O que seu corpo quer: Alimentação intuitiva para curar e perder peso
Em um mundo ideal, a ingestão de alimentos seria tão simples quanto abastecer seu carro. Quando o seu “combustível” entra na reserva, você simplesmente o reabastece. Infelizmente, enquanto os carros não têm capacidade de expansão para armazenar excesso de combustível, os nossos corpos têm!
Pesquisas indicam que o ganho de peso e as escolhas alimentares são mais comportamentais e psicológicas do que físicas, graças ao conceito de hábito. Mas a alimentação intuitiva pode nos ajudar a mudar nossos padrões habituais e é uma oportunidade de ouvir seu corpo e iniciar uma nova maneira de comer, não de fazer dieta.
Hábito vs Alimentação Intuitiva: Como Iniciar a Alimentação Intuitiva
Para começar a tentar comer de forma intuitiva, você deve analisar seus padrões alimentares atuais e rever seu relacionamento com os alimentos. Pense nisso: você já tem determinados hábitos alimentares em momentos do dia ou come certos alimentos durante certos eventos ou atividades.
Por exemplo, você faz um lanche todas as noites antes de ir para a cama? Isso é algo que você teve todas as noites, desde criança? É devido à fome física ou ao hábito? Para muitos de nós, é o último – e é um hábito que talvez precisemos quebrar. O hábito pode ter programado isso no seu ciclo alimentar – seu corpo realmente precisando ou não.
Clique Aqui: Comendo as emoções: o que causa a compulsão alimentar?
Guia para a Alimentação Intuitiva
Depois de identificar seus hábitos alimentares (saudáveis e não saudáveis), você pode começar a comer de maneira intuitiva, seguindo estes conceitos:
1. Não existe comida boa ou comida ruim – tudo é apenas “combustível”.
2. Escute seu corpo, principalmente os sinais de que ele está saciado (ou satisfeito).
3. Desidratação ou fadiga podem se manifestar como fome, e é importante identificar qual deles você está sentindo. Se não tiver certeza, tente o teste muscular com perguntas de sim / não, como:
Meu corpo precisa de água?
Meu corpo precisa de comida?
Meu corpo precisa dormir?
4. Elimine distrações – nada de livros, TV, telefone ou mesmo conversas enquanto come.
5. Coma pelo seu corpo, não pela boca, e aprenda a reconhecer como se sente depois de comer.
6. Desacelere! Coloque o garfo entre as mordidas, mastigue bem e devagar.
7. Não seja multitarefas enquanto você come. Concentre-se em comer, não compartilhe esse tempo pagando contas, verificando e-mails e outras tarefas diárias.
8. Não se importe com o horário. A hora do café da manhã, a hora do almoço e a hora do jantar são horários arbitrários. Coma quando você estiver com fome.
9. Coloque sua comida no prato. Não tenha porções extras em panelas sobre a mesa que sejam facilmente acessíveis.
10. Você não precisa limpar seu prato! Você é adulto, certo? A comida deixada no seu prato pode ir para a geladeira. Você pode come-la mais tarde se tiver fome.
Alimentação intuitiva e perda de peso
Parte do conceito de alimentação intuitiva é que, se você negar a si mesmo algo que realmente deseja, estará mais apto a sabotar um programa de perda de peso baseando-se na mesma coisa que está tentando evitar.
Ao “mentalmente” permitir-se comer o quanto quiser e o que quiser, como sorvete, biscoitos ou qualquer que seja sua “comida ruim”, esses alimentos podem se tornar muito menos desejáveis, fazendo com que os desejos diminuam ou desapareçam.
A maioria das pessoas acha que dedicar tempo e simplesmente tomar consciência do que se come já ajuda a comer menos, a se sentir melhor, a ter mais energia e a perder peso com mais facilidade.
Clique Aqui: Ayurveda no café da manhã: comer bem e com saúde
O impacto emocional da alimentação intuitiva
Quando você para de ouvir a boca e começa a ouvir o corpo, a alimentação intuitiva pode levar você a fazer escolhas mais saudáveis, incluindo alimentos saudáveis, naturais e não processados que seu corpo realmente deseja. Essas escolhas mais saudáveis beneficiam você fisicamente de várias maneiras:
- Pressão arterial mais baixa
- Melhores níveis de colesterol
- Perda de peso
- Metabolismo melhorado
À nível emocional, sentir-se melhor através de uma alimentação intuitiva pode resultar em:
- Menos estresse
- Aumento da confiança
- Mais auto-estima
- Um sentimento calmo e contente
Você é o especialista do seu corpo; Afinal, você esteve nele a vida toda. Comer de maneira intuitiva pode ajudá-lo a começar a ouvi-lo e a fornecer o combustível de que precisa quando precisa.
Então, da próxima vez que você comer algo, pare por um segundo e avalie o que realmente está provocando essa “fome” ou tire um minuto para testar os músculos. Depois de um tempo, a alimentação intuitiva pode simplesmente acontecer de forma natural em você.
Saiba mais :