Descubra o significado de Kama muta – uma intensa emoção
Podemos definir Kama muta como a emoção mais comovente e intensa dos seres humanos. Original do sânscrito, o termo significa no sentido literal “encher-se de amor ou admiração, comover-se”. Especialistas afirmam que o Kama muta é a emoção universal mais intensa, pois ocorre em momentos que nos sentimos repletos de afeto, surpresa ou admiração por algo ou alguém a ponto de encher os olhos de água.
Kama Muta – Plenos de emoção, de afeto, de sentimento
Em uma pesquisa publicada pela revista Emotion, desenvolvida por cientistas da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e da Universidade de Oslo, 3.543 participantes de 19 países foram observados. Os experimentos sugerem que o Kama muta é uma emoção social distinta e positiva, gerada ao observar ou experimentar uma vivência intensa em comunidade.
Não é uma tarefa fácil definir essa emoção com palavras. Porém, muitos estudos buscam descobrir seu verdadeiro significado, se é comum em todas as culturas, como é sentida e que termos são usados para descrevê-la. Em Português, a kama muta pode ser traduzida como “sentir-se comovido”. Mas, vale ressaltar que traduzir o termo dessa maneira não é suficiente, pois ele está ligado a algo mais profundo nos seres humanos, de forma positiva e transformadora.
Também não seria justo reduzir essa emoção a uma simples paixão, porque ela ultrapassa nossas relações afetivas. Trata-se de um momento em que algo desperta nosso interior e nos abraça simultaneamente. Uma sensação leve e intensa a ponto de ficar em nossa memória.
O professor de antropologia da UCLA, Alan Fiske, afirma que essa é uma emoção social. Defende que a Kama muta não se desenvolve na solidão. Ela surge relacionada a um evento, uma pessoa ou um grupo de pessoas que, em algum momento, nos comovem e inspiram a ponto de sentirmos um arrepio, um nó no estômago e lágrimas prestes a escorrer. A seguir, entenda um pouco mais sobre o assunto.
“Esperamos descobrir como a kama muta pode motivar as pessoas a se unirem para cuidar efetivamente dos refugiados, dos famintos e dos pobres. Somos meros estudiosos, mas esperamos descobrir como a kama muta pode mover o mundo para a compaixão”
Uma sensação intensa e universal
Assistir o nascimento de uma criança ou um casamento, ver um amigo fazer algo por nós, encontrar alguém que gostamos e não víamos há tempos, nos sentir orgulhosos de uma pessoa que amamos, ver a superação de um atleta, assistir ao nosso time ganhar, são alguns dos exemplos que definem a Kama muta.
Muitas universidades vêm publicando estudos detalhados para mostrar algo interessante sobre essa emoção denominada Kama muta. No estudo realizado por cientistas da UCLA e da Universidade de Oslo, os 19 países analisados expressam essa emoção da mesma forma. Em cinco culturas a emoção é vivenciado fisiologicamente de maneira igual:
- Euforia
- Calor no peito
- Olhos marejados ou lágrimas
- Calafrios ou arrepios
- Sensação de sufocamento (ou nó na garganta)
- Borboletas no estômago.
- Sensação de estar “flutuando”
Os sintomas anteriores são claramente fisiológicos. Porém, pesquisadores estão cada vez mais interessados por esse tipo de emoção pois, se olharmos por um determinado ponto de vista, nunca focaram em estuda-la a fundo. O que leva seres humanos a se comoverem? Todos nos comovemos com coisas semelhantes? A Kama muta é uma vivência universal? Acredita-se que sim.
Kama Muta é uma emoção que conecta a humanidade
Estudos que falam sobre Kama muta tornaram-se populares há dois anos. Como resultado dessas pesquisas, ficou claro que devemos lembrar antes de qualquer coisa do papel que as emoções exercem sobre o ser humano. O termo “emoção” tem origem no Latim e seu significado literal é movimento. Todas as emoções seja alegria, tristeza, medo ou raiva, podem criar grandes mudanças em nós. Elas resgatam informações a respeito de nossa realidade interna e particular para moldar uma reação ou comportamento.
A Kama muta gera uma reação em nós e ela pode alcançar uma dimensão muito poderosa e determinante, através do amor. Todos nos sentimos comovidos por alguma coisa ou alguém, muitas vezes por nosso animal de estimação, outras por um familiar ou parceiro e até por um livro ou filme. Aquilo que nos comove deixa uma marca emocional que pode gerar mudanças.
As mudanças desenvolvidas podem ser sentir compaixão por alguém e querer cuidar dessa pessoa ou se inspirar para fazer algo novo, depois de assistir um filme. O que estamos falando vai ainda além disso, abrange uma experiência universal, que não depende de gênero, idioma, cultura ou nacionalidade. Todos somos capazes de nos comover frequentemente.
Este sentimento não é apenas positivo, mas extremamente necessário. As emoções promovem o desejo de se conectar, desenvolver coisas novas, a partir de uma sensação de esperança, admiração, alegria e amor.
A Kama muta traz inspiração e bem-estar de forma simultânea e poucas emoções são tão transformadoras e reveladoras como essa. Por um instante, ficamos comovidos com alguma coisa a ponto de alcançar a felicidade plena, repentina e genuína. É um momento que motiva e cura ao mesmo tempo.
Saiba mais :