Culto diário na Umbanda: aprenda a como estar em dia com os seus orixás
Como religião de origem afro-brasileira, regida por um código moral que se baseia nas leis do retorno, a Umbanda prega as relações de reciprocidade em seus rituais. Assim, filhos de santo pedem aos orixás e entidades suas graças e, em troca, precisam fazer ofertas para agradar seu santo regente.
Sabendo qual guia o direciona, você deve se planejar para praticar os ritos no dia e do modo corretos. Suas preces devem ser direcionadas para trazer boas energias e te colocar em contato com espíritos abençoados. Por isso, esses cultos devem ser realizados em oração e sempre mentalizando o conforto e a paz na sua casa e na sua vida, já que a Umbanda prega que é preciso fazer o bem para recebê-lo e evitar o mal para não sofrê-lo.
Culto diário na Umbanda: coisas a se fazer e símbolos
O culto diário na Umbanda utiliza instrumentos como chocalhos e adornos, além de fumaça e beberagem. Além disso, como nas entidades ciganas, as músicas e festividades são muito praticadas nos cultos diários, como forma de agradecimento às energias da natureza.
Os praticantes da Umbanda também têm certas crenças muito próximas às do catolicismo, como a fé em um único Deus, em anjos e em santos, já que os orixás seriam apenas representações de forças históricas e da natureza. Além de crenças ligadas ao espiritismo, como a reencarnação e a vida após a morte, a caridade para aliviar os carmas, além da liberdade irrevogável de cada um.
Por isso, para praticar o culto diário na Umbanda de pedidos e graças você deve acender velas, fazer orações e oferendas aos seus orixás ou anjos da guarda no seu dia de adoração específico, para que eles tragam paz e harmonia durante toda a semana.
Leia também: Obrigações de Umbanda: O que são? Qual a sua função?
Culto diário na Umbanda: importância
Se sua conexão com seus regentes está forte, você será capaz de afastar toda a inveja, o olho gordo e os espíritos mais malignos que venham atormentar sua rotina. Assim, o culto diário na Umbanda aos orixás reforça seus laços e raízes espirituais com seus ancestrais e guias, potencializando a energia de ação deles em sua vida e criando um escudo de proteção a sua volta para livrá-la dos perigos que aparecem.
Então, se você ainda não sabe quais são os orixás que governam sua espiritualidade, você pode fazer um jogo de búzios e buscar orientação mesmo sem ser iniciada na religião. Assim, você passará a ter mais consciência de como está sendo guiada e poderá se livrar de angústias e sofrimentos que a atormentam, além de buscar graças e curas cotidianas. Boa sorte!
Saiba mais :