Semana Santa na Umbanda: rituais e celebração
A Semana Santa na Umbanda começa na quarta-feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa. Os rituais da Umbanda acompanham também a Quaresma. Na quarta-feira de Cinzas, vestem-se os Orixás da casa e cada filho de santo oferece a eles sua comida favorita. Os atabaques são guardados e serão acordados somente no Sábado de Aleluia.
Antes da existência do cristianismo, o povo da África já respeitava a Quaresma. No entanto, havia um significado diferente dos fatos que se relacionam à vida de Jesus Cristo. Enquanto no cristianismo celebra-se a ressurreição de Cristo e homenageia-se seu sacrifício e morte, os africanos celebram o Lorogun, um período em que os Orixás lutam uma guerra contra o mal, para garantir o pão de cada dia aos seus filhos.
No sábado de aleluia, 40 dias após a quarta-feira de cinzas, comemora-se na Umbanda o retorno dos trabalhos com os Orixás. A Páscoa é celebrada na primeira lua cheia do signo de Áries, que é um relevante evento celeste. Porém, isso não tem uma estreita ligação com a Umbanda.
Semana Santa na Umbanda – Sexta-Feira Santa
Na noite que antecede a sexta-feira da Paixão, os seguidores da Umbanda precisam se proteger com seus contra-eguns. Os Eguns são espíritos que ainda não alcançaram um grau de consciência e algumas vezes não sabem que desencarnaram, podendo tornarem-se obsessores. Por exemplo, muitos podem se ligar a alguém encarnado para saciar seus vícios com drogas, álcool ou sexo. Alguns, por negarem se afastar de algum familiar próximo como esposa ou filho, sugam as energias das pessoas, tornando-as vampiros zumbis, totalmente apáticas. O que agrava a situação desta noite é que Iansã está em guerra, ela não pode cumprir sua função de afastar os eguns que rodam por aí e prejudicam as pessoas.
A Criação do Mundo
A Semana Santa representa a criação do mundo na Umbanda. Por isso, neste período os umbandistas devem vestir roupas brancas, especialmente na sexta-feira da paixão, o dia em os Orixás descem do mundo dos espíritos (Orun) para conhecer a grande criação do Olorum.
Durante a Semana Santa, os seguidores da Umbanda se alimentam apenas de comidas brancas como arroz, arroz doce, canjica, pães, tapioca, acaçás, entre outras. Deve-se evitar comer qualquer tipo de carne, assim como não se deve ingerir bebidas alcoólicas, principalmente na sexta-feira da Paixão.
Semana Santa na Umbanda – A Páscoa nos Terreiros
Algumas casas de santo comemoram a Páscoa realizando a troca de ovos de chocolate. Isso não tem nenhuma ligação com as tradições da Umbanda, acontece apenas por ser um costume arraigado em nossa sociedade.
Saiba mais :