas. Isso também pode cansar o nosso corpo, que acaba retendo muita energia. Portanto, estude bem o significado de um símbolo antes de tatuá-lo em seu corpo, para não alcançar resultados indesejados.
Saiba mais :