Conheça 13 gestos da linguagem corporal das mãos
Ao nos comunicarmos, o cérebro envolve de forma automática as mãos, transmitindo nossas emoções e pensamentos sem que nos demos conta disso. Assim, a linguagem corporal das mãos pode expressar aquilo que não dizemos com palavras. Aprender a ler essa linguagem pode ajudar em várias situações e diferentes tipos de relações. Também é interessante ter esse conhecimento para dominar os seus próprios gestos e demonstrar exatamente o que você deseja em suas interações. Conheça neste artigo, 13 gestos da linguagem corporal das mãos que vão te ajudar a entender melhor as pessoas e a se expressar de forma mais eficaz.
“O brilho nos olhos, o próprio tom de voz, a expressão corporal ou os seus interesses denunciam onde está o teu coração”
13 gestos da linguagem corporal das mãos
-
O toque das mãos
O toque é um dos fatores expressivos da linguagem corporal das mãos. Podemos demonstrar diferentes sentimentos a partir do toque. A forma que tocamos as pessoas revela como nos sentimos em relação a ela. Quando o contato é feito com a palma da mão, significa familiaridade, carinho e calor. O toque apenas com as pontas dos dedos representa menos carinho e até um certo desconforto. Quando alguém te toca e você percebe que suas mãos estão quentes, pode significar que está mais ou menos à vontade. Já mãos frias e úmidas querem dizer que a pessoa está tensa, mas não necessariamente por causa de você.
-
Palmas voltadas para cima
Palmas abertas costumam gerar um efeito positivo nas pessoas. É interessante posicionar as mãos dessa forma para fechar um negócio, por exemplo. O gesto também pode ser combinado com os braços estendidos, o que vai comunicar aceitação, confiabilidade e abertura. Quando você se posiciona desta forma e faz um movimento brusco com os ombros, pode demonstrar resignação ou fraqueza, como se dissesse: “Não faço ideia”.
-
Palmas voltadas para baixo
Este gesto da linguagem corporal das mãos significa confiança, mas também pode transmitir rigidez. Palmas das mãos para baixo, com dedos esticados, demonstra certa autoridade e até mesmo domínio ou desafio. Quando uma pessoa se posiciona assim ao conversar com você, significa que não vai ceder e que você precisa mudar sua abordagem. Quando combinado com uma ação de corte, a palma para baixo sugere desacordo de forma enfática.
-
Mãos atrás do corpo
Essa posição das mãos demonstra confiança, uma vez que o torso frontal e as partes vitais ficam expostos. Você verá esse gesto frequentemente em homens e, apesar de sempre ser melhor mostrar as mãos, essa é uma exceção à regra no que diz respeito a mostrar confiança pelas mãos. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando são observadas nessa posição, elas se sentem nuas.
-
Mãos com punhos cerrados
Este gesto da linguagem corporal das mãos denota determinação e firmeza – imagine alguém se preparando para uma briga ou um jogo de futebol. Também pode significar inflexibilidade, quando feito de forma mais intensa com as palmas das mãos voltadas para baixo. Os punhos cerrados com polegares dobrados demonstram desconforto, a pessoa está ansiosa e tenta se endurecer.
-
Mãos na altura do coração
O gesto mostra um desejo de ser acreditada ou aceita. Apesar da intenção de se comunicar com sinceridade, não significa necessariamente honestidade. Apenas quer dizer que: “Quero que você creia em mim (sendo verdade ou não o que eu digo) ”. Também pode significar: “Estou dizendo de coração”.
-
Movimentos de cortes com a mão
Este é um ato autoritário da linguagem corporal das mãos. A pessoa que faz cortes no ar com as mãos já está decidida e provavelmente, não mudará de ideia. O gesto também pode ser usado como uma forma de fazer observações. Por exemplo, para separar uma ideia em categorias podemos fazer este movimento. Caso use o gesto, tente não ser agressivo ao fazê-lo.
-
Apontar dedos
Apontar o dedo para uma pessoa enquanto fala não é algo positivo. O gesto é usado para se impor, pais fazem isso com filhos desobedientes e professores com alunos indisciplinados. Trata-se de um gesto da linguagem corporal das mãos interpretado como agressivo e irritado. De qualquer forma, é considerado indelicado apontar para uma pessoa. Apontar com a mão pode ser mais sutil.
Já um dedo brincalhão combinado com uma piscadela é uma expressão agradável de aprovação e reconhecimento. Apontar o dedo no ar ajuda a dar ênfase às palavras, convencendo pessoas de sua confiança e autoridade. Você pode notar como políticos e empregadores usam isso em sua fala.
-
Esfregar as mãos
Esfregar as mãos demonstra ansiedade ou empolgação por algo que está por vir. O gesto é usado para dissipar o estresse, mas ficar muito excitado na expectativa de algo que vai acontecer é uma forma de estresse positiva. Um movimento associado a isso é dobrar as articulações, o que expressa prontidão para ação – este gesto é mais frequentemente usado por homens.
-
Apertar ou entrelaçar as mãos
Apertar as mãos e estalar os dedos é um gesto de desconforto, que pode demonstrar nervoso ou medo. A pessoa está tentando garantir para si mesma que tudo vai ficar bem. Uma variação da linguagem corporal das mãos com o mesmo significado é esfregar o pulso.
Mãos e dedos entrelaçado indicam frustração e ansiedade. A pessoa pode estar pensando: “As coisas estão indo mal”. É melhor estar preparado quando notar isso.
-
Mãos com as pontas dos dedos unidas
Neste gesto, as palmas ficam uma em frente à outra apenas com os dedos se encostando. Trata-se de uma demonstração de autoconfiança. É comum ver essa expressão em advogados ou jogadores de xadrez, que acabaram de encontrar uma forma de vencer seu oponente. Esta linguagem corporal das mãos não deve ser usada excessivamente, pois pode intimidar as pessoas.
-
Mãos no quadril
Muitas vezes, este gesto pode ser confundido com hostilidade, mas geralmente é apenas uma posição de prontidão. O ato é comum para viciados em trabalho, atletas e pessoas muito produtivas. A expressão ainda pode ser uma demonstração de autoridade e superioridade. Por exemplo, é um gesto usado por militares para mostrar assertividade e assumir o controle da situação.
-
Mãos nos bolsos
Ficar com as mãos no bolso indica falta de vontade, relutância e desconfiança. Caso uma pessoa mantenha as mãos no bolso durante uma conversa, você ainda precisa obter confiança e interesse.
Mesmo quando alguém tenta esconder o que está pensando ou sentindo, os sinais de suas mãos podem demonstrar a verdade. Se você possui conhecimento sobre a linguagem corporal das mãos, poderá fazer uma análise e ter resultados. É interessante que você também fique atento às suas próprias mãos. Use os gestos de forma consciente para que transmita a mensagem que de fato deseja. Os gestos podem ser usados para construir relações, influenciar pessoas, se dar bem nos negócios, dentre várias outras coisas.;
Use o conhecimento da linguagem corporal das mãos a seu favor e alcance excelentes resultados pessoais com isso. Caso este assunto tenha te interessado, se aprofunde e busque estudar a linguagem corporal como um todo.;
Saiba mais :