Dente-de-leão para o corpo e alma: entenda a simplicidade desta flor
É muito comum que vejamos o dente-de-leão ser tratado como erva daninha e logo alguém já o corta e joga fora. Porém, o que muitos não sabem, é que esta planta, aparentemente mostrando-se tão frágil e insignificante, pode ser usada de maneira poderosa para a cura de diversas doenças, bem como para o bem-estar de nosso corpo.
O dente-de-leão, simples e miúdo, resguarda uma beleza que precisamos ver por uma segunda vez. Sua flor, posta delicadamente ao fim do caule, assemelha-se ao nosso sol, imponentes e graciosos. O seu uso para a alimentação e saúde é amplamente difundido para que o tabu do dente-de-leão seja quebrado e que assim possamos usufruir desta maravilha da natureza.
O dente-de-leão na alimentação
O dente-de-leão, por incrível que pareça, possui mais cálcio que o leite de vaca, favorecendo ossos e dentes mais resistentes, bem como a melhoria da circulação sanguínea e das contrações musculares.
O dente-de-leão pode ser consumido através de saladas, onde as folhas da planta podem também ser misturadas com outras. Recomenda-se o uso das folhas jovens, que são menos amargas, porém, no uso de folhas mais maduras, o óleo ou azeite podem deixá-las com um gosto mais suave. Além de saladas, o chá de dente-de-leão também é extremamente benéfico para a saúde, visto que o seu consumo diário previne até mesmo as acnes e auxilia na perda de peso.
As raízes da planta também são comestíveis e são muito utilizadas na fabricação de farinhas, onde a partir destas pode-se cozinhar pães e outros tipos de massas.
Leia também: Chá dente de leão: o chá que purifica a pele e ajuda no emagrecimento
O dente-de-leão no bem-estar
Além dos benefícios para o nosso corpo físico, o dente-de-leão, conhecido no nordeste do Brasil como o amor-dos-homens ou, simplesmente, esperança, é uma planta que nos traz energias extremamente positivas e proveitosas.
Muitos especialistas no estudo de plantas medicinais também recomendam que tenhamos o dente-de-leão em nossa casa, seja como uma simples decoração, seja em nossa horta para consumo próprio.
O dente-de-leão, pela sua forma aberta e floral, nos representa um convite à simples e pura felicidade, assim como o sol nos chama de manhã a cada novo dia que se ilumina. Os seus frutos são aqueles aglomerados de pequenos “para-quedas” na ponta de um de seus caules. Essa parte tão sensível da planta, que geralmente é assoprada em brincadeiras de criança, simboliza a fluidez e o caráter múltiplo da vida, onde aprendemos que o vento, mesmo no oculto de sua invisibilidade, é um presente divino para o crescimento de outros sóis.
Que a mansidão simples e pura das sementes dessa planta seja convosco. Estejam em paz!
Saiba mais :