Conheça a aplicação do Reiki no tratamento da fibromialgia
A fibromialgia é uma doença que pode levar um indivíduo a uma séria condição de debilidade física e motora, sendo este o ponto crucial onde o Reiki e a fibromialgia se cruzam. O primeiro tópico que levantamos sobre a gravidade dessa enfermidade são os sintomas causados pela fibromialgia, que podem incluir desde uma fadiga extrema, perturbações do sono até grandes dores musculares – isso tudo ainda contribui para agravar uma série de distúrbios emocionais.
Todos esses sintomas criam uma situação onde o indivíduo que é acometido por essa doença se vê incapaz de trabalhar e até de realizar tarefas simples do seu dia a dia, já que a dor e intensa fadiga tornam um esforço mínimo em uma verdadeira batalha.
Reiki no tratamento da fibromialgia
O uso do Reiki no tratamento da fibromialgia pode trazer alguns benefícios muito interessantes, sendo o primeiro deles a dispensa, ou ao menos redução, do uso de grandes quantidades de analgésicos e relaxantes musculares. Esses medicamentos fazem parte do tratamento padrão da fibromialgia, porém além de carregarem o organismo de substâncias químicas, nem sempre surtem o efeito desejado.
Esse fato leva cada vez mais pacientes que sofrem com a fibromialgia a procurarem o Reiki como uma alternativa de tratamento, já que a técnica de fluxo energético tem indicações justamente para tratar perturbações do sono, fadiga excessiva e principalmente o combate a dor. O Reiki promete ainda auxiliar no tratamento das questões emocionais, igualmente importantes e que devem receber a devida atenção.
A dor em especial é a maior motivadora da procura por tratamentos alternativos, já que nos portadores da fibromialgia esse sintoma não só pode ser intenso como também constante. É inclusive essa constante da dor que costuma desencadear inúmeros problemas emocionais como a depressão.
Ao utilizar o Reiki para combater a dor por si só já se nota uma melhora significante em outros aspectos do paciente. Entretanto, para estabelecer por onde se deve começar e como o tratamento será guiado, é feita uma avaliação completa pelo terapeuta. Essa avaliação é muito importante, pois é através dela que será possível estabelecer um histórico do indivíduo, determinando quando surgiram os primeiros sintomas, de que forma eles foram evoluindo e como afetam sua qualidade de vida.
Utilizando o Reiki como um tratamento auxiliar, muitos pacientes além de apresentarem uma melhora significativa de seu quadro geral, foram capazes de reduzir em muito ou até mesmo abandonar o uso de medicamentos como analgésicos, os quais normalmente produzem efeitos indesejados.
Leia também: Refeições equilibradas e energizadas – aplicando o Reiki nos alimentos.
Saiba mais :