Conheça 7 Rituais de União Livres (sem religião associada)
Nos dias de hoje, muitos casais preferem fazer seu casamento através de Rituais de União Livres (sem religião associada). Isso acontece nos casos em que ambos não seguem uma religião, ou pertencem a religiões diferentes. Então, acabam optando por cerimônias simbólicas, mas não menos repletas de bênçãos e votos. Os Rituais de União Livres (sem religião associada) podem seguir algumas tradições dentro de seu conceito de liberdade.
O evento pode ser realizado por um juiz de paz, que vai até o local desejado para celebrar a união civil, ou por um celebrante. No segundo caso, os noivos devem encontrar uma pessoa que ambos se identifiquem e sentem empatia, uma vez que ela vai desempenhar um papel especial em um dos dias mais importantes da vida do casal. Com o celebrante, os dois vão compartilhar detalhes pessoais para saber como direcionar a cerimônia. Depois de escolher com cuidado quem vai guiar a cerimônia, é hora de decidir o rito que será realizado. Separamos algumas opções que podem ser até mesmo incluídas no casamento civil.
7 Rituais de União Livres (sem religião associada)
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Ritual das areias
O ritual das areias é um dos mais conhecidos e até mesmo em alguns casamentos religiosos casais o incluem, devido ao seu significado e simbolismos a respeito da vida a dois. Para fazer, são necessárias três jarras -de vidro transparente e com formato escolhido pelos noivos- e duas cores de areia. Uma cor será para o homem e outra para a mulher, depositadas em duas jarras diferentes. O ritual ocorre com cada um depositando o conteúdo de areia da sua jarra no terceiro recipiente, unindo as cores e assim, unindo suas vidas de uma forma que nunca serão separadas, assim como os grãos de areia. Durante a cerimônia, o casal pode trocar frases de amor para tornar o momento ainda mais especial.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Cerimônia da Árvore
Esta cerimônia é ideal para casamentos no campo e para os amantes da natureza. Pode ser feita de duas formas. Na primeira, os noivos plantam uma muda de árvore e a regam. Na segunda, os pais do noivo plantam uma semente, os padrinhos colocam adubo e por fim, os noivos regam. Depois da celebração, o objetivo é que o casal cuide da planta, para que ela cresça e fique cada dia mais forte. O ato representa o amor que os noivos sentem um pelo outro e a forma como devem cuidar de sua relação, regando um pouquinho a cada dia.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Cerimônia das velas
A cerimônia das velas, ou da Luz, é realizada com três velas, duas menores representando a família de cada um dos noivos e a terceira maior, representando a nova família que será formada. Um representante da família dos noivos, geralmente as mães, entrega a vela previamente acesa à noiva e ao noivo. O casal acende juntos a terceira vela, simbolizando que a partir deste momento se tornam uma só alma.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Ritual do baú
Neste ritual, cada padrinho coloca uma mensagem de alegria, conselhos e positividade para os noivos dentro de um baú, que ficará exposto no altar. O celebrante diz algumas palavras sobre a união e depois da troca de alianças, os noivos colocam seus votos dentro do baú, que é fechado. O baú vai funcionar como um objeto de apoio para o casal. Sempre que estiverem passando por dificuldades, abrem o baú e se apoiam nas mensagens que estão escritas. O baú faz o papel de um amuleto e deve ser para sempre guardado.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): A cerimônia do vinho
Assim como no ritual das areias, serão necessárias três taças para a cerimônia e dois tipos diferentes de vinho. Os noivos depositam os vinhos em uma terceira taça e, depois que os vinhos estiverem totalmente misturados, eles compartilham a terceira taça bebendo seu conteúdo. Em seguida, os dois quebram juntos a taça, o que significa que ninguém irá interferir em seu amor. O único contra desta cerimônia é que para amantes de vinho misturar dois tipos em uma taça é quase um pecado.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Ritual Celta
O povo celta vivia na Grã-Bretanha, no ano 2000 a.c, e realizava seus casamentos ao ar livre em período noturno. Apesar de poder ser feito em locais fechados hoje em dia, o ideal é que aconteça ao ar livre, para ter as forças da natureza por perto. Não é necessário que seja feito à noite. Os convidados se posicionam em volta dos noivos em formato de círculo e os noivos ficam no centro. Na cerimônia, é tradição que as mãos dos noivos sejam lavadas com água e sal. Esta é uma forma de afastar a negatividade antes de trocarem as alianças. Depois, o celebrante faz uma explanação sobre casamento e em seguida, ocorre a troca das alianças.
-
Rituais de União Livres (sem religião associada): Ritual com Filtro dos sonhos
O Filtro dos sonhos simboliza proteção. Neste ritual, padrinhos e familiares levam contas e fitas coloridas para compor o filtro no altar. No fim da celebração, os noivos saem com o amuleto pronto para o seu lar.
Saiba mais :