Conheça os princípios e significados do Ayurveda
Com origem em sânscrito – idioma praticado na Índia – a palavra Ayurveda tem o seu significado dividido em duas partes: ayus, representando a vida a partir da combinação entre corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma, e veda, representando o conhecimento.
Definido então como o conhecimento da vida, o Ayurveda evolui e se desenvolve há milhares de anos no subcontinente indiano, sendo considerada a mãe de todos as vertentes da medicina.
Afirmando que tudo no universo é composto pelos cinco elementos básicos da natureza – espaço ou éter, ar, fogo, terra e água – chamados panchamaha-bhutas, a ciência é disseminada por meio dos principais textos autorizados, conhecidos como Brihat Trayi ou o grande trio, sendo eles: Caraka Samhita (escola de clínica médica), Susruta Samhita (escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Na Índia, todo estudante de Medicina Ayurvédica, recorre a estes antigos livros escritos em sânscrito.
Os objetivos do Ayurveda
Como objetivo, a ciência visa estudar as influências destes elementos da natureza no ser humano, pois, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo: o macrocosmo. Para isso, o Ayurveda une estes elementos dois a dois, formando os doshas, que representam os humores biológicos e atuam tanto na nossa fisiologia quanto na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Estes, representam as expressões fisiológicas com cinco elementos envolvidos quando existe o equilíbrio do indivíduo, porém, quando algum destes doshas encontra-se em desarmonia, torna-se uma expressão patológica. É neste ponto que o Ayurveda atua: reequilibrando os doshas, trazendo o equilíbrio.
Os Doshas
| Dosha Vata
Representado pelos elementos espaço e ar, é definido como frio, leve, seco, móvel e rápido, atuando principalmente nas funções excretórias e nervosas. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso.
Um Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico, com os seguintes sintomas: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia.
Doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaleia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritável, transtorno bipolar, doença de Parkinson, demência senil.
| Dosha Pitta
Como o fogo e a água, é quente, moderado e úmido, atuando principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e no intestino delgado. Um Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de calor e umidade (fogo e água) no corpo físico, gerando sintomas como a azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, sudorese, pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade.
Doenças relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, úlcera digestiva, regurgitação, diarreia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.
| Dosha Kapha
Pesado, úmido, frio e lento, este dosha é regido pelos elementos água e terra, atuando na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. O dosha Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico, com sintomas como o aumento de peso corporal, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental.
Doenças relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.
Diante de uma avaliação por um profissional de Ayurveda, é possível diagnosticar quais doshas estão em desequilíbrio para que estes possam ser tratados e qual tratamento será o mais indicado para trazer a harmonia de volta ao seu corpo físico.
Especialidades do Ayurveda
Complexa e com diversas ferramentas terapêuticas que visam equilibrar os doshas, o Ayurveda pode ser aplicada por meio da massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
De acordo com o livro Susruta Samhita (escola de cirurgia), conheça também as oito principais especialidade do Ayurveda estudadas nas faculdade de Medicina Ayurvédica, a fim de proporcionar a cura com maior precisão e assertividade.
- Cirurgia geral (salya)
- Doenças da cabeça e pescoço, incluindo oftalmologia e otorrinolaringologia (salakya)
- Medicina interna ou clínica médica (kayacikitsa)
- Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais (bhutavidya)
- Ginecologia, obstetrícia e pediatria (kaumarabhrtya)
- Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos (agadatantra)
- Terapia de rejuvenescimento (rasayana tantra)
- Terapia dos afrodisíacos (vajikaranatantra)
Fale com nossos esotéricos e saiba como mudar sua vida!
Veja também:
- Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda
- A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio
- Aromaterapia: Óleos Essenciais para Esquentar a Relação