Como controlar a raiva e parar de brigar com sua esposa?
Para resolver qualquer problema em nossas vidas, precisamos encontrar a causa dele. Isso também serve para nossos sentimentos. Se você quer controlar a raiva e parar de brigar com sua esposa, precisa entender o que está causando-a, para então ser capaz de se livrar dessa emoção ruim. Conheça neste artigo, os motivos comuns da raiva e como controlá-la.
“Se você é paciente em um momento de raiva, você evitará cem dias de sofrimento”
Quando as coisas não acontecem como desejamos – como controlar a raiva?
Muitos desejam que seus parceiros façam as coisas de acordo com suas expectativas. E, quando isso não ocorre, se sentem contrariados. As pessoas têm uma tendência de acreditar que os outros não atenderam suas expectativas de propósito, o que as deixa com raiva.
Em vez de ficar com raiva, podemos ser compreensivos e perguntar ao nosso parceiro o que aconteceu. Talvez, sua esposa queira atender mais às suas expectativas, mas as circunstâncias não permitiram que isso ocorresse. Você pode não ter entendido o que de fato aconteceu, ou ela pode ter sido limitada pelos recursos, ou qualquer outro motivo que justifique.
Ao explorar o real motivo por trás dessa frustração, talvez você não tenha motivos para se chatear e possa controlar a raiva. Ao entender a razão certa por trás das coisas que não estão acontecendo, você pode ajudá-la a fazer de uma forma que seja melhor para os dois.
Clique aqui: A raiva sagrada: transformando o mundo
Uma crença equivocada sobre a raiva
Algumas pessoas acreditam que, ao ficarem com raiva, podem induzir que os outros façam as coisas como elas querem. Isso pode funcionar bem para alguns, mas não é algo que compensa a longo prazo. Pessoas podem realizar coisas por medo, mas deixar de controlar a raiva não fará com o que o amor e o respeito cresçam no coração de quem você se importa.
Devemos incentivar nosso parceiro a fazer coisas por nós por consideração e amor. De acordo com Pujya Dada Bhagwan, um reconhecido professor espiritual: “A esposa e os filhos vieram para nosso abrigo. Como podemos machucar aqueles que vieram sob nosso abrigo? Não podemos ferir aqueles que dependem de nós, mesmo que eles sejam culpados.”
Uma visão materialista não ajuda a controlar a raiva
Aqueles que dão muito valor para coisas materiais, ao perderem alguma coisa, imediatamente ficam com raiva. A perda já aconteceu e esse sentimento só nos faz sofrer e prejudicar quem convive conosco.
Na maior parte das vezes, se não gritamos com alguém que cometeu um erro, a pessoa vai perceber mais rapidamente que errou e fará o possível para não repetir. Mas, quando ficamos com raiva, a outra pessoa vai esconder o erro ou não o aceita, resultando em um conflito maior.
Como não controlar a raiva pode afetar o casamento
A raiva entre marido e mulher prejudica a relação de diferentes formas:
- Danifica o sentimento de segurança ou confiança;
- O amor é substituído pelo medo;
- Causa distanciamento, tristeza, solidão e ansiedade para ambos.
- Prejudica a auto estima e a sensação de ser um presente para o cônjuge.
Dicas para um casamento mais feliz
Ao ficar com raiva da sua esposa, pense: “O que eu sentiria se alguém se zangasse comigo?”. Em vez de nutrir esse sentimento e discutir com sua parceira, expresse de forma sincera e saudável todas as tensões e decepções que o fizeram ficar com raiva. A comunicação é o caminho mais fácil para controlar a raiva.
Dê uma chance para ela explicar o seu lado da história. Olhar para o ponto de vista de outra pessoa nos ajuda a ter uma mente mais aberta, nobre e compreensiva. Se você achar que sua esposa está exagerando e estiver sem vontade de avaliar como está contribuindo para suas dificuldades conjugais, fique calmo e siga o que Param Pujya Dadashri diz: “Quando uma máquina esquenta demais, você deve deixá-la em paz por um tempo e, em pouco tempo, esfriará. Mas se você continuar se intrometendo, vai se queimar”.
Ao se zangar com alguém, peça perdão pelo erro para a alma da outra pessoa e decida que isso nunca mais se repita. Isso vai evitar danos ao seu relacionamento. Se nunca tentarmos controlar a raiva e continuarmos acreditando que ela é coisa certa, ela nunca irá desparecer. Entender que a raiva é algo errado, analisar a trabalhar para se livrar da causa real atrás dela ajuda a resolvê-la para sempre.
Saiba mais :