Como criar uma rotina espiritual na quarentena?
O isolamento tem trazido para muita gente uma vontade maior de se relacionar com os aspectos espirituais da nossa existência. Talvez o confronto com a morte e as mudanças drásticas de rotina tenha ajudado a direcionar nossos olhos para o mundo espiritual.
Ter esse apoio ajuda muito a enfrentar a pandemia com mais equilíbrio mental e emocional. Se você está querendo criar uma rotina espiritual na quarentena, aqui vão algumas ideias e dicas para você começar!
A oração – ora que melhora!
Essa é a maneira mais simples de estabelecer conexão com o mundo espiritual. A oração tem um poder inacreditável, não só em relação ao mundo, mas especialmente em quem profere a reza. A própria ciência já estou essa química, do ponto de vista biológico. Quando rezamos, ativamos áreas do cérebro que só alcançamos através da oração. Rezar envolve partes muito profundas do cérebro: o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado posterior – as partes do meio, da frente e de trás. Essas áreas do cérebro estão envolvidas em autorreflexão e desativam o impulso das nossas ações.
A ligação entre a reflexão profunda e a diminuição da ação é muito útil quando lidamos com traumas ou crises. É bem simples: quando estamos orando, não podemos reagir. Só essa química já consegue nos acalmar. Imagine todo o resto, a troca de energia, a aproximação dos mentores, abertura dos chakras…
“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora”
Os benefícios físicos e espirituais da oração são absolutamente incríveis e rezar tem uma rotina fácil de estabelecer. Antes do dormir ou ao acordar, você pode fazer uma oração para Deus, para o Universo, para quem você desejar. O texto da oração também não é de muita importância. Pode ser um pai nosso, uma ave-maria, santo anjo, uma leitura de salmo, enfim, o que fizer mais sentido para você. O importante é direcionar a atenção e o coração em torno de uma intenção. É essa intenção que direciona sua oração, é essa energia que você exterioriza que pode ser direcionada para o mundo. Peça, desabafe, converse. Solicite orientação, abra seu coração. A mágica vai acontecer.
Clique Aqui: Pandemia: Rezar é suficiente?
Meditação – acalme a sua mente!
A meditação é, junto com a oração, a ferramenta espiritual mais poderosa para enfrentarmos a vida. Em tempos de pandemia, a prática pode transformar sua vida. Não é à-toa que a ciência foi obrigada a reconhecer os benefícios da meditação em relação à depressão, ansiedade e até cura de doenças como câncer. Para começar, basta começar. Você pode escolher entre milhões de formas de meditar, usar áudios guiados ou ir pelo caminho de apenas silenciar a mente. Você decide qual método é melhor para você. Dica: experimente vários.
“Pode-se alcançar a sabedoria por três caminhos.O primeiro caminho é o da meditação, que é o mais nobre. O segundo é o da imitação, que é o mais fácil e o menos satisfatório. Em terceiro lugar existe o caminho da experiência, que é o mais difícil”
Escolha um horário, de preferência um em que você não esteja com muito sono, e sente-se na posição de pernas cruzadas. Comece respirando fundo 3 vezes e tente se concentrar no agora, no presente. Vá expulsando da mente os pensamentos, tentando manter a atenção ao que acontece à sua volta. Depois de alguns minutos, inicie o áudio ou o formato de prática que escolheu. Esse momento em silêncio, sem nenhuma interferência ou sugestão externa, é importante para abrir essa conexão com a espiritualidade.
Projeção astral – Esse é o momento ideal
Para quem já está mais avançado nos estudos espirituais e se sente pronto para enfrentar o medo e deixar o corpo, o isolamento é o momento perfeito para começar a praticar as técnicas para projetar sua consciência para fora do corpo. A projeção astral pode demorar, mas você já vai notar uma grande diferença nos sonhos. Se você não sonhava antes, provavelmente vai começar a sonhar. Se não se lembrava direito, vai começar a lembrar. Eles vão ficar cada vez mais lúcidos, e essa conexão já é por si só uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.
Para começar é bom fazer as técnicas à noite, antes de dormir. Elas também são variadas e muitas estão disponíveis na internet.
Oráculos
Se você sempre gostou dos oráculos e nunca teve tempo para estudar esse tema, essa é a hora. O tarot, as runas e muitos outros oráculos podem abrir as portas do mundo espiritual e gerar uma conexão incrível com outras dimensões. O autoconhecimento também é uma das maravilhas dos oráculos, portanto, aproveite. Escolha um espaço calmo de sua casa e inicie essa jornada. Você pode separar um tempo do dia para estudar as cartas que escolher, e esse momento vai funcionar como um ritual, criando uma rotina espiritual na sua quarentena.
Evangelho no lar – todos vão beneficiar
Se você é espírita ou espiritualista, a situação do isolamento é perfeita para começar a fazer o evangelho no lar. Aliás, é uma ótima maneira de reunir a família, de passar tempo de qualidade com eles. Todos vão se beneficiar. Fazer o evangelho no lar vai trazer paz para sua casa, que vai ficar muito mais protegida e com a energia mais sutil. Cada vez que você se reúne em torno do evangelho, atrai amigos espirituais de luz para perto de você. São eles que guiam os encontros e passam mensagens.
Para começar, escolha um dia da semana e um horário para realizar a reunião. O evangelho no lar deve ser realizado sempre no mesmo dia e hora, semanalmente, em encontros que não ultrapassem 1 hora de duração. A reunião começa com uma oração inicial. Após ela é feita, de forma aleatória, a leitura de um tópico do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo. Depois, vem a reflexão sobre a leitura, onde os participantes podem compartilhar suas impressões sobre a mensagem. Por fim, temos a oração final e está feito o evangelho no lar. Se você tem conflitos em família, essa é a melhor forma de trazer o entendimento para seu lar.
Copo com água
Sabemos que os espíritos podem fluidificar a água. Nesse sentido, a água também pode funcionar como um ritual dentro de uma rotina espiritual na quarentena. Em muitos centros espíritas, por exemplo, recebemos o conselho de colocar um copo de água ao lado da cama, antes de dormir, fazer uma prece para que nossos mentores e amigos coloquem na água o que precisamos, para que ao acordar possamos tomar essa água. Essa prática pode ser esse momento de conexão espiritual do seu dia, quando você consegue direcionar sua atenção para o invisível.
Antes de dormir, basta colocar ao seu lado um copo com água ou uma garrafa. Faça uma oração, meditação, enfim, o que você preferir, e peça para que os mentores fluidifiquem a água e coloquem nela o que você precisa para manter a saúde espiritual e física. Ao acordar, espreguice bem o corpo, agradeça aos mentores e tome a água. Conheça aqui a Oração para a Fluidificação da Água.
Conexão com a natureza
O isolamento pode ser muito mais leve quando temos a natureza ao nosso redor. Quem consegue estar perto dela agora, é um privilegiado. Infelizmente essa não é a realidade da maioria, especialmente quem mora nas grandes cidades. Às vezes, tudo que vemos da janela são outras janelas. Ao invés dos pássaros, buzinas.
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”
E muita gente se conecta com deus através da natureza, então, o isolamento pode ficar ainda mais aflitivo. Nesse caso, é preciso trazer a natureza até você. Encha sua casa de plantas, vasos, vida. Traga verde para o seu lar, se aproveite do colorido das flores para enfeitar sua vida. Você pode tirar um tempo para cuidar dessas plantas e fazer desse seu momento de conexão espiritual, de tranquilidade interior. Uma casa arejada, iluminada e florida pode transformar o seu astral! A natureza é pura espiritualidade.
Saiba mais :