Conheça as principais propriedades medicinais do manjericão
O manjericão é uma planta de inconfundível aroma e sabor que é amplamente utilizado na culinária e também na medicina, graças à alta concentração de nutrientes essenciais à nossa saúde. Conheça no artigo os principais nutrientes presentes no manjericão.
Os benefícios e propriedades do manjericão
O manjericão é conhecido pelas suas propriedades calmantes, expectorantes, desintoxicantes e anticépticas. Rica em compostos fenólicos, esta planta possui antioxidantes que combatem radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, por doenças degenerativas – como o câncer, o Parkinson e o Alzheimer – e também por doenças cardiovasculares.
Estudos recentes têm apontado para o poderoso efeito antibacteriano e anti-inflamatório do manjericão. Suas propriedades evitam a diarréia, reduzem os índices glicêmicos do sangue e estimulam o sistema nervoso.
Leia Também: Tudo o que precisa saber sobre Banho de manjericão
Não é só isso. O manjericão é ainda diurético, estimulando o bom funcionamento do fígado e dos rins. Alivia inflamações dos brônquios, espasmos gástricos, vertigens, gases intestinais e dores menstruais. Ele é poderoso também no combate à insônia, à depressão e à perda de memória.
É excelente no tratamento de gripes e resfriados por combater os seus sintomas. Ele combate a febre e o excesso de muco no peito e no nariz, aliviando a tosse, a congestão e também a dor de garganta.
Por último, não podemos deixar de citar como a vitamina A, K, a luteína e o betacaroteno são importantes nutrientes desta planta. Eles ajudam na manutenção da saúde da pele e favorecem a regeneração e fortalecimento ósseo.
Viu só? Muitos são os benefícios de consumir o manjericão com regularidade. Essa planta é um verdadeiro remédio natural e todos os dias novos estudos comprovam a sua atuação na prevenção e combate de diversas doenças. Além disso, é de fácil cultivo e delicioso! Então, aproveite todos os seus nutrientes através do chá de manjericão, do uso na culinária (principalmente em massas e molhos) e também através do consumo direto do manjericão, mascando as folhas ou misturando o seu extrato no mel e consumindo diariamente.
Veja também:
- 10 benefícios do manjericão para a saúde e beleza.
- Chá de manjericão – benefícios e como fazer.
- Manjericão – como plantar e cultivar em casa