Coronavírus: aprenda a controlar a ansiedade durante a crise
À medida que o COVID-19 continua a se espalhar, o estresse e a ansiedade em torno da situação também continuam a aumentar. Embora o medo e a ansiedade sejam emoções naturais e completamente normais a serem experimentadas, não há razão para que o medo do coronavírus consuma completamente a sua vida.
Sinais de alerta e como superar o medo do desconhecido
Estamos programados para planejar e nos sentir muito mais confortáveis, mesmo com a ilusão de controle. O medo do desconhecido é o que deixa as pessoas ansiosas e isso é especialmente verdadeiro no clima de hoje, com preocupações sobre o crescimento de coronavírus.
Os sinais de alerta são:
- ter dificuldade em se concentrar
- nervosismo,
- estar constantemente lendo sobre o caso,
- não conseguir parar de pensar no vírus,
- analisar as suas sensações corporais constantemente,
- problemas para dormir bem,
- aumento da frequência cardíaca,
O desconhecido deixa as pessoas desconfortáveis porque sentem que não podem planejar adequadamente e, em um esforço para assumir o controle de uma situação, as pessoas podem começar a reagir exageradamente, como nos casos em que observamos acumulação de alimentos, papel higiênico, material de limpeza e água.
Essas ações são simplesmente ansiedades alimentadas por medo e informações erradas e, infelizmente, as incógnitas em torno do coronavírus não são algo que se pode mudar agora, mas a sociedade irá aprender mais a cada dia.
No entanto, existem coisas que você pode fazer para aliviar seus medos e ansiedades em torno do vírus. Veja abaixo algumas dicas:
-
Leia fatos reais e evite mentiras
Ficar atento às informações precisas e essenciais, baseadas em fatos reais, de fontes confiáveis, em vez de se atentar aos medos ou rumores, pode ajudar tremendamente a sua saúde mental neste momento.
As informações que chegam pelo boca a boca podem ser exageradas e enganosas, causando um aumento de experiências de medo e ansiedade para muitos.
-
Encontre fontes confiáveis e controladas
Se pretende obter informações e atualizações, as melhores fontes de informações precisas e confiáveis são:
– Os centros de controle e prevenção da doença na sua localidade,
– O Departamento de Saúde Nacional ou a Organização Mundial de Saúde,
– O seu médico e profissionais de saúde confiáveis.
Clique Aqui: Coronavírus: Nostradamus previu essa epidemia?
Autocuidado e gerenciamento do estresse
Embora seja importante verificar fontes confiáveis para obter informações e atualizações, não há necessidade de ficar ligado nas notícias o dia todo. As notícias em andamento podem contribuir para aumentar a ansiedade e o estresse, então, siga esses dois passos:
- Defina um limite para quanto tempo você passa verificando as notícias.
- Confira as notícias uma vez pela manhã e outra à noite e talvez novamente no meio do dia, se você estiver viajando.
Outras maneiras de gerenciar seu estresse durante o período de pandemia:
- Sono adequado
Garanta um sono de 6 a 8 horas por noite.
- Aumente a ingestão de vitamina C
Frutas cítricas são a melhor maneira de aprimorar seu sistema imunológico.
- Meditação
Até três minutos de meditação por dia podem ter efeitos positivos na sua saúde.
- Exercício leve
Faça um passeio ao redor do seu prédio, evitando o contato com pessoas. Ar fresco e luz solar são ótimos para o seu sistema imunológico e podem aumentar seu humor e diminuir seus níveis de ansiedade.
- Socialize com a ajuda da internet
Mesmo que sejamos encorajados a adotar o isolamento social, você não precisa se separar de todos. Use métodos alternativos para socializar e estar com amigos pelo FaceTime ou ligue para eles.
- Passatempos em casa
Colorir, quebra-cabeças ou apenas assistir a um ótimo programa de TV que você prometeu a si mesmo que assistiria são ótimos para aliviar o estresse.
Saiba mais :