Conheça 9 habilidades essenciais que toda criança precisa aprender
Podemos dizer que as crianças que adquirem conhecimento apenas pelo sistema educacional atual não estão sendo bem preparadas para o futuro. A educação das escolas se baseia no preceito de que tudo será o mesmo no futuro, com exceção de algumas mudanças. A geração das pessoas que estão tendo filhos atualmente, foi treinada com habilidades de acordo com os empregos dos anos 80 e não para os que poderiam aparecer nos anos 2000. Por isso, é importante que as crianças aprendam habilidades essenciais para viver no futuro.
Para a geração dos anos 80, fazia sentido seguir este padrão educacional, já que de fato não sabiam como a vida seria em 20 anos. Nos anos 80, os computadores pessoais ainda eram recentes, o fax era a tecnologia de ponta e a internet que usamos hoje era um sonho dos escritores de ficção científica. A sociedade não tinha a ideia do que o futuro reservava.
Nós ainda não sabemos o que virá no amanhã. Por isso, criar e educar os filhos como se soubéssemos o que o futuro reserva não faz muito sentido. Mas, como devemos preparar os nossos filhos para um mundo desconhecido e imprevisível? Temos uma resposta simples para essa pergunta: ensiná-los a se adaptarem, lidarem com mudanças e então, ficarem preparados para se reinventar no futuro.
“O bom exemplo constitui o melhor e mais eficaz sistema de educar os filhos”.
9 habilidades que toda a criança precisa aprender
Veja a seguir, habilidades essenciais que toda criança precisa aprender que vai prepará-las para qualquer tipo de futuro:
-
Incentive seu filho a fazer perguntas
Na fase de aprendizado, nós esperamos que os filhos sejam capazes de aprender sozinhos. Pois, se conseguirem fazer desta forma, não vamos precisar ensinar tudo. Qualquer coisa que eles precisem aprender no futuro, podem fazê-lo sozinhos. E a melhor forma de adquirir conhecimento é fazendo perguntas. As crianças já fazem isso naturalmente e o papel dos pais é apenas estimular. Quando estiver com seu filho e se depararem com algo novo, faça perguntas e explore suas respostas com ele. Quando ele fizer as perguntas, reaja como se fosse algo positivo, não o puna por isso. Existe uma grande quantidade de adultos que desencoraja o questionamento de seus filhos.
-
Estimule seu filho a resolver problemas
Quando uma criança é capaz de resolver problemas, ela será um adulto que pode trabalhar com qualquer coisa. Um emprego novo pode intimidar, mas a realidade é que é apenas mais um problema paras ser resolvido. Um novo ambiente, nova habilidade, nova necessidade etc. Todos estes obstáculos são problemas a serem resolvidos. Você deve ensinar seu filho a partir de exemplos e depois, deixar que ele resolva problemas fáceis por conta própria. Não tente solucionar de forma imediata os desafios do seu filho. Deixe que ele quebre a cabeça e tente diversas soluções possíveis. Depois, recompense esse esforço. Com o tempo, a criança desenvolve confiança em suas habilidades de resolver problemas e não haverá nada que ela não possa fazer.
-
Ensine- o a encarar projetos
Muitos trabalhos atuais são constituídos por uma série de projetos. Algumas vezes, eles estão relacionados, às vezes são pequenos e às vezes grandes. Trabalhe em projetos com o seu filho, deixe que ele veja como isso funciona ao desenvolver com você e, de forma gradativa, permita que ele faça mais coisas por conta própria. Em um curto período de tempo, ele vai ganhar confiança e todo aprendizado será uma série de projetos empolgantes.
