Conheça a Orixá Ewá – a deusa do rio Iewá
A Orixá Ewá é conhecida por sua aparência exótica, simboliza a beleza e a sensualidade. Apesar disso, nunca se entregou a nenhum homem, conservando-se casta e tornando-se protetora de tudo que é virgem e puro, de seres humanos a rios e florestas. O rio Yewá, na África, é conhecido como a morada da Orixá. Porém, sua origem gera polêmicas. Alguns dizem que a exemplo de Oxumaré, Nanã, Omulú e Iroko, Ewá era cultuada a princípio entre os Mahi e foi assimilada pelos Iorubás e inserida em seu panteão.
Apesar de ser casta, a Orixá Ewá não é ingênua, mas muito esperta e astuta. Por vezes, é confundida com Oxumaré, assim costuma ser cultuada junto com seu irmão e os dois são responsáveis pela energia que gera o arco-íris. Também possui a serpente como símbolo, porém menor que a de Oxumaré. A força de Ewá estava concentrada em uma cobra que engolia a própria cauda, o que traz um sentido de perpétua continuidade da vida, pois o círculo nunca acaba.
A Orixá é mais tradicional no Candomblé do que na Umbanda. Ela rege a neblina, os nevoeiros e quem ousa a desafiar se perde na vida e não consegue mais encontrar seu caminho. Uma mulher guerreira e com grande sabedoria, a Orixá Ewá não tem medo da morte e já a enganou inúmeras vezes. Algumas lendas dizem que ela também habita em regiões de cemitérios, onde sente paz e consegue ficar afastada de Ifá e de Xangô. Xangô se apaixonou pela Orixá Ewá, mas não conseguiu conquistá-la. Ewá fugiu de Xangô e foi acolhida por Obaluaiye, que lhe oefereceu refúgio. Ifá também queria tê-la como esposa, mas não teve sucesso.
Tradicionalmente, a Orixá só sobe em cabeça de mulheres, então, se apresenta somente em filhos de santos femininos. Os símbolos mais comuns atribuídos a Orixa Ewá são: o Ofá, que é utilizado em guerra, o arpão, a cobra e a lira.
As principais características dos filhos de Ewá
São pessoas com beleza exótica e se diferenciam dos outros justamente por isso. Geralmente, têm uma tendência para a duplicidade: em determinados momentos parecem simpáticas e em outros tornam-se totalmente arrogantes. Podem aparentar ser bem mais velhas que de fato são, ou parecerem meninas puras e ingênuas.
Costumam ser pessoas ligadas a riquezas, que gostam de ostentar, usar roupas bonitas e sempre acompanhar a moda. Adoram quando são elogiadas.
Tratam-se de pessoas muito influenciáveis, que agem de acordo com o ambiente e as pessoas que a cercam. Podem desempenhar o papel de damas contidas da alta sociedade ou mulheres populares, alegres e falantes em lugares menos sofisticados.
Costumam ser atentas e vivas, porém, sua atenção se foca em determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar do restante das coisas. Isso indica uma dificuldade de concentração em alguns momentos.
Clique aqui: As sete linhas da Umbanda – os exércitos dos Orixás
O Culto à Orixá Ewá
Dia da semana em que é realizado: terça-feira
Cores utilizadas: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
Elementos: Florestas, Céu Rosa, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
Saudação: Ri Ro Ewá!
A Orixá gosta de patos, pombos e odeia galinhas, que é seu grande ewó (proibição).
Saiba mais :