Conheça o significados das cores e formas em uma Mandala
Ausentes de certo ou errado, o processo para confeccionar sua própria Mandala tem vantagens que beneficiarão somente a você, solucionando problemas individuais, emanando boas vibrações, fortalecendo seus potenciais e protegendo a sua energia dos que lhe desejam o mal.
Visualmente intrigantes e de aspecto colorido e agradável, as Mandalas são únicas e, justamente por esse conjunto de características e elementos que a formam, passaram a integrar a decoração de casas e escritórios. Entretanto, para que se tenha o resultado esperado, elas devem estar localizadas em espaços onde sejam frequentemente visualizadas por quem as fez.
Através desse contato direto será possível obter a ajuda destes elementos para promover um aumento da concentração, do foco, da criatividade, bem como o controle da ansiedade, entre outros. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, para fazer sua Mandala é aconselhável se abster de quaisquer influências externas e não buscar seguir significados pré-definidos.
Leia Também: O Gif capaz de acalmar e diminuir seus níveis de ansiedade
Os significados das formas e cores da Mandala
Com base no que foi dito, se você ainda não produziu a sua Mandala pessoal e deseja faze-la em breve, leia os significados que listaremos abaixo somente a pós a produção da mesma. Afinal, saber antecipadamente a simbologia pode influenciar nos desenhos e cores que sairão do seu inconsciente, e a Mandala não terá o mesmo efeito pessoal.
Círculo
Presente na grande maioria dos desenhos, eles são capazes de criar o campo de vibração, transmitindo energia e hipnotizando os olhos que o veem;
Triângulo
Simbolizando o homem em sua busca espiritual, o elemento também é muito presente nas Mandalas.
Quadrado
Tem função de representar as realizações, a estrutura, a matéria, o equilíbrio e tudo o que esteja relacionado à organização e estabilidade.
Pentágono ou Pentagrama
Transmitem vibrações leves e renovadores, simbolizando a mudança e as transformações. No caso da estrela de cinco pontas, esta tem relação com a magia e a alquimia, emanando liberdade de ação e pensamentos.
Hexágono
Representa uma busca dentro no ambiente familiar, diante de seus apegos e desapegos.
Curvas
São responsáveis por ativar nosso lado emocional.
Retas
Ativam o lado racional de quem a produziu.
Cruz
Ativam o lado racional de quem a produziu.
Espiral
Está relacionada às energias de cura, promovendo a vitalidade.
Coração
Simboliza a união.
Sol
Tem como significado a representação do amor e da felicidade.
Estrela
Simboliza a liberdade e a espiritualidade do indivíduo.
Labirinto
Representa uma sugestão onde o indivíduo se encontra olhando para o centro de si mesmo.
Borboleta
Tem significado atrelado à autorrenovação e transformação do ser.
Leia Também: Descubra como prevenir e tratar doenças através das cores e aromas
As cores da Mandala
Vermelho: como muitos á sabem, esta é a cor da paixão, da sensualidade e da sexualidade. No emocional, promove estímulos, afasta sentimentos de depressão e desânimo. Quando aplicada em uma Mandala, pode contribuir para tirar o sono ou promover irritabilidade.
Amarelo: agindo diretamente sobre os processos mentais, a cor promove a inteligência, auxiliando em processos criativos e capacidades de raciocínio.
Laranja: a cor restaura e regenera, sendo ela a tonalidade da coragem, trazendo a capacidade de reconstruir-se após um processo de destruição.
Verde: capaz de acalmar e equilibrar, a cor verde energiza o corpo e a alma, principalmente quando se está presente em uma Mandala.
Azul: além de promover o equilíbrio, o azul é a cor da paciência e da serenidade. Na Mandala, pode auxilia-lo para combater a insônia e o estresse.
Índigo: amenizando pensamentos negativos e obsessores, a cor índigo é uma poderosa aliada para proporcionar o equilíbrio energético, bem como processos intuitivos e de proteção.
Violeta (ou Lilás): indicado para quem se encontra descrente ou com sua espiritualidade abalada, as cores Lilás ou Violeta são capazes de limpar e isolar os ambientes onde estiver presente através da Mandala.
Rosa: cor do amor e da afetividade, o Rosa trabalha em prol da união, permitindo maiores chances de harmonia entre relacionamentos pessoais e profissionais.