-
Encoraje seu filho a encontrar uma paixão
No fim das contas, o que nos guia não são metas, motivação, disciplina ou recompensas. O que nos faz seguir em frente é a paixão. Quando estamos empolgados a ponto de não conseguir parar de pensar em alguma coisa, mergulhamos com tudo no assunto e, na maior parte dos casos, conseguimos concluir um projeto aproveitando cada momento. Portanto, ajude o seu filho a encontrar coisas pelas quais ele tenha paixão. O caminho é experimentar em áreas diversas, achar as que o empolgam mais e ajuda-lo a curti-las intensamente. Não desencoraje qualquer interesse. Estimule o seu filho e busque recompensá-lo por seu esforço.
-
Deixe que seu filho desenvolva sua independência
Nós devemos deixar que as crianças andem cada vez mais com suas próprias pernas. É claro que isso deve ser feito gradualmente. De maneira lenta, estimule-a a fazer coisas sozinha. Ajude, ensine, exemplifique, ajude menos e deixe que ela cometa seus próprios erros. É importante estimular sua autoconfiança para que encontre seu sucesso e para que saiba resolver seus próprios fracassos. Quando as pessoas aprendem a ser independentes, não precisam de um pai, mãe, professor ou de um chefe para lhe dizer o que fazer. Vão saber se virar, ser livres e descobrir seus caminhos próprios.
-
Ensine seu filho a ser feliz sozinho
Muitos pais superprotegem os filhos os mantendo dentro de uma bolha e fazendo com que eles dependam da sua presença para ser felizes. Quando essa criança cresce, é incapaz de ser feliz sozinha. Ela precisa da presença de namorados ou amigos para se sentir realizada. Caso fracassem em seus relacionamentos, procuram felicidade em outras coisas como comida, compras, internet e vídeo games. Porém, se essa criança aprende desde pequena que consegue ser feliz sozinha, brincando, lendo e imaginando, ela possui uma das habilidades essenciais mais importantes que existem. Deixe seus filhos ficarem sozinhos desde pequenos. Dê privacidade a eles e providencie esses momentos. É importante que você também tenha esse tempo para si.
-
Estimule o sentimento de compaixão em seu filho
Ter compaixão é uma das habilidades mais essenciais para uma pessoa. É preciso ter compaixão e empatia para trabalhar bem com outras pessoas, para se preocupar com os outros e para ser feliz fazendo os outros se sentirem bem. O grande segredo para passar esse valor é dar exemplos de compaixão. Demonstre compaixão pelo seu filho sempre e pelas outras pessoas também. Estimule a empatia questionando ao seu filho como ele acha que os outros se sentem a respeito de alguma coisa. Aproveite as oportunidades que tiver para mostrar como aliviar o sofrimento alheio, como fazer outras pessoas felizes a partir de pequenas gentilezas e como seu filho pode se sentir feliz fazendo o bem.
-
Ensine- o a ser tolerante
Normalmente, somos criados em grupos isolados nos quais as pessoas são parecidas, mesmo que superficialmente. Quando temos contato com pessoas diferentes, pode ser gerado um desconforto, choque ou até medo. É importante expor o seu filho a pessoas diferentes com raças, sexualidade e mentalidade diversas. Mostre que não existe problema em ser diferente, que devemos celebrar a diversidade, que faz com que a vida seja tão bela.
-
Ensine seu filho a se adaptar a mudanças
A adaptação é uma das habilidades mais essenciais para conseguir se adequar em qualquer circunstância. Com o mundo em constante mudança, saber se adaptar e aceitar modificações, lidar com elas e seguir em frente será uma grande vantagem. A rigidez é menos útil em um ambiente de mudança do que a mutabilidade, flexibilidade e fluidez. É necessário exemplificar essa habilidade para seu filho sempre que possível. Deve ser uma prioridade mostrar a ele que as mudanças são naturais, que é possível se adaptar e aproveitar as novas oportunidades que não existiam antes.
Não devemos ensinar aos filhos apenas um conjunto de informações que se relacionam à determinadas carreiras, pois não sabemos o que futuro reserva. Porém, podemos prepara-los para que consigam se adaptar em qualquer circunstância, para que tenham condições de aprender o que desejarem.
Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao conteúdo WeMystic.
Saiba mais :