5 coisas que você precisa saber sobre o Candomblé
O candomblé é uma religião de origem africana, que ainda é bastante desconhecida em grande parte do Brasil. Para compreender melhor esta prática e quebrar preconceitos, listamos abaixo cinco curiosidades do Candomblé que você precisa saber.
5 principais curiosidades do candomblé
-
O nascimento com os escravos
O candomblé começa a surgir no Brasil entre os séculos 16 e 19, com a chegada de escravos da África ocidental. Apesar de a descoberta do país ter sido pelos portugueses, e por terem implementado a religião cristã, os escravos conseguiram de alguma forma também manter a sua prática, mas com nem metade dos orixás que são venerados na África. Enquanto em terras brasileiras são cultuados de 15 a 20, existem mais de 200 conhecidos pela África.
-
O poder maior
Enquanto em outras religiões preservam-se os santos e os deuses, no candomblé não existe essa nomenclatura para a quem são dedicadas as rezas e oferendas. Os orixás não são considerados deuses, mas sim algo associado com as forças da natureza. Porém, há um orixá que se destaca como o primordial, podendo também ser considerado um deus, por estar acima de todos os outros. Pode se chamar Olodumaré, Olorum ou Zambi.
-
A presença de santos católicos
Se você participar de algum ritual de Candomblé alguma vez, pode ser que veja algumas estátuas de alguns santos católicos. Não há qualquer ligação as religiões. Isso acontece porque na época da escravidão os escravos tinham que disfarçar as estátuas dos orixás para que os portugueses não desconfiassem.
-
Candomblé e Umbanda
O candomblé tem a sua origem em África, e a umbanda já é de origem brasileira. Podem terem algumas semelhanças, porque mistura alguns conceitos a partir do candomblé, mas são práticas diferentes, especialmente pela relação da umbanda com o espiritismo e outras influências de um país latino americano.
-
A celebração do Candomblé
O candomblé é celebrado no mesmo dia em que se comemora também as tradições das raízes africanas. Esse dia é 30 de Setembro, também conhecido pelo dia de celebração da umbanda.
Clique Aqui: Orixás do Candomblé: conheça os 16 principais deuses africanos
Saiba mais :