Corpo, Alma e Espírito – entenda o que é cada um
Corpo, alma e espírito são três termos que são confundidos, em especial na religião cristã. Para entender a verdadeira definição das três palavras, vamos recorrer a um estudo do Padre João Sasso, do Centro Evangelístico “O Brasil Para Cristo” de São Bernardo do Campo. A confusão nasce de algumas passagens das Escrituras.
O corpo
O primeiro entendimento do que é o corpo fica por ser a parte visível, ou seja, aquilo em que habitamos no mundo físico. Há trechos na bíblia em que afirmam que Deus fez o homem do pó da terra, que surgiu no catolicismo romano e do islã.
A composição orgânica do corpo tem 72% de água, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5% de nitrogênio e 3,5% distribuídos entre outros 15 elementos como o cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, entre outros. Coincidência ou não, essa também é a mesma composição orgânica da terra. Ou seja, a terra que dá vida aos seres humanos é a mesma da terra que produz os alimentos.
A Bíblia é bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era 100% espírito. Mas para Deus, o corpo é o seu endereço, ou santuário, ou tabernáculo de carne, ou até mesmo um pequeno Deus.
Leia também: Poderosa oração de São Jorge para fechar o corpo
A alma
O novo testamento reconhece a alma como “psiqué”, traduzido do grego como parte interna invisível. Ela é considerada a sede das emoções que trabalha no campo da mente humana e das sensações emotivas. Ainda no antigo testamento eram sugeridos quatro categorias de almas: a alma biológica (ligada às emoções em sentido físico), a alma eterna (dádiva de Deus, uma alma diferenciada), a alma como cidadão e a alma como sentimento (sentimentos como alegria e tristeza).
O espírito
É a parte que liga os cristãos à Deus, é a ligação com coisas espirituais. É algo que pertence apenas ao homem. Na bíblia vemos que o espírito foi insuflado nas narinas de Adão. A ligação entre o espírito e Deus acontece através da oração, o louvor e da glória ao mesmo.
O espírito pode reger a vida e o caráter do homem, representando a natureza e o transformando cada dia na imagem verdadeira e semelhança de Deus. É o princípio ativo da nossa vida espiritual e é também imortal. Responsável por manter uma ligação com Deus e receber seus conhecimentos.
Saiba mais :