Conheça alguns gestos da linguagem corporal dos braços
A linguagem corporal dos braços não está entre as mais fáceis de se interpretar. Existem significados mais literais e universais, e outros mais específicos e simbólicos. O fato é que podemos expressar com os braços sobre o que pensamos e a maneira que nos sentimos. Ser capaz de ler alguns gestos feitos com os braços ajuda muito em nossas relações profissionais e pessoais. Veja neste artigo, algumas expressões literais e simbólicas da linguagem corporal dos braços.
“As ideias têm de funcionar pelos cérebros e braços de homens, senão não serão mais que sonhos”
Linguagem corporal dos braços – gestos literais
Veja alguns gestos mais literais da linguagem corporal dos braços.
- Braços cruzados no peito – pode significar frio;
- Braços bem abertos – indica que algo é enorme;
- Mãos à frente do peito com os dedos para baixo e levemente inclinados para cima – mandando alguém ir embora;
- Movimento do braço simulando alguém fechando uma porta – pedido para alguém fechar a porta;
- Palmas das mãos para baixo e braços indicando um movimento para baixo- pedindo para diminuir o volume;
- Simulando que está movendo um volante – pode significar que vai levar a pessoa a algum lugar.
Clique aqui: Guia para iniciantes em Linguagem Corporal
Linguagem corporal dos braços – gestos simbólicos e significativos
Existem diversos gestos significativos feitos com os braços. Veja abaixo, algumas expressões simbólicas da linguagem corporal dos braços.
Braços cruzados
Cruzar os braços é um dos gestos mais comuns entre as pessoas e pode sinalizar uma postura fechada e defensiva. Porém, o ato também possui outros significados e é preciso observar mais de perto para identificar alguns sub gestos em conjunto. Quando a pessoa segura os braços com força, normalmente demonstra agitação. Caso os dedos estejam enfiados na cavidade dos braços pode ser apenas um sinal que está com frio.
Pesquisas demonstram que braços cruzados resultam em uma menor retenção de informações e uma impressão não tão positiva da pessoa que está falando. Uma forma interessante de desarmar alguém com braços cruzados é entregar algo a ela, como um cartão ou um livro. A ação deve suavizar o gesto e o sentimento cooperativo pode ser despertado.
Braços cruzados com polegares para cima
A posição dos braços cruzados com os dois polegares para cima demonstra que a pessoa está se sentindo bem e no controle. Enquanto fala, gesticula com os polegares enfatizando os pontos que deseja ressaltar. O gesto do polegar para cima é uma forma de mostrar aos outros uma atitude confiante e os braços cruzados ainda garantem uma sensação de proteção.
Braços cruzados no peito
Ambos os braços cruzados no peito são uma tentativa de colocar barreira entre a pessoa e alguém ou algo que não gosta. Este é um gesto universal e costuma ser decodificado com o mesmo significado negativo ou defensivo em quase todos os lugares. É recorrente ver essa expressão em reuniões, filas de restaurantes, elevadores ou em qualquer lugar onde as pessoas fiquem inseguras.
Braços batendo ao redor do corpo
O gesto que imita um pássaro em voo não é tão comum, mas seu significado é bem claro. Significa que a pessoa está impaciente ou quer que você saia.
Braços com punhos cerrados
Posicionar os braços em um ângulo de 90 graus com os punhos cerrados demonstra poder e superioridade. É um gesto mais frequente para os homens, e seu objetivo é indicar que são fortes.
Braços em abraços de chegada e despedida
Quando estiver em um aeroporto ou rodoviária, observe como amigos e familiares se abraçam em chegadas e partidas. Geralmente, quando as pessoas se abraçam na chegada, mantêm o abraço por mais tempo do que na partida. Ao se verem pela primeira vez, o abraço é forte e intenso. Existe uma expressão de acolhimento, trazendo uma a outra para seu espaço pessoal. Já o abraço da partida, é mais curto e menos apaixonado. É como se no momento da despedida, fosse preciso deixar ir.
Braços abertos
Caso deseje convencer alguém sobre seu ponto de vista, deixe seus braços em uma posição aberta. Os braços abertos demonstram uma atitude confiante e construtiva e geram uma impressão positiva. Você é visto como direto, sincero e confiável, desde que os seus demais gestos também sejam francos e abertos.
Braços de vitória
Um gesto comum da linguagem corporal dos braços em jogos esportivos é jogar os braços para o alto. No momento em que o vencedor marca um gol ou cruza a linha de chegada, abrem seus braços emocionados. Enquanto os perdedores, cruzam os braços na frente do corpo ou os deixam cair desanimados ao redor do corpo.
Busque observar a linguagem corporal dos braços nas pessoas para obter mais informações. No mundo dos negócios e em qualquer tipo de relação, os gestos dos braços podem indicar o estado mental da pessoa. Mas, é preciso estar atento para interpretar e decodificar adequadamente a mensagem, observando os sinais em conjunto.
Saiba mais :