Conheça a linguagem corporal das palmas e polegares
Quando nos comunicamos, nosso cérebro envolve de forma automática as mãos para transmitirem emoções e pensamentos, sem nos darmos conta disso. Assim, a linguagem corporal das mãos pode indicar muitas coisas que não dizemos com palavras. Ser capacitado para ler a linguagem das mãos pode ajudar em diversas áreas da vida, especialmente em relacionamentos. Devido à sua riqueza e complexidade, as expressões das mãos podem ser divididas em diferentes categorias. Neste artigo, vamos falar sobre a linguagem corporal das palmas e polegares.
“A mão é o lado afiado da mente”
Linguagem Corporal das palmas e polegares
Linguagem corporal das palmas e polegares – as palmas
Para falar da linguagem corporal das palmas e polegares vamos começar com as palmas. Os gestos das mãos podem ser um pouco confusos. Nós os usamos todos os dias, mas não paramos para pensar no que estamos fazendo e por quê. Vamos falar sobre três posições básicas que podemos fazer com as palmas das mãos: palmas para cima, palmas para baixo e punho fechado. Cada expressão projeta uma atitude diferente se usada durante uma conversa.
Linguagem corporal das palmas e polegares – palmas para cima
As palmas para cima representam uma forma universal de buscar cooperação. A posição é tão natural, que os chipanzés a usam para pedir comida ou apoio. Mas, o que torna o gesto algo tão especial? Trata-se de uma forma de mostrar que você vem em paz. Nos tempos em que as pessoas andavam armadas, revelar as palmas era um ato de boa fé e foi assim que os apertos de mãos surgiram mais tarde.
Portanto, se você se apresenta com as palmas para cima, demonstra que é honesto, confiável e não tem nada a esconder. Por isso, as pessoas escondem as mãos quando parecem um pouco desconfiadas em uma conversa. Em termos de dominância ou passividade, as palmas das mãos para cima sinalizam uma atitude submissa. Significa que você está abrindo mão do controle para ter apoio e confiança. Por exemplo, ao pedir a alguém para fazer algo enquanto estiver usando as palmas das mãos, a pessoa provavelmente vai atender como um favor e não uma ordem.
Linguagem corporal das palmas e polegares – palmas para baixo
Enquanto as palmas para cima mostram comportamento submisso, as palmas para baixo demonstram domínio. Este gesto estabelece autoridade e atitude superior. As palmas para baixo são uma forma de dizer “deixe-me falar” ou “eu que estou no controle, me ouça”. Essa intensidade vai depender da inclinação da palma e da veemência do movimento. O gesto pode ser uma boa forma de impedir que os outros o interrompam enquanto você fala. Levante a mão como um sinal de parada quando perceber que alguém está prestes a te interromper e será uma maneira não verbal de pedir que ele espere sua vez.
Linguagem corporal das palmas e polegares – punho fechado
Fechar as mãos em punho é avaliado como um movimento poderoso, que demonstra força e intensidade. Pode significar raiva (que você está subconscientemente se preparando para atacar); um ato de poder (quando você agita o punho ao falar, para enfatizar palavras e mostrar convicção), ou um gesto de agressividade, que deve ser usado com cuidado.
Clique aqui: Guia para iniciantes em Linguagem Corporal
Linguagem corporal das palmas e polegares – os polegares
Os polegares denotam caráter, força e ego, o uso não verbal deles está de acordo com isso. Eles são usados para mostrar superioridade, domínio ou agressão. Os gestos com o polegar são positivos, geralmente usados para falar que algo está legal. Um homem que corteja os usa na presença de uma parceira em potencial. As pessoas que se vestem com roupas atraentes usam os polegares com mais frequência do que aquelas que usam roupas mais desatualizadas e velhas. Veja algumas expressões diferentes com uso dos polegares.
Linguagem corporal das palmas e polegares – polegares para apontar
Os polegares são muito usados para apontar para as coisas. Apontar é uma gesticulação útil, mas também irritante. Nós usamos muito esse gesto quando somos crianças, para apontar as coisas e saber nomeá-las. Quando adultos, também concentramos em coisas apontadas, por isso é uma ferramenta interessante de ensino.
Você deve se lembrar de seus pais dizendo para não apontar para as pessoas, que era algo rude. Eles estavam certos. Apontar para alguém, principalmente com o polegar, é considerado um sinal de acusação que deve ser evitado, a menos que você deseje provocar uma pessoa.
Linguagem corporal das palmas e polegares – polegares nos bolsos
Muitas vezes, os polegares projetam dos bolsos das pessoas. Quando é feito nos bolsos traseiros, de forma discreta, se trata de uma maneira de esconder uma atitude dominante. Este gesto é muito comum para homens, mas mulheres agressivas e dominantes também o usam. Além disso, os propulsores de polegar tendem a balançar nas pontas dos pés, dando uma impressão de maior altura.
Linguagem corporal das palmas e polegares – polegares com braços cruzados
Os braços cruzados com polegares apontados para cima é outra posição comum de gestos com polegar. Trata-se de um sinal duplo: atitude negativa ou defensiva (braços cruzados) e atitude superior (exibição de polegares). A pessoa que faz esse gesto duplo normalmente gesticula com os polegares e balança na ponta dos pés quando fica de pé.
Linguagem corporal das palmas e polegares – polegares em movimento
O polegar ainda pode ser interpretado como um indício de desrespeito ou ridículo, ao ser usado para apontar para outra pessoa em movimento. Como quando um marido se inclina para o amigo e aponta para a esposa com o gesto dizendo: “As mulheres são todas iguais”. Neste caso, o polegar em movimento é usando como um ponteiro para ridicularizar as mulheres. O polegar em movimento é menos comum entre mulheres, mas também usado com seus maridos ou com pessoas que não gostam.
Saiba mais